Seguidores

MANIFESTO DE UM BRASILEIRO PATRIOTA...

ESTE TEXTO É O MANIFESTO DE UM BRASILEIRO, PATRIOTA, QUE SE RECUSA A ACEITAR QUE O BRASIL SEJA CONSIDERADO UM PAÍS DO TERCEIRO MUNDO

RECADO AOS INGLESES: Antes de mais nada eu gostaria de falar sobre os ingleses... Está rolando na internet um assunto que é de certa forma polêmico demais para ficar sem resposta à altura. Os carros ingleses estão andando com um adesivo colado em seus vidros com a seguinte frase: "SALVE A AMAZONIA, QUEIME UM BRASILEIRO" Eu gostaria de dar a minha resposta como BRASILEIRO que sou à todos os ingleses que adotaram esta inconseqüênte propaganda: "SALVE A INGLATERRA, ENSINE OS INGLESES A AMAR AO PRÓXIMO" Nós BRASILEIROS, assim como os povos de todas as nações, não temos culpa de morar no mesmo planeta que os ingleses. DEUS os perdoará, pois eles não sabem o que dizem, nem muito menos o que fazem... Agora vamos ao que interessa de verdade... Você se considera patriota?

Você acha que o Brasil é um país do Terceiro Mundo?

Bem, agora veja os comentários de uma turista Holandesa que passou apenas 2 meses aqui no Brasil, de férias, em setembro de 2003...

"Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil. E realmente parece que já é um vício falar mal do Brasil, principalmente pelos próprios brasileiros... Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, por exemplo, os resultados das eleiões demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica no país, e pasmem; se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de seu telefone ficar temporariamente desconectado. Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com a mesma mão suja entregam o pão ou a carne. Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal, e tem fila na porta. Na Europa, não-fumante é minoria. Se você pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador. Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir para lá dar aulas de como conquistar o cliente."

Comentários de EWA HOTZ, turista Holandesa de férias no Brasil em setembro de 2003...

E aí? Você já tem como me responder se é mesmo um patriota e se o Brasil é mesmo um país do terceiro mundo? Então continue lendo...

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e sua cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional sempre aparece, e geralmente é na hora em que a platéia está mais emotiva.

O Brasil tem uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua Portuguesa, é chamada de língua Portuguesa. As empresas de software a chamam de português brasileiro porque simplesmente não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Acho que já está na hora de começar a falar em Língua Brasileira... o que você acha?

Os brasileiros são vítimas de vários crimes contra a sua pátria, suas crenças, sua cultura e como vimos, sua língua, etc... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que têm muitas razões para resgatar as raízes culturais. Mas está chegando a hora de todo o povo brasileiro começar a prestar mais atenção em si mesmo, como povo, como nação.

Veja abaixo os dados da consultoria Antropos Consulting e publicações: Perfil da Economia Brasileira, 2000, editada pela CBMM-Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. Brasil, Conjuntura Econômica, do Ministério das Relações Exteriores, e Sete Anos do Real, da Presidência da República. Revistas VEJA e EXAME; Secretaria de Estado de Assistência Social do Ministério da Previdência Social e Anuário Estatístico do IBGE.

A pesquisa é apenas um pequeno resumo deste "país de Terceiro Mundo", chamado Brasil, feita em várias áreas diferentes:

Na Agricultura

O Brasil é o maior país com área cultivável do mundo (22% da área mundial) e produziu 94 milhões de toneladas de grãos na safra 2000/2001, sendo que a atual safra supera os 100 milhões. Somos o primeiro produtor mundial de café, laranja e cana-de-açúcar; O segundo, de mandioca, feijão, soja, carne bovina e de frango; O terceiro, de açúcar refinado e milho; O quarto, de grãos e cacau; O sétimo, de ovos e carne de porco; O oitavo, de algodão e arroz. Somos o segundo exportador mundial de frangos e o quarto de carne suína.

Ciência e tecnologia

O Brasil é centro de excelência em setores como engenharia aeronáutica, tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas, desenvolvimento de satélites, enriquecimento de urânio, agricultura tropical e vacinas. O crescimento da produtividade científica brasileira entre 1995 e 1998 somente foi inferior ao da Coréia do Sul e entre 1981 e 1998, cresceu 365%, quase três vezes acima da média mundial (104%). Em 1997, investia-se apenas 0,7% do PIB em desenvolvimento tecnológico e atualmente, esse percentual se elevou a 1,7%

Comunicações

Até 2005, estarão em operação 60 milhões de aparelhos celulares. Em 1994, o país contava com menos de um milhão de celulares; em julho de 1998, totalizavam 5,6 milhões e hoje possuímos 23,2 milhões, ou seja, um crescimento de 310% em apenas dois anos. Em 1994, o Brasil tinha 13 milhões de telefones fixos e, no final de 2000, alcançou 38,3 milhões, ocupando o quinto lugar no mundo. O Brasil está colocado em nono lugar entre os países que mais usam a Internet (10,9 milhões de pessoas), depois dos EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, China, Canadá, Coréia do Sul e Itália 61% dos sites latino-americanos são brasileiros.

Economia

O Brasil é a oitava economia do mundo com um PIB de US$ 840 bilhões e que, em 20 anos, será a quarta potência econômica mundial, disputando o lugar com a França, Itália e Reino Unido. O PIB cresceu, em média, 4% ao ano de 1994 a 1997, em comparação a apenas 0,22% do período de 1990 a 1993 e que, em 2000, foi de 4,46%. O PIB per capita, que tinha caído 1,25% ao ano de 1990 a 1993, aumentou 2,51% anuais de 1994 a 1997. Segundo o Banco Mundial, Brasil, China, Índia, Indonésia e Rússia serão os países com a mais alta taxa de desenvolvimento nos próximos 25 anos. No período de 1947 a 1988, o PIB do Brasil cresceu 12,5 vezes, menos apenas do que o PIB do Japão (19 vezes). Temos 42% do PIB da América Latina e o PIB da Argentina equivale ao do interior do Estado de São Paulo; o PIB do Chile, ao da Grande Campinas. Das 500 maiores sociedades da América Latina, 300 são brasileiras, 80 mexicanas, 60 argentinas e 30 chilenas. Os bens de capital para a indústria da construção, de energia elétrica e de uso misto cresceram, nos últimos quatro anos, 49%, 17% e 9% respectivamente.

Indústria

A maior central hidroelétrica do mundo é Itaipú. Ocupamos a décima posição mundial como produtores de energia elétrica. O Brasil possui o décimo parque industrial do mundo. O Brasil é o décimo-segundo produtor mundial de automóveis e que nele estão instaladas, entre outros fabricantes, a Audi, Chrysler, Fiat, Ford, General Motors, Honda, Mercedes, Peugeot-Citroen, Renault, Scania , Toyota , Volkswagen e Volvo Somos, em termos de produtos manufaturados, o segundo fabricante mundial de revestimentos de cerâmica e de compressores para refrigeração; o quarto, de cerveja; quinto, de gasolina e rádio; o sexto, de cigarros e CDs; e o sétimo, de geladeiras , têxteis e confecções; e o oitavo de papelão ondulado, produtos químicos e alimentos preparados 70% das nossas exportações são de produtos manufaturados. A PETROBRÁS, com tecnologia nacional, é dona do recorde mundial na extração de petróleo em águas profundas, com uma profundidade de 1.700 metros. Somos o país em vias de desenvolvimento com o maior número de empresas com certificado de qualidade pela ISO 9000, com 6.890 empresas, enquanto o México tem 300 e a Argentina, 265. A produtividade industