Seguidores

O Chuchu

- O Chuchu
Por Paulo Roberto Gaefke 

Era só um Chuchu, meio apodrecido em uma das pontas, era candidato perfeito ao lixo. Mas, mesmo sem acreditar muito naquele Chuchu, uma pessoa abriu uma cova no chão e plantou-o desajeitadamente, sem esperar nada em troca. 
Deixou ali e esqueceu-se do pobre...

Algum tempo depois, desafiando a sua própria condição, o Chuchu faz sair das entranhas da terra, o seu primeiro caule que logo busca algo para sustentar a sua escalada. Livre, abençoado pelos raios de sol, acariciado pelo vento e saciado pelas gotas do orvalho, ele cresce um pouco mais forte a cada dia.

Um belo dia, aquele homem que plantou o Chuchu, vê alguns pequenos frutos pendurados na bela rama verde que cerca o muro, e pouco tempo depois, o pé carregado de belos chuchus, serve de refeição para a sua família e de muitos vizinhos que impressionados pela beleza daquela plantação se aproximam e pedem alguns.

É assim, que de um simples chuchu que ninguém dava nada, um monte de gente se alimenta dos seus frutos. Bastou uma pessoa acreditar, uma única pessoa fazer um gesto positivo, depositando um pouco de confiança naquele chuchu e ele, usando toda a carga genética que havia dentro dele, utilizando-se da força que a terra, á água, o sol e todos os elementos disponíveis naquele ambiente, transformou-se de quase morto em alimento vivo, que produz, dá frutos e gera nova vida.

Assim é você! 
Pode ser que hoje, você esteja se sentindo um "Chuchu velho", semi-apodrecido, abandonado e sem valor, ou ainda, acreditando que jamais produzirá bons frutos, pois lhe falta oportunidades, que lhe falta uma pessoa que acredite em você...

Pois eu lhe digo, Deus acredita em você, e lhe dá todos os dias, um pedacinho de terra fértil, para que você desenvolva o seu poder, esse poder que já está ai dentro, armazenado em sua alma, que os "biólogos geneticistas" chamam de herança genética, e que os anjos chamam de "lembrança divina", brote, dê frutos e espalhe suas sementes pelo mundo, vencendo obstáculos.

Não desista de nenhum dos seus sonhos sem antes tentar exaustivamente realizá-los de maneira satisfatória. Você tem um voto de confiança Divino que através da Vida, coloca  a sua disposição, a terra, o ar, a água, o fogo, o vento, a natureza como um todo para que você possa progredir. 

Trabalhe, esforce-se, faça como o Chuchu que se agarra até no improvável concreto, usando de uma força descomunal para fazer com que os seus frutos brotem saudáveis e tão desejados.
Ah! e se você não gosta de Chuchu, não se preocupe, o mundo também é assim com as pessoas, não existe unanimidade entre os povos, nem Jesus agradou a todos, imagine o Chuchu, quer dizer, você. O importante é realizar a sua tarefa com a certeza de que está fazendo o seu melhor, na certeza de que você não desistiu na primeira chuva forte, nem desanimou diante dos conselhos medíocres de quem só tem inveja de você.

Seja então como o Chuchu que com um voto de confiança cresce, frutifica e alimenta muitos, ainda que com tão pouco. Se lhe faltava um voto de confiança, se lhe faltava um crédito de vitória, eis que Deus lhe envia hoje esta singela mensagem, dizendo bem no "no pé do seu ouvido", só para você escutar:
- Eu te amo e sei que podes vencer!

Paulo Roberto Gaefke

24 comentários:

  1. Lindo texto! Acabei de ler Mulheres Fênix de Américo Simões, acho que o caminho é esse mesmo. Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Zilda!

    Que bela mensagem de amor à vida! Nos injeta ânimo, força e coragem, pra que busquemos nosso lugar ao sol, nos advertindo que Deus confia em cada um de nós, e espera que nos esforcemos e façamos a nossa parte, e com certeza, alcançaremos nossos sonhos.

