Seguidores

Infância: 5 benefícios de brincar

Infância: 5 benefícios de brincar
 
Não subestime brincadeira de criança. Pode parecer um tempo “inútil”, mas quando as crianças estão brincando de casinha, lutando contra dragões imaginários ou organizando um jogo de amarelinha, elas estão desenvolvendo habilidades cruciais e preparando os seus cérebros para os desafios da vida adulta.
Segundo especialistas em desenvolvimento infantil, a única notícia ruim é que o tempo livre pra brincar tem diminuído para as crianças durante as últimas três décadas. Então confira cinco benefícios científicos das brincadeiras e estimule o seu filho a brincar:

1 – Comportamento melhor

Tirar as férias ou recreios de crianças em idade escolar como punição pode ser contraproducente. De acordo com um estudo de 2009, as crianças se comportam melhor em sala de aula quando têm a chance de desabafar no playground durante o dia.
Os pesquisadores compararam classificações de professores sobre o comportamento de crianças com 8 e 9 anos com e sem períodos de recesso. As crianças que tinham mais de 15 minutos por dia de recesso se comportavam melhor durante o tempo letivo. Infelizmente, 30% das mais de 10.000 crianças no estudo não tiveram recesso ou um inferior a 15 minutos por dia.

2 – Aprender a viver em sociedade

Brincar ensina as crianças a interagir. Uma pesquisa publicada em 2007 revelou que brincadeiras livres ou guiadas por adultos podem ajudar alunos pré-escolares a aprenderem a ter consciência dos sentimentos de outras pessoas. Brincar também ensina as crianças a regular suas próprias emoções, uma habilidade que lhes é muito útil ao longo da vida.
“Você pode ‘experimentar’ as coisas sem consequências”, disse Kathy Hirsch-Pasek, uma psicóloga de desenvolvimento infantil que pesquisa os benefícios de brincar. “Brincar também permite que você exiba várias personalidades, domine as regras sociais. Isso é muito bom”.

3 – Se exercitar

Subir em árvores, andar de bicicleta, brincar de pega-pega, todas essas atividades fazem as crianças se movimentarem muito mais do que o tempo de televisão ou computador. A Associação Americana do Coração recomenda que crianças com idade superior a dois anos envolvam-se em pelo menos uma hora por dia de atividade física moderada.
Há evidências de que crianças ativas se tornam adultos ativos, diminuindo assim o risco de doenças cardíacas e outras condições causadas por um estilo de vida sedentário. Um estudo publicado em 2005 acompanhou cidadãos finlandeses com mais de 21 anos e descobriu que os mais ativos dos 9 aos 18 anos se mantiveram altamente ativos mais tarde na vida.

4 – Aumentar desempenho escolar

Um estudo de 2009 descobriu que quanto mais atividade física a criança faz, mais propensa fica a ir bem em testes acadêmicos. Isso sugere que o tempo em sala de aula pode não ser a melhor maneira de melhorar os resultados dos testes e aprendizagem.
“As crianças aprendem a contar quando estão brincando de amarelinha, por exemplo”, diz Hirsch-Pasek. “Elas contam histórias no playground, enquanto se exercitam, e assim por diante”.

5 – Se divertir é necessário

Brincar é um estado natural da infância, tanto que mesmo animais não mamíferos brincam. Até tartarugas já foram observadas brincando.
Os benefícios de brincar são evidentes nas escolas. As crianças se sentem mais seguras e gostam mais de ir pra escola. Não são só os adultos que precisam de pausa: as crianças também precisam se sentir livres para “curtir” um pouco.[LiveScience]

http://hypescience.com/infancia-5-beneficios-de-brincar/


47 comentários:

  1. Zilda,
    Realmente eu não tinha conhecimento dessas consequências benéficas da brincadeira das crianças. Contudo, lembro que quando meus filhos eram pequenos e reclamavam de algo, eu costumava dizer que eles só tinham duas obrigações: brincar e estudar. Então que as fizessem bem. Parece que o resultado foi bom, pois hoje tenho dois filhos adultos bem integrados à sociedade, trabalhadores, honestos, educados e que são amigos de mim e de minha mulher. Abraços e feliz Natal, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. É minha amiga Zilda!
    Porém não é o que acontece com as crianças atuais que tem o computador com uma parte do cormo, não consegue viver longe.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vim retribuir a visita, e dizer que também já estou te seguindo.
    Que honra ser sua seguidora 820, que tantas amizades em querida.
    Seja muito bem vinda no meu cantinho!
    Tenha uma maravilhosa noite!bjão

    Alessandra Soares

    Realizando Sonhos...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom criança precisa ser criança e náo mini adulto!!!
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  5. Oi Zilda, meu amor... concordo plenamente com o Mariano, eles não conseguem ficar loge do computador!!!

