Seguidores

BLOGAGEM COLETIVA - A MORTE DIVIDE AS FASES DA NOSSA VIDA

BLOGAGEM COLETIVA - FASES DA VIDA PROPOSTA PELAS AMIGAS ROSÉLIA,RUTE E GINA



A morte divide as fases da nossa Vida

Autor: Martins Peralva

"Necessário vos é nascer de novo" (Jesus a Nicodemos)





Entre inúmeros benefícios que decorrem do estudo e da assimilação da Doutrina Espírita, podemos indicar, sem dificuldade, aquele que orienta o homem acerca do milenário problema da Morte.

Inegavelmente, sem qualquer partidarismo, somos levados a compreender que só o Espiritismo estuda o velho problema, com riqueza de pormenores, uma vez que sobre tal assunto muito pouco, ou que nada, disseram as demais religiões, que se limitaram, simplesmente, a admitir e anunciar a existência do Mundo Espiritual.

Sem as consoladores luzes da nossa amada Doutrina, marcharia o homem para o túmulo - diremos melhor; para a Pátria da Verdade - sem idéia segura do que lhe acontecerá após o choque biológico do desenlace.

Nenhuma noção da morte.

Nenhum conhecimento das leis admiráveis que rege a vida no plano espiritual.

Nenhuma informação sobre o que sucede a ama durante e depois da desencarnação.

Em suma, verdadeiro cego, ante o mundo grandioso que o aguarda; um indígena, atônito, perplexo nos pórticos de estranha, quão maravilhosa civilização.

Essa ignorância, praticamente total, a respeito de tão importante problema, é a triste herança de velhas e novas religiões mestras no ocultar e fantasiar a realidade da vida além das fronteiras terrenas.

Religiões que procederam e procedem à maneira dos cronistas sociais modernas: depois eu conto ¼

O Espiritismo é profundamente, intensamente realista, tanto nesse como em todos os assuntos de interesse da alma eterna.

Identificando a criatura, sem subterfúgio de qualquer espécie, com os seus postulados, fazendo-a absorver a parcela de verdade que ela suporta, torna-se tranqüila ante a perspectiva da desencarnação.

Não cremos, nem anunciamos um Céu grandioso, adquirível à custa de promessas, espórtulas, louvaninhas ou petitórios, nem um inferno tenebroso, eterno, de onde jamais sairemos.

O nosso conceito a respeito da morte e de suas conseqüências, se alicerça no Evangelho: "A cada um será dado de acordo com as suas obras".

Seria, naturalmente, leviandade afirmarmos que o Espiritismo já revelou, em toda a sua extensão e plenitude, a vida no plano extrafísico.

Expressando, todavia, a misericórdia divina, vem erguendo gradualmente, em doses nem sempre homeopáticas, a cortina que separa o mundo físico do mundo espiritual, consentindo estendamos o olhar curioso, indagativo, sobre o belo panorama da vida além da carne.

O espírita convicto não teme a morte, nem para si nem para os outros, mas procurar cumprir, da melhor maneira possível, apesar de suas imperfeições, imperfeições que não desconhece, os deveres que lhe cabem na terra, aguardando, assim, confiante, a qualquer tempo, hora e lugar, o momento da Grande Passagem.

Não a considera pavorosa, lúgubre, terrificante, tampouco a define por suave e milagrosa porta de redenção e felicidade.

O Espiritismo ensina, com apoio no Cristianismo, que não há das vidas, mas sim duas fases, que se prolongam, de uma só vida.

Se a Doutrina preleciona: "nascer, morre, renascer ainda, progredir continuamente" Jesus notifica a Nicodemos: "necessário vos é nascer de novo".

A uma daquelas fases, dá-se o nome de Etapa Corporal. Vai do berço ao túmulo. À outra, dá-se o nome de Etapa Espiritual. Vai do túmulo ao berço.

A nossa alma é como o Sol, que se esconde no horizonte, ao pôr de um dia, para, no alvorecer de novo dia, retornar pelo mesmo caminho.

