Seguidores

Blogagem coletiva do S O N H A R E S E R,da amiga Liliane,comemorando aniversário!!PARABÉNS!!

SONHOS!SONHAR!!

Podemos falar sobre sonhos de várias maneiras, com várias conotações. Falar com romantismo?Não sei; sou muito realista... É, não dá mesmo pra ser romântica ou para expressar o romantismo, caso não esteja sentindo; Acredito no amor,no romantismo,na felicidade com alguém,sem que a minha dependa da dele,ou a dele da minha,mas o tempo de sonhar ...Passou!!!Gostaria de viver o que muitos vão escrever, por exemplo, mas sei que não é para esta encarnação, e não vou explicar porque, pra não falar do que não vale muito a pena. Logo falarei de sonhos em outro tom, de forma que seja útil para todos nós !!! Ah, eu não sou pessimista!Amem muito e não deixem a oportunidade passar... Então vamos falar de sonho, quando agente deita dorme e sonha... E muitas vezes não foi um sonho, foi um encontro real.

É importante que tenhamos um sono tranqüilo, para que possamos transformar nossos sonhos em fonte de ensinamentos e comunicação.

Marco Túlio Michalick
marcomichalick@bol.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
É no momento do sono que nosso espírito se desprende do corpo físico, permanecendo liga o por um cordão fluídico, e assume suas capacidades espirituais. Como está descrito no Evangelho Segundo o Espiritismo, "o sono foi dado ao homem para a reposição das forças orgânicas e morais. Enquanto o corpo recupera as energia que perdeu pela atividade no dia anterior, o espírito vai se fortalecer entre outros espíritos".

Por isso a importância de termos uma conduta moral aplicada, com as companhias, leituras e músicas. Nossas companhias do dia serão as da noite, ou seja, o nosso pensamento vai atrair espíritos encarnados ou desencarnados que tenham a mesma sintonia que a nossa.

Há diversos estudos sobre os sonhos na parapsicologia, tentando desvendar esse enigma que nos afeta sempre que acordamos na intenção de decifrarmos algo que às vezes é um sinal, outras vezes não passa de meras imagens sem significado. Antigamente, os sonhos eram considerados visões proféticas e reveladoras do futuro, onde homens entravam em contato com deuses e demônios. Muitas vezes, suas interpretações ligavam-se a superstições, numerologia, crendices, astrologia, entre outros.

Ainda hoje, pessoas aproveitam da ignorância dos homens sobre o assunto e ganham dinheiro fácil na interpretação dos sonhos de quem as procura com o intuito de decifrá-los. Assim, tornam-se vulneráveis nas mãos de gente insensata ou espíritos zombeteiros, levianos e obsessores

É através dos sonhos que temos contato com amigos, parentes, instrutores e desafetos. Dessa forma, precisamos aproveitar o máximo para podermos ser esclarecidos sobre as dificuldades que estamos passando. É através dessa conversa que teremos com esses espíritos afins que poderemos, no dia seguinte, estarmos aptos a tomar decisões mais precisas. Mesmo não lembrando do sonho na maioria das vezes, através de uma visão, uma frase ou uma conversa, podemos lembrar de algo que nos foi elucidado durante o sonho e, assim, podermos tomar a decisão correta.



OS TIPOS DE SONHOS


Martins Peralva, em seu livro Estudando a Mediunidade, capítulo XVII, descreve que há três tipos de sonhos: comuns, reflexivos e espíritas. Conforme o livro citado, os sonhos comuns são "aqueles em que nosso espírito, desligando-se parcialmente do corpo, vê-se envolvido e dominado pela onda de imagens e pensamentos seus e do mundo exterior, uma vez que vivemos num misterioso turbilhão das mais desencontradas idéias". Como sonhos reflexivos "categorizamos aqueles em que a alma, abandonando o corpo físico, registra as impressões e imagens arquivadas no subconsciente e plasmadas na organização perispiritual". Já nos sonhos espíritas, "a alma, desprendida do corpo, exerce atividade real e afetiva, facultando meios de nos encontrarmos com parentes, amigos, instrutores e, também, com nossos inimigos, desta e de outras vidas". O autor destaca ainda que "não podia o Espiritismo fugir a esse imperativo, eis que as manifestações oníricas têm acentuada importância em nossa vida de relação, uma vez que os chamados ´sonhos espíritas´ resultam, via de regra, das nossas próprias disposições, exercidas e cultivadas no estado de vigília".