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  3. Maravilha se mensagem de Paulo Roberto!Muito boa!beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Lindo demais, muito verdadeiro. É isso mesmo, não podemos nunca perder a esperança. Devemos persistir sempre nos nossos ideais e nossos sonhos. Viver numa vibração energética positiva e cheia de luz, que logo virão as oportunidades bater na nossa porta e também as respostas a todas as nossas perguntas.
    Mil beijos, com amor.
    Angel.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Fernanda.Valeu a presença.Bjs.

    ResponderExcluir
  6. É verdade Socorro.Obrigada pela visita.Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  7. Angel querida,muita obrigada pela presença.Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  8. Oi Zilda,
    Adorei seu espaço! Encantador!
    Virei sempre.
    Venha me visitar em minha casa também. será um prazer.
    Bjs
    Borboleta
    www.voandocomborbolletas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita amiga do Voando com as borboletas!Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Muito amoroso o seu espaço...
    Obrigada pela sua visita e comentário no "Direitos dos Idosos", seja bem vinda à todo Condomínio Longevidade.
    http://longevidade-silvia.blogspot.com/

    abraços,
    Silvia Masc e Cristiane Fetter

    ResponderExcluir
  12. Adorei a presença de vocês aqui mesmo!!!Bjs sssssssssssss...Voltem sempre.

    ResponderExcluir
  13. O chuchu tem as vitaminas A,B,e C, como dizem popularmente: água, bagaço e casca.
    Todos os ingredientes que os homens têm de sobra.
    Interessante, não?
    Vamos, como o chuchu que vc. nos apresenta, nos permitir a resiliência.

    ResponderExcluir
  14. Valeu A VISITA!!Obrigada Rita.BJS.Gostei do trocadilho.

    ResponderExcluir
  15. Muito lindo Zilda. Adorei a história e nada como o chuchu para nos representar muito bem.
    Eu procuro sempre me sentir o mais belo e novinho dos chuchus. rsrsrs

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  16. Quando eu me mudei para a Tailandia, a quase dois anos atras, tb encontrei um pe'-de-qualquer-coisa" no jardim. Vi que era uma trepadeira e dei a ela alguns fios de nylon para se agarrar. Depois, mandei fazer um arco de ferro... e ela foi e foi... deu-me ninhos, folhes, frutos e sombra. Uma experiencia que jamais vou esquecer...

    ResponderExcluir
  17. Valeu Renata!!!Prazer te ver aqui!!!Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  18. querida amiga, obrigada por sua visita, fiquei muito feliz, eu também detesto o Pelé, mas essa celebre frase dele, virou clichê, e eu a usei, como ser humano ele deixa muito a desejar, que o Bom Pai, se apiede dele, bem não tenho dereito de julgá-lo, um dia ele colherá o que plantou.
    amei o texto, guardei, outros que você me envia por e-mail, perdi quando deu crepe na minha máquina maluca, mas agora estou recomeçando e guardando tudo que é belo, obrigada pelas boas novas que me envia, bjs

    ResponderExcluir
  19. Zilda,

    Essa primeira foto é parecida com o chuch que eu ganhei aqui pra plantar. Eu mesma fiquei em dúvida se ele iria crescer ou não, mas acreditei e plantei. Ele custou brotar, pensei até que não iria vingar. Mas cuidei tanto dele que brotou e está crescendo. Ainda não tem nenhum chuchizino, mas eles vão nascer.
    Esse texto é muito lindo e aprendi muito com ele.
    Obrigada pela visita. Abração

    ResponderExcluir
  20. Ai! Esse pé de chuchu está a coisa mais linda! Parabéns! Adoro plantar e ver os frutos!Bjbj

    ResponderExcluir
  21. Gostei da analogia.Tb precisamos nos lembrar tudo aquilo que dar bons frutos leva tempo e requer tempo :)! - suflé de chuchu é uma delícia :)!

    Grata pelo comentário lá no blog.

    ps: a sua filha tem blog?

    ResponderExcluir
  22. Obrigada Gisley.bjsssssssssssMinha filha não tem blog.

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!