Seguidores

SUCESSO OU FRACASSO?


SUCESSO OU FRACASSO?
Todos nós almejamos sermos bem sucedidos na vida, mas o modelo padrão de sucesso que a sociedade apresenta está fora da realidade para a maioria, e neste parâmetro muitos se sentem pequenos, vazios, indignos e fracassados!

Mas afinal, fracassados em quê?

Em não ser o outro?

Em não conseguir
ser ou ter tudo o que representa o êxito materialista e consumista?

Que parâmetro injusto é este que concordamos em impor a nós mesmos em detrimento dos nossos próprios anseios e conquistas sem levar em conta a nossa realidade, singularidade e consequentemente o que realmente nos importa?

Muitos passam boa parte da vida trilhando uma estrada que se ajuste a esta visão de êxito para depois descobrirem que aquele não era seu caminho, e assim se vêem perseguindo objetivos que não lhes dizem respeito, freqüentando lugares que na verdade não apreciam, convivendo com pessoas que nem mesmo suportam em meio a um mundo do qual não pertencem, vivendo de aparências num círculo compulsivo de acúmulo e desperdício que só traz vazio e miséria e não consegue preencher a necessidade afetiva e espiritual.

Somos diferentes e é justamente esta diferença que nos faz extraordinários!

Como aceitar que o meio ou um produto nos imprima um valor nos tornando massificados e comuns?!

Nesta sociedade materialista, em meio ao bombardeio de conteúdos hipócritas relacionados ao sucesso e fracasso podemos observar até mesmo crianças e adolescentes psicologicamente já adultos no ato do consumismo e preocupados em se ajustarem aos conceitos pré-estabelecidos desta para se sentirem admirados e aceitos, cabe aqui refletir sobre o quanto estamos contribuindo para que isto se fixe como verdade no exemplo que damos à eles, pois estamos sempre sendo observados e podemos estar contribuindo para perpetuar o estigma do vazio na busca de um sucesso que nunca satisfaz.

Temos que incentivar a criatividade e o seu exercício para que o talento verdadeiro de cada um seja exaltado e dele advenha a visão singular e real do êxito e o genuíno sentimento de completude e bem estar!

O sucesso não é ser o melhor ou ter as melhores coisas e sim aprender a sonhar o nosso próprio sonho, até mesmo porque o que representa sucesso para um pode representar o fracasso para outro!

Temos que ser responsáveis ao determinar o que é sucesso dentro do que realmente faz sentido para nós, conseguindo assim o nosso melhor sem tentarmos ser sempre o melhor de todos em estressante competição movidos pela cobiça, ciúmes e arrogância!

Ao invés de ficarmos reclamando ou com inveja do sucesso do outro, porque não nos empenharmos para também crescer, procurando nos aperfeiçoar?! Quando o comodismo fala mais alto, fica mais fácil pensar na "sorte" do outro, mas até mesmo esta se mantém quando a oportunidade encontra a habilidade, a competência e o esforço.

Não é fácil lidar com nossos limites e falhas aceitando que nem sempre conseguimos tudo o que queremos, e algumas vezes por puro demérito! E mesmo nos esforçando, infelizmente nem sempre seremos reconhecidos ou premiados, mas é preciso permanecer na ousadia de tentar, na disciplina e na determinação de vencer sem subestimar nosso valor!

Sucesso e fracasso podem também a ser a face da mesma moeda, por isto o sucesso deve ser medido no que se está disposto a sacrificar e se realmente vale a pena, nos perguntado sempre
pra que, porque e pra quem.

Podemos desfrutar de nossas conquistas sem fazer destas o nosso alicerce, pois materialismo, modismo, poder e status nada significam se perdermos nosso equilíbrio interior.

O autêntico sucesso não está no prazer fugaz de uma conquista mas na construção do dia a dia, na razão que nos move e em como nos sentimos.

Até mesmo a dor e os obstáculos podem se transformar em êxito quando conseguimos tirar destas uma lição. Às vezes só enxergamos o essencial quando passamos por situações difíceis e percebemos que as coisas mais importantes na nossa vida nada custam.