No livro Nova Ordem de Jesus, ditado pelo apóstolo Thomé e psicografado por Diamantino Coelho Fernandes, é dito a todo instante a importância de, ao deitarmos, orarmos e meditarmos. São citados no livro reuniões da espiritualidade, em especial de Jesus, pelas quais, através do sonho, Ele mantém reuniões constantes com vários dirigentes terrenos responsáveis pelo governo de várias nações, com a intenção deles se entenderem espiritualmente e, posteriormente, acertarem os passos para a manutenção da paz, consolidando a harmonia entre os povos terrenos para que o planeta ingressasse no próximo século com suas populações em absoluto regime de paz e tranqüilidade.

O sono deve ser tranqüilo e, por isso, devemos fazer a oração com o coração e não aquela mecânica. A meditação serve para fazermos uma auto-análise do nosso dia-a-dia, mas sem nos punirmos de algo que efetuamos erroneamente, pois, dessa forma, estaremos nos martirizando e essa não é a intenção.


VIAGEM FORA DO CORPO


Se soubermos aproveitar nosso sono, podemos fazer coisas incríveis, como trabalhar e estudar. Na edição n° 11 da Revista Cristã de Espiritismo, Reynaldo Leite disse em sua entrevista: "nas poucas horas que durmo, meu corpo fica repousando e vou para o mundo espiritual, estou fazendo cursos". Quando foi indagado se recordava nitidamente das passagens desses cursos, ele respondeu: "Muita coisa sim, outras ficam em meu subconsciente para que oportunamente, falando ao público, o meu espírito possa buscar melhores explicações".

É claro que o aproveitamento desses momentos depende da evolução e interesse de cada um. Em Missionários da Luz, André Luiz narra o exemplo de uma escola no plano espiritual onde havia cerca de 300 alunos encarnados matriculados, mas com um comparecimento constante de apenas 32 deles. Informa que a lembrança do aprendizado variava de alma para alma e de acordo com o estado evolutivo que lhe é próprio.

Em O Livro dos Médiuns, Allan Kardec destaca o seguinte sobre os sonhos: "As mais comuns manifestações aparentes ocorrem no sono, pelos sonhos: são as visões. Não pode entrar em nosso plano examinar todas as particularidades que os sonhos podem apresentar. Resumimo-nos dizendo que eles podem ser: uma visão atual de coisas presentes ou ausentes; uma visão retrospectiva do passado e, em alguns casos excepcionais, um pressentimento do futuro".

Até mesmo para evitar o aborto o sono tem um papel importante, pois é através dele que os futuros pais são levados ao Departamento da Reencarnação, onde é elucidado que o compromisso reencarnatório deve ser cumprido. Nesses encontros, o espírito reencarnante é apresentado e, muitas vezes, é conhecido de outras vidas. Luiz Sérgio descreve muito bem esse assunto no livro Deixe-me Viver. Como temos o livre arbítrio, cabe a nós a decisão final de praticarmos ou não o aborto.

Como sabemos, o homem dorme aproximadamente um terço de sua vida terrena. Por isto, devemos nos esforçar para dormir bem, aproveitando esses momentos sublimes para termos contato com espíritos afins, podermos trocar idéias, visitar-s mos outras esferas, estudarmos e trabalharmos. Não devemos esquecer jamais da importância da oração e meditação ao deitarmos, para termos um sono tranqüilo.

Gostaria de terminar com uma oração do Evangelho Segundo o Espiritismo: "Minha alma vai se encontrar por instantes com outros espíritos. Que aqueles que são bons venham me ajudar com seus conselhos. Meu anjo guardião, fazei com que, ao despertar, eu conserve uma durável e salutar impressão desse convívio".

B O N S   S O N H O S

Para saber mais sobre o sono e os sonhos, leia O Livro dos Espíritos, questões 403 a 405.