A vida, em si mesma, é sublime cadeia de experiências que se repetem, séculos e mais séculos, até que obtenhamos a perfeição.

Maravilhosa cadeia, cujos elos se entrelaçam, se entrosam, se harmonizam, justapostos...

Pensando atuando dentro da conceituação, estranha para muitos, por enquanto, porém muito lógica e racional para nós, sabe o espírita, em tese, o que a Morte, como fenômeno simplesmente transitivo, lhe reservará.

Sabe que o sistema de vida adotado aqui na Terra, o seu comportamento ético, terá justa e equânime correspondência no mundo espiritual que é indefectivelmente, um prolongamento do terráqueo.

Boas sementes, bons frutos produzem.

Más sementes, amargos frutos produzem.

Seremos, aqui e em qualquer parte, o resultado de nós mesmos, de nossos atos, pensamentos e palavras, sem embargo das generosas intercessões de amigos que se nos anteciparam na Grande Viagem.

Proporcionando alegria e amparo, alimento e instrução, aqui na Terra, aos nossos semelhantes, a Lei nos assegurará, no Plano Espiritual, instrução e alimento, amparo e alegria.

Tais noções, hauridas no Espiritismo, tornam o homem mais responsável e mais cuidadoso, mais esclarecido e mais consciente, compelindo-o a passos mais seguros, dentro da Vida - em suas duas faces - para que a Vida lhe sorria, agora e sempre.

Evidentemente, sem subestimar, nem sobreestimar a morte, o espírita caminha, luta, sofre, trabalha e evolui conscientemente, na direção do Infinito Bem, felicidade, os renas cimentos, sucessivos a que se referiu Jesus, no diálogo com Nicodemos.
http://www.oespiritismo.com.br/textos/ver.php?id1=83

52 comentários:

  1. parabens pela postagem! nessa nao participei, nao tenho preparo emocional nem espiritual para lidar com esse assunto! bjo bjo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, somos aprendizes e tem quem pense que ensina, qdo todos tiverem a consciência de que aprendemos a cada dia o mundo será melhor.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza é a doutrina espirita que mais bem prepara seus seguidores para enfretarem a morte de uma maneira tranquila,pois sabem que a morte física acontece mas a espiritual jamais.Sou católica e me questiono se minha religião está me preparando para aceitar a hora da chegada.Teu texto é divino.beijos

    ResponderExcluir
  4. Passando para retribuir a visita e conhecer teu cantinho!
    Muito fofo!!!
    Sobre as peças, vendo sim.
    Bjs,
    Daiana
    Blogueira Unida 780
    http://dapraiars.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Querida Zilda, ganhei um selinho e quero compartilhar com você, está em meu blog . Postarei seu link bem abaixo dele. Abraços. http://Lianinhaarteira.blogspot.com . ADOREI SEUS TRABALHOS RECENTES.

    ResponderExcluir
  6. Querida Zilda
    "...um ramo de jasmins todo orvalhado"...
    (Amara)

    Sabe, abordar um Tema instigante como esse não é fácil e vc o fez sob sua visão mas não há nada mais certo do que o texto de Nicodemos... É PRECISO NASCER DE NOVO... do Alto!!!
    Seja feliz e abençoada!!!


    "Simpatia são dois galhos
    Banhados de bons orvalhos"...
    (Ieda)
    Um maravilhoso mês de setembro, repleto de gotículas de orvalho!!!
    Bjm de coração a coração pra VC...

    http://espiritual-idade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Zilda,
    Quanto consolo podemos ter encarando a morte não como o fim de tudo, não é?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Faço minha as palavras de Rosélia, tão inspirada e soube lhe dizer as palavras tão nobremente. Parabéns, minha querida! Todas as bênçãos!

    ResponderExcluir
  9. A Doutrina Espírita dá muito consolo aos seus seguidores, sem dúvida alguma ! Acreditar na reencarnação é saber que estamos em aprendizado e temos sempre outras oportunidades pela frente.