    Passa lá no blog, está cheio de peças lindas!!
    bjus, Jaque

    ResponderExcluir
  6. Hoje estou aqui para agradecer sua amizade .
    E desejar um Santo Natal a você e sua familia preciso acarinhar minhas lindas
    amizades fico temerosa de deixar alguém sem passar no blog.
    Esta postado no meu blog um presente de Natal feito com muito carinho.
    Caso gostar esta a seu dispor e louvo a Deus pelo previlégio de conhecer você.
    Que perdure para sempre esse carinho essa amizade tão linda te amo ..te amo..
    Beijos no coração .
    FELIZ NATAL..
    Vou continuar te seguindo e te amando sempre.
    De mãos dadas rumo ao futuro.
    Evanir

    ResponderExcluir
  7. Oiee!!
    Voltei de casa nova, fico feliz em falar de infância, pois tive uma que não tenho do que reclamar, altamente benéfica de muitas brincadeiras.
    Lindo Natal pra ti de muitas bençãos!!
    Bjks♥

    ResponderExcluir
  8. Ola! Eu entrei na parceria das Blogueiras Unidas para ver se eu fazia amigos por que ninguém entrava no meu blog, então começaram a surgir seguidores e comentarios e eu fiquei hiper feliz, mas agora parece que to invisivel de novo. Eu tenho feito alguma coisa de errado gente? Por favor me digam para que eu possa corrigir. Não quero ficar invisivel de novo é horrivel.

    ResponderExcluir
  9. Oi, amei sua visita no Moulin Rouge.
    Olha, ainda sinto falta da minha infância, bons tempos...
    Belo blog, Blogueiras Unidas sempre...
    Beijo, e bom final de semana ♥

    ResponderExcluir
  10. òtimo post Zilda, é pena que as crianças hoje em dia brincam cada vez menos, por isso estão mais agressivas e estressadas, elas tem compromissos, horários como adultos fora a net, tv e video game que já ocupam todo o tempo deles.

    ResponderExcluir
  11. oi Amiga estou levando seu banner para os meus blogs Patyiva e Agape, bjooooos
    Tudo de melhor p/vc!Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Oi Zilda!
    Obrigada pela mensagem carinhosa!
    Deus te abençoe sempre e que tenhas um Natal de muita paz e amor!
    Com carinho, Josi

    ResponderExcluir
  13. Oi flor! Obrigada pelo carinho! estou seguindo seus blogs também! muito fofos!

    Quanto aos benefícios de brincar, concordo com todos e inclusive estudei isso esse semestre na faculdade.. faço psicologia... rs

    beijoss

    ResponderExcluir
  14. Olá Zilda,

    Nossa que interessante. Realmente o tempo das crianças de divertirem com brincadeiras sadias tem diminuído.

    Quando tinha 15 anos ainda brincava de boneca, hoje em dia é raro ver uma menina com essa idade brincando de casinha rsrs

    Mas amei o post querida. Tenha um excelente final de semana e fica com Deus.


    Beijos da Juh *.*


    judiariodeumanoiva.blogspot.com tem uma linda mensagem de casamento, passa lá e comenta!

    ResponderExcluir
  15. Olá querida...que bom ter vc no meu cantinho, e, claro que estou te seguindo tambem...amei esse post em particular....
    Beijinhos,
    Vera

    ResponderExcluir
  16. Olá Zilda
    Tive e tenho crianças , na família que vivem e viveram os diversos exemplos citados no seu texto.
    Vivo me debatendo com meus filhos, que tiveram infância saudável, subindo em árvores, jogando bola, e toda a sorte de brincadeira dos tempos passados. Os seus filhos, com rara exceção, vivem de computador e televisão. Mas fazer o que? os tempos são outros. Só resta levar as crianças aos poucos parques ou praias, quem tem o privilégio de tê-los ou tempo para levar as crianças a se exercitarem.
    Desculpe ter me alongado tanto.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  17. Querida Amiga!
    Não só as crianças tem o dever de brincr, mas nós também. Quantas vezes ficamos com a alma mais leve após brincarmos com crianças, ou até mesmo pular amarelinha com nossas irmãs,tão próximas a nossa idade? Acho que brincar sempre traz crecimento espiritual e alegria aos nossos corações.
    Um grande Beijo.
    http://artpanosaplique.blogspot.com
    Blogueiras Unidas 911