Somos o resultado de nossas escolhas e a cada experiência vamos criando um melhor entendimento que nos ajuda a valorizar preciosos ensinamentos que nos levam a maturidade, ao resgate da nossa essência e a verdadeira compreensão do significado do êxito.

O importante é tentar conseguir o nosso melhor naquilo que nos propomos a fazer na família, no trabalho ou onde quer que seja, sem ficar nos comparando, criticando ou estabelecendo objetivos inalcançáveis, sempre procurando motivos para nos sentir um fracasso!

O fracasso pode nos paralisar ou ser a oportunidade de um recomeço, portanto não podemos desperdiçar oportunidades inclusive com a usual desculpa de que é tarde demais, pois a vida acontece neste curto espaço que chamamos de "agora" e sempre é tempo de recomeçar!

Apesar de pequenos diante do universo, Deus nos fez fortes o suficiente para lutar, vencer e suportar derrotas inevitáveis que fazem parte de nossa aprendizagem e crescimento e que são também valorosas tentativas que utilizamos para nos aventurar ao sucesso!

O importante é lutar sempre, permanecendo na tranqüilidade de quem cumpre sua verdadeira e nobre missão, contribuindo para que a vida que se encontra em constante processo de transformação e renovação seja sempre gloriosa em sua genial essência de magnífica simplicidade!

"Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência." Albert Einstein

"Lutar é preciso, vencer nem sempre é possível, é na tentativa que se encontra o êxito." Silvana L. Anaya

"Os homens alcançam sucesso quando eles percebem que seus fracassos são uma preparação para suas vitórias" Ralph W. Emerson

Silvana Lance Anaya
Psicanalista

51 comentários:

  1. Obrigado pelas palavras carinhosas vou seguir seu blog e tenho certeza que vou aprender muito bjs lucia faria

    ResponderExcluir
  2. Olá linda,
    Boa Noite!!
    Obrigaduuuu pela visitinha e também pelo comentário no meu blog.
    Já estou lhe seguindo também
    Bjos
    Fique na PAZ

    Já ia esquecendo amei as mensagens.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto,infelizmente vemos muita gente obsecada pela aparência.!!
    Bj e tmb seguindo aqui.!!
    -
    http://a-corujinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. As pessoas precisam é de valores de vida e dinheiro náo compra educaçáo.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  5. Oi Zilda, fiquei feliz com a visita, é sempre bom fazer amigos!Tô seguindo e volto pra te visitar mais vezes, abraço!

    ResponderExcluir
  6. Zildaaa,

    Obrigada pela visita minha flor !!! Fiquei muito feliz =))

    Sabe é muito bom ter a amizade por mais que seja online de pessoas para compartilhar idéias, informações e o carinho craft de sempre!


    Adorei tudo por aqui ^^ Parabéns !!

    Voltarei sempre e espero sua visita sempre em meu espaço!

    Curta nossa página no facebook :::: http://www.facebook.com/pages/ARTES-DE-JULIA/207592012639130

    Siga nosso Twitter :::: http://twitter.com/#!/artesdejulia

    Espero você por lá

    Beijos e muito sucesso^^

    ResponderExcluir
  7. Zilda...obrigada pela visita!!!Já estou te seguindo!!!Bjs no ♥
    Regi
    http://regiarts.blogspot.com/
    Blogueiras Unidas(897)

    ResponderExcluir
  8. Desculpe-me Zilda, nem li o post.
    Estou passando para dizer-lhe que acessei seu blog pelo Google e está tudo ok.
    Estou com muitas visitas pendentes, entre outros.
    Mas sempre aqui.
    Bom final de semana
    Xeros

    ResponderExcluir
  9. Olá, querida
    Assim o foi comigo... perfeito... Depois da tempestade vem a bonança...
    Bjm de paz e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  10. Oi Zilda,
    Vim retribuir sua visita e conhecer seu cantinho, tbm estou te seguindo...

    Bjos
    Fique com Deus!!!
    Bfs pra vc...

    ResponderExcluir
  11. Oi Zilda, companheira do "blogueiras unidas", adorei sua visita!!! Passei para retribuir e ganhei de presente palavras lindas deste texto, adorei seu blog e já estou seguindo!!! Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Zilda, adorei sua visitinha. Já estou te seguindo tbém. Gostei muito do seu blog, lindas palavras!

    Beijos
    Anne
    cantodasbijoux.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. oi passei por aqui não somente para conhecer mas também para seguir seu Blog, também.espero que você retribua de volta já que veio conhecer o meu e esqueceu de seguir..rsrsrsr bjs simony

    ResponderExcluir
  14. olá keridinha
    venho aki convidar p/ visitar "Portal da Amizade"... AMÉM!!! Bbeijinhos Dedéia
    http://portal-amizade-dedeia.blogspot.com/
    http://dicas-ajudarvcs.blogspot.com/
    Email, Orkut e MSN:dedeia.psp@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Desculpe amore,mas não entendi o seu recado direito kkkkkkkkkkkkkk bjs...obrigado por seguir me,se precisar de alguma coisa estamos juntas!

    ResponderExcluir
  16. Olá, muito linda a mensagem e adorei teu blog. Obrigada pela tua visita, ja estou te seguindo e ficarei de olho nas novidades. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá amada, vim agradecer e retribuir a visita e aproveito pra conhecer seu blog cheio de luz.
    Que belo texto...o sucesso e o fracasso são dois caminhos que estão a nossa frente, basta escolher um e seguir, mais caso a gente faça a escolha errada, não será o fim, basta olhar pra traz e retornar com toda garra ao caminho do sucesso.
    Então...eu não sou de Pernambuco...estou em Pernambuco/Recife temporariamente, estou morando no Recife à 5 meses e ficarei por mais 1 ano e meio, mais o seu estado é lindo demais e as pessoas muito receptivas.
    Adorei sua visita, volte mais vezes....tenho um outro blog onde posto apenas meus trabalhos www.presentart.blogspot.com passa lá!!

    bjux e ótima semana

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pela visita lá no blog!Adorei!!
    Volte sempre viu!Gostei do seu cantinho e já estou te seguindo!!
    Uma ótima semana!
    Bjo bjo

    ResponderExcluir
  19. Zilda querida, seu blog é um encanto, sempre com palavras dóceis e delicadas..... beijos no coração.
    Fê Arte Minha

    ResponderExcluir
  20. Ola Zilda vim retribuir a sua visita, está tudo muito lindo, AMEI!!!!bjo grande
    esqueci de dizer faço parte das blogueiras unidas
    bjins

    ResponderExcluir
  21. Valeu Alessandra e Fê!Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  22. Olá vim retribuir a visita gostei muito das mensagens um beijo e fique na paz de Jesus!
    www.docesalinhavos.blogspot.com-943
    www.escolhendoamelhorparte.blogspot.com-381

    ResponderExcluir
  23. Excelente texto. Bem interessante. Gostei.

    Obrigada pela sua visitinha. Volte sempre. Estou seguindo aqui também.

    Ah, gostaria de aproveitar e te convidar para participar do sorteio que está acontecendo em meu blog, de uma bolsa à sua escolha, da ML Bolsas.

    http://mundofashionfemenino.blogspot.com/2011/09/mega-sorteio-em-parceria-com-ml-bolsas.html


    http://mundofashionfemenino.blogspot.com/

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  24. Te selo pra vc em meu blog http://sapatoecompanhia.blogspot.com/
    Passa lá!

    ResponderExcluir
  25. obrigada pela visitinha linda ja estou a te seguir,bjocasss

    ResponderExcluir
  26. Conhecer alguém aqui e ali…

    Um beijo da Nita. Hoje de bom amanhecer!

    ResponderExcluir
  27. Zilda,

    Grata por sua visita...muito lindo o seu Blog também!

    Meus Parabéns parceira Blogueira!rs

    Um beijo, ótima tarde!!

    Reggina Moon Poesias

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!