    Parabéns pelo participação !
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Linda participação com essa mensagem bem esclarecedora.beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  11. Zilda, fico feliz em ver alguém de coragem, vem e dá a cara a tapa. Linda postagem. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. MUito bom! Adorei! Não estamos totalmente preparados pra ela, mas esta é a única certeza da vida, desde o momento em que nascemos... ;) Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  13. Oi Zilda, vim aqui te conhecer e me deparei com este texto, lindo. Parabéns
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Olá, Zilda!

    Uma linda e esclarecedora mensagem. Conheço um pouco da doutrina, e acho interessante e confortadora.

    Um abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  15. Não resta dúvida que seu texto é de uma claridade maravilhosa. Meus parabéns!...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. zilda,
    a ancoragem presnete na doutrina espírita é francamente libertária. Parabéns por tua clara explicação sobre ela e a visão de morte e renascimento que a ilustra.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do texto querida Zilda.Bjos!
    MIlena Matos do Amaral
    www.letradinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Zilda.
    Deixaste um texo rico em ensinamentos sobre esta fase da nossa vida. Precisamos ter muita fé para entender e aceitar este momento que todos nós um dia temos que enfrentar. Bjs. Ieda.

    ResponderExcluir
  19. olá flor sou blogueira unida numero 175 e estou aqui para conhecer e seguir os blogs cadastrados eu adorei seu blog já estou te seguindo quero te convidar para conhecer meu cantinho bjs
    http://marcelaminhasartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Zilda querida,

    Belíssima mensagem.
    Fui criada dentro da igreja católica e com 15 anos conheci a Doutrina Espírita.
    Sou muito grata ao Espiritismo, pois através dele minha mente se expandiu para muitas verdades que desconhecia, encontrei muita Luz e conforto para meu espírito.
    Principalmente quando o assunto era Morte, parecia um tabu, e com o Espiritismo tudo ficou mais fácil e leve, levando-me a uma compreensão maior dos planos de Deus.
    E hoje, a Morte tem um significado muito Maior, pois é uma Renovação para o nosso espírito.
    Quando cumprimos nossa jornada e todos os aprendizados numa encarnação, deixamos nossa "casca" junto á Natureza, para seguirmos plenos para Mundos em que a Evolução continuará.....

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  21. MU AGRADECIMENTO AOS AMIGOS QUERIDOS QUE POR AQUI PASSARAM DEIXANDO SEU COMENTÁRIO OU NÃO!!!BJS NA ALMA!!!

    ResponderExcluir
  22. Olá Zilda,
    muito informativa sua postagem.
    Aprendi aqui um montão de ensinamentos que desconhecia.

    Gostei particularmente desta parte:
    «A uma daquelas fases, dá-se o nome de Etapa Corporal. Vai do berço ao túmulo. À outra, dá-se o nome de Etapa Espiritual. Vai do túmulo ao berço.»

    Obrigada.
    Beijinhos.
    Rute
    P.s.-Aproveito para avisar que a abertura da próxima fase já está postada. A 8ª! Desta vez a última da nossa BCFV.

    ResponderExcluir
  23. Olá minha queria amiga,
    Passando para retribuir sua visita.
    Lindo texto,parabéns pelo seu blog.
    Uma linda semana para você!
    beijos
    Cláudia Pilotto
    Blogueiras Unidas
    http://claudiapilotto3.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. A doutrina espírita nos dá uma tranquilidade para encarar a morte como alto natural e normal. Uma consequencia da vida, apenas um outro estado, não mais material. Saber q cada etapa é necessária a nossa evolução e progresso espiritual. E principalmente saber q colheremos aquilo q plantamos, portanto, devemos viver de acordo com os ensinamentos de Jesus. Muita paz!