31 comentários:

  1. oi Zilda- super ineressante teu blog- com assuntos diversos-adorei este texto
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  2. Nossa Zilda
    é tão densa esta informação, que confesso, vou ter que ler muitas vezes pra entender direitinho, (desculpa minha ignorância)
    mas já aconteceu de eu sonhar e depois acontecer direitinho, interessante não é?
    foi quando meu avô morreu.
    gostei muito do que você nos disponibilizou em termo de informação.
    excelente.
    só fiquei triste por conta da noticia que você me deu...
    espero que tudo fique bem de verdade.
    estou ligada em orações.
    obrigada por tudo, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Será um prazer tê-la sempre aqui!!!Bjs no seu coração.Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Gostei demais de tudo isso que eu li.
    Tudo, uma verdade bastante esclarecedora.
    Muito obriada por me proporcionar essa leitura. Muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Zilda, obrigada pela visita ao ETERNO, também estarei te seguindo. Seu blog é muito interessante, estarei sempre por aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Puxa!Foste fuuuuuundo.Linda participação!beijos,ótimo fds,chica

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante, Zilda!
    Eu sempre lembro dos meus sonhos ao acordar. Tem pessoas que não lembram de ter sonhado, mas dizem que sonhamos todas as noites.
    Às vezes, eu sonho cada coisa maravilhosa que não dá vontade de acordar. Por exemplo, uma vez eu sonhei que estava na Espanha num restaurante. E a paisagem era linda. Fiquei triste quando acordei, amiga! rsrsrs
    Beijos e bom FDS!

    ResponderExcluir
  8. Você deve ter ido à Espanha sem pagar passagem...rsrsrsrBjssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Oi Zilda! Um assunto muito interessante e curioso. Sabe que em algumas situações, me preparo, conforme os sonhos que tenho. Geralmente dá certo!
    Bem vinda ao meu blog viu? Adorei tua visita! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Q ótima explanação sobre o sono. Assim como podemos estudar, sermos aconselhados, encontrarmos com entes queridos, tb podemos usar esse momento para coisas ruins. Porisso quando vc coloca a necessidade de nos prepararmos para esse momento, isso é essencial. Dizem q o sono é o preparo para a morte. A verdade é q nossos amigos espirituais se utilizam de todas as maneiras q tem para nos auxiliar.
    Zilda, é a primeira vez q te visito e adorei o seu blog. Te convido a visitar o meu. Muita paz!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom Denise.Obrigada pela presença.Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, Zilda!
    Vim retribuir a visita e conhecer seu blog. Adorei seu cantinho. Também já sou seguidora.
    O encontro foi ótimo. Estavam lá, além de mim, a Karla, a Elaine, a Gisa, e a Dona Lulu. Marcaremos outro em breve. Espero que você possa ir.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Mariana!!Pena que não deu pra mim!!!Bjksssssss

    ResponderExcluir
  14. Querida Zilda, gostei do que li aqui. Pode com certeza utilizar o texto que deseja. Bjs. Quando puder visite-me no meu blog.

    ResponderExcluir
  15. Vim retribuir a visita, obrigada por me seguir.

    Bjão

    ResponderExcluir
  16. Olá, Zilda!

    Só agora pude chegar aqui. Adorei o seu texto, é muito esclarecedor, a respeito dos sonhos, daqueles sonhos, onde nossos espíritos se transportam, e visitam outros lugares, mundos, e pessoas(encarnadas ou não). Sou simpatizante da doutrina espírita, e já li muito sobre esse assunto.

    Um abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  17. Eu sonho tanta coisa estranha rs... mas adoro. Me acalma.
    Beijo na alma, Zilda, e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  18. Melhor que sonhar os sonnhos é conseguir realizá-los.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  19. Muito bom Meri!!Valeu!!Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  20. Melhor ainda que sonhar é conseguir realizar os aonhos!

    ResponderExcluir
  21. Olá, querida Zilda
    Só hoje pude passar por aqui e ver algo bem interesante nessa blogagem... concordo que em sonho: me integro... me resolvo... sonhando, resolvo um mundo de coisas... comigo se passa assim e fico bem feliz muitas vezes,amiga.
    Sonhar e ser é por mãos à obra pelos nossos objetivos em todos os níveis do nosso ser...
    Oferecerei um Retiro Espiritual de Domingo à Terça... é tempo de reflexão!!!
    Bjs de paz e seja muito feliz e abençoada!!!

    ResponderExcluir
  22. Valeu Rosélia!Obrigada pela visita.Bjsssssss

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!