Seguidores

A IMPLOSÃO DA MENTIRA - FRAGMENTOS I E II

A Implosão da Mentira (ou o episódio do Riocentro-fragmentos) Fragmento 1. Mentiram-me. Mentiram-me ontem e hoje mentem novamente. Mentem de corpo e alma, completamente. E mentem de maneira tão pungente que acho que mentem sinceramente. Mentem, sobretudo, impune/mente. Não mentem tristes. Alegremente mentem. Mentem tão nacional/mente que acham que mentindo história afora vão enganar a morte eterna/mente. Mentem. Mentem e calam. Mas suas frases falam. E desfilam de tal modo nuas que mesmo um cego pode ver a verdade em trapos pelas ruas. Sei que a verdade é difícil e para alguns é cara e escura. Mas não se chega à verdade pela mentira, nem à democracia pela ditadura.

Affonso Romano Sant'Anna

Implosão da Mentira

(ou o episódio do Riocentro-fragmentos) Fragmento 2. Evidente/mente a crer nos que me mentem uma flor nasceu em Hiroshima e em Auschwitz havia um circo permanente. Mentem. Mentem caricatural- mente. Mentem como a careca mente ao pente, mentem como a dentadura mente ao dente, mentem como a carroça à besta em frente, mentem como a doença ao doente, mentem clara/mente como o espelho transparente. Mentem deslavadamente, como nenhuma lavadeira mente ao ver a nódoa sobre o linho.Mentem com a cara limpa e nas mãos o sangue quente.Mentem ardente/mente como um doente em seus instantes de febre.Mentem fabulosa/mente como o caçador que quer passar gato por lebre.E nessa trilha de mentiras a caça é que caça o caçador com a armadilha. E assim cada qual mente industrial? mente, mente partidária? mente, mente incivil? mente, mente tropical?mente, mente incontinente?mente, mente hereditária?mente, mente, mente, mente. E de tanto mentir tão brava/mente constroem um país de mentira -diária/mente. Affonso Romano Sant'Anna Nota encontrada no s(a)ite considerado confiável: * Este poema foi recitado na voz de Tônia Carrero no CD "Affonso Romano de Sant'Anna por Tônia Carrero" da Coleção "Poesia Falada" http://www.revista.agulha.nom.br/aromano.html

* Vide: Fragmento 3. , Fragmento 4. e Fragmento 5. Affonso Romano Sant'Anna In: Poesia Reunida L&PM, v.2 Poema publicado no JB em 1984, quando do episódio do Rio Centro e em diversas antologias do autor.

IMAGEM: Fotosurrealista de Salvador Dali

8 comentários:

  1. Parabéns, Zilda. Seu trabalho aqui lembra o dos que fazem ecdótica, ou estabelecimento de texto para edição crítica.
    Relevantes serviços vêm sendo assim prestados por você, discretamente.
    Mas o esforço não há de ser vão.
    Aos poucos, ele vem conquistando a merecida visibilidade na blogosfera.
    Renderá frutos maduiros, no devido tempo.
    Se Deus quiser.
    Parabéns, amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Zilda sempre em nome da verdade. Por isso sempre aprendemos muito ao ler teus temas.

    ResponderExcluir
  3. Prazerzaço sua presença meu querido amigo neo-orkuteiro!Obrigada e beijo no coração.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Antonio pelo carinho de sempre,Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Zilda!
    Sempre nos trazendo um texto expressivo.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Seu texto é uma reflexão de ótima qualidade.
    Abraços...Fique com Deus.

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!