    ResponderExcluir
  25. Achei interessante sobre o tema exposto,se tenhos dúvidas sobre a morte, tenho-as e muitas, pois devemos duvidar, pois quando temos certeza de algo aí é que vem a dúvida.Nada é certo!
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  26. BOM DIA
    ZILDA
    ESTOU PASSANDO PARA CONHECER TEU BLOG.BELA REFLEXÃO.BASTAMOS ENTENDER A DOUTRINA ESPIRITA.QDO VC PUDER ME FAÇA UMA VISITA. PODER SER QUE VC GOSTE DO MEU CANTINHO. FELIZ SEMANA. COM CARINHO. UM ABRAÇO FRATERNO.
    BRISA

    ResponderExcluir
  27. Sensacional postagem sobre a morte! Realmente, de todas as doutrinas,(ditas, religões)o espiritismo é a que mais abre o leque e mostra de forma simples como é a vida,tanto aqui como em outros mundos.
    Parbéns.
    Grande abraço. Lucas Durand.

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Vim conhecer e já estou seguindo :)

    Bjinhos,

    ResponderExcluir
  29. Olá Zilda!

    Tem selinho pra vc no meu blog! Espero que goste!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  30. Bom dia, vim te visita, seu blog é muiiiito bom, seguirei.
    bjinhos

    ResponderExcluir
  31. Oii Zildinha minha flor tenho um selinho pra você no post do meu blog, BEIJOS
    http://amandaquino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Zilda, que linda surpresa, que lindas palavras, amei ter te conhecido e nada eh por acaso a espiritualidade me faz emocionar...me dói ate o peito! Obrigada querida e fique sempre a vontade lah no meu cantinho. Sou blogueira unida n.826 e faço com o maior amor e carinho conhecer pessoas assim como vc carinhosas e atenciosas!
    Beijinhos fofos cheiiinhos de contos e encantos!

    ResponderExcluir
  33. Oi, obrigada pela visita, também estou te seguindo!!
    Ragnaia

    ResponderExcluir
  34. Agradecendo a visita e tb aki contigo

    bjo no core

    ResponderExcluir
  35. Olá,Zilda!
    Passei para retribuir sua agradável visita e fiquei surpresa feliz ao conhecer seu blog,pos no Espiritismo encontrei respostas para muitas dúvidas e conforto para as minhas aflições!
    Obrigada e bom final de semana!

    madamexereta.blogspot.com
    número 837 blogueiras unidas
    categoria de interesse:24

    ResponderExcluir
  36. Muito obrigada Jane e Márcia!!Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  37. Bela mensagem Zilda!

    Amiga o nome da pedra é "Olho de Trigre", muito usada em jóias e semi jóias.

    Um excelente fim de semana p/ vc!

    Beijos e ternuras.

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pela postagem...

    Amiga espero sua visita lá no meu post...bjssssss

    http://recantojasmin.blogspot.com/2011/09/esmaltes-ludurana-diamante-negro.html

    ResponderExcluir
  39. Olá, querida vim retribuir sua vizita, adorei o blog, tudo de ótimo pra ti, bjãoo!!!!
    www.uiararv.blogspot.com
    Menina Prendada

    ResponderExcluir
  40. Oi Zilda,vim agradecer e retribuir sua visita.
    Deus te abençoe!
    Beijos

    Edna Lúcia
    http://paninhoseafeto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. oi Zilda!obrigado pela visita!!
    a cordinha pode ser qualquer uma fina,eu achei uma q é colorida ja! o fuxico eu costuro na cordinha,e a cordinha eu colo na centopéia!
    bjs volte sempre...

    ResponderExcluir
  42. O mais importante na vida é ter fé, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  43. olá Zilda! Vim de retribuir a visita e te seguir também, adorei seu cantinho e este texto e maravilhoso, me identifico muito com a doutrina espirita, pois é a unica que me conforta plenamente.
    Ah! e a questão do link errado la nas blogueiras eu já havia pedido a correção que só agora foi feita a muito tempo. Mais tambem são tantos pedidos que elas tem pra atender que a demora é completamente justificada né?
    Beijokas e Fica co Deus! Eu estarei sempre por aqui, e espero que visite sempre meu cantinho.

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!