    ResponderExcluir
  18. Zilda meu anjo realmente tua postagem é muito importante, as crianças de hoje em dia, a maioria, não brincam mais,não como era em nosso tempo, o medo do pais, os condominios fechados, levam-nos mais e mais para o pc, que na minha opinião até certa idade nada benéfico, parabéns por compartilhar sempre, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  19. Zilda, grata pelo carinho no "Arte e Mimos"...
    Adorei tua postagem, voltarei para ler mais postagens e opinar. Ando na correria com minhas reformas e ainda estou ficando com minha netinha que esta de férias...
    Ah! Estou seguindo também.
    Um lindo sábado pra você
    Paz e Luz em teu coração
    Bjcas
    Graça

    ResponderExcluir
  20. Excelente.
    Brincar é preciso, até em fase adulta é bom rs...
    Beijinho e muita paz, querida.

    ResponderExcluir
  21. Vim te desejar um feliz natal, que Deus te abençoe muito no ano de 2012, feliz natal beijos.

    ResponderExcluir
  22. Muito importante, saber cuidar de nossas crianças! Um Feliz Natal pra você!

    Magia do Natal!

    Hoje venho pedir seu voto, para votar no meu banner, lá no blog da minha amiga Lindalva, espero contar com a sua ajuda , a união faz a força, não estou concorrendo nenhum prêmio, só a brincadeira! Uma maneira de reunir os blogs amigos, para uma grande brincadeira, CONTO COM A SUA AJUDA! A VOTAÇÃO VAI ATÉ O DIA 22/12/2011
    Entre no link e vote em, Ieda Silver, desde já agradeço coração.
    http://natal-na-ilha.blogspot.com/p/magia-do-natal.html
    Bjs.

    ResponderExcluir
  23. .....….... /)
    ....…… ( , )
    .….….|░░░|
    .……..|░░░|☆ Feliz Natal!
    ..…...|░░░|¸.¤“˜¨
    ...¨˜“¤|░░ഐ¤ª@“˜¨
    Desejo muita paz e saúde para você
    e sua família. Bjos

    ResponderExcluir
  24. olá Zilda muito obrigado pela visita, volte sempre. Seu blog é ótimo, parabéns por compartilhar coisas maravilhosas e de total importância em nossas vidas.

    Abs.

    ResponderExcluir
  25. Zilda, você sempre com posts inteligentes e ricos.
    Criança precisa disso mesmo, muita brincadeiras livres.
    Aproveito para desejar-lhe um ótimo Natal e que o novo ano seja de grandes prosperidades pra você e os seus.

    ResponderExcluir
  26. Querida Amiga!

    Sempre bom ressaltar e postar sobre as atividades infantis. Sendo bem aplicado é sempre um aprendizado para a vida.

    Um Feliz Natal e que 2012 continuemos a compartilhar desa amizade que só nos traz boas energias.

    beijos mil
    Irene e Vivian

    ResponderExcluir
  27. Zilda querida!
    "Que este Natal e Ano Novo sejam mais do que confraternizações porque todos os momentos, em especial este novo ano, deverão ser iluminados, abençoados e que os 365 dias, sejam vividos na sua totalidade. Já que Natal significa: NASCER, nasçamos então dia 25, para que os doze vinte e cinco vindouros, sejam a busca da paz, conquista, compreensão, reflexão, prosperidade. Feliz Natal e Ano Novo!"

    São os desejos de Sônia Silvino's Blogs!
    http://blogsdasoniasilvino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Zilda, tudo bem?
    Quero desejar um ótimo natal para vc e sua família. Que em 2012 vcs alcancem todos os sonhos e objetivos. Tem um cartãozinho pra vc lá no meu outro blog.
    http://carinhodasamigas.blogspot.com
    Boas festas, bjs

    ResponderExcluir
  29. OI, ZILDA! IMPORTANTE BLOGAGEM A RESPEITO DAS NECESSIDADES DE NOSSOS PEQUEÑOS.

    A VC E À FAMÍLIA BJS DE BOAS FESTAS, E DESEJOS DE SAÚDE, PAZ E FELICIDADE EM TODOS OS DIAS DO NOVO ANO QUE SE INICIA!!

    ResponderExcluir
  30. Excelente texto,querida amiga.Oportuno e esclarecedor.
    Desejo-lhe um Feliz Natal ao lado dos seus. bjs

    ResponderExcluir
  31. Obrigada amiga por tanta gentileza!
    Um Feliz Natal pra vc e toda sua família!
    Beijão da sua amiga Cátia
    http://catiaartesmanuais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Muy bonita la entrada, pasaba a saludarte con mis mejores deseos para estas fechas tan señaladas,
    ¡felices fiestas!.
    un abrazo.

    ResponderExcluir
  33. Zilda, a melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. Um ótimo Natal. Muita paz em seu coração!

    ResponderExcluir
  34. Olá Zilda,
    Desejo a você e aos seus familiares Feliz Natal e Próspero Ano Novo, que Deus proporcione muito amor, saúde, paz e felicidades.
    Estes são os meus sinceros votos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  35. Um natal cheio de magia, as crianças sáo o futuro para um mundo melhor...
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  36. Vim desejar a você e a todos de sua familia um Natal de Paz, Amor e muitas Felicidades e que neste ano o senhor Jesus realize os seus desejos e seja muito Feliz.....até o ano que vem!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  37. Olá Zilda,

    Vim desejar a você e a sua família um Natal maravilhoso e Ano Novo repleto de bençãos de paz e amor, saúde e muitas conquistas!!!
    Beijos
    Silvia N 21
    http://silviaaraujoartdesign.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Oi Zilda,
    Que neste Natal você e seus entes queridos desfrutem cada momento com imensa alegria e que seja formado um elo de AMOR, SAÚDE, PAZ, AMIZADE E FELICIDADE.
    Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  39. Minha amiga hoje venho especialmente para desejar um Feliz Natal. O Natal é tempo de amor e amizade, de perdão e benevolência, de generosidade e carinho, de alegria e união. Que a magia e luz do Natal, consigam prevalecer no coração dos homens ao longo de todos os dias do ano, para que seja sempre NATAL.
    Boas Festas e que o Novo Ano seja pleno de alegria, saúde, paz e amor.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  40. OLÁ QUERIDA ZILDA
    Que neste Natal
    Aquela magia toda guardada durante todo o ano
    Venha presente nos corações daqueles que festejam o amor.
    Que não apenas seja uma comemoração,
    Mas um início para uma nova geração.
    O Natal simboliza nova vida,
    Pois nele comemoramos o nascimento do Homem
    Que modificou a nossa maneira de ver o mundo.
    Trazendo-nos amor e esperança.
    Que neste natal sejam confraternizados todos os desejos
    De um mundo melhor.
    Que todos estabeleçam um novo vigor de humanidade.

    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  41. Zilda, amada de Deus,
    Que o Deus menino nasça em seu coração e permaneça infinitamente, trazendo-lhe muita paz, amor, esperança, fé, saúde...enfim...tudo de melhor que somente Ele pode dar a você e todos os seus. Feliz Natal!!!
    carinhosamente,
    Márcia
    www.luzartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Zilda, querida, em primeiro lugar vim agradecer sua visita e segundo, dizer que seu blog é um cantinho que quem tem filhos, gosta de crianças, trabalha com elas ou quer um mundo melhor, deveria conhecer. Amor é o melhor ingrediente para a vida, não basta falar dele ou nele, devemos vivenciá-lo! Um ano novo cheinho dele pra vc e sua familia!
    bjs
    Maria Luisa Artesanato

    ResponderExcluir
  43. Oi, Zilda! Obrigada pelo lindo recado, minha conterrânea. Fiquei muito feliz pelo seu carinho. Beijos.

    ResponderExcluir
  44. Olá Zilda
    Muito obrigado pela visita
    Seja muito bem vinda
    Espero você sempre no meu blog(são dois)
    Quero dizer que adorei a sua postagem
    Agradeço muito à deus por te colocado você no me caminho
    Te desejo um ótimo 2012 cheio de amor,fé, esperança
    Dois três que eu sito mais importante é o amor
    Grande beijo da amiga
    Elieze

    ResponderExcluir
  45. Oi Zilda, td bem?! Ah que legal este texto, me lembrei da infância, sabe aquela expressão "eu era feliz e não sabia", então eu fazia tudo isso q vc citou no texto, e queria ficar adulta, pq as vezes achava q ser criança era chato! quanta bobeira...Enfim Zilda, passando para desejar um excelente Ano Novo, e que venha 2012 ebaaa, sucesso pra vc!!!
    BU 999
    http://fuloarteira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  46. Zilda querida,
    Desejo que os sonhos do coração de Deus se realizem em sua vida neste ano que se inicia, que a paz de Jesus reine em seu ser e em toda a sua família.
    Um 2012 abençoado!
    Márcia
    www.luzartes.blogspot.com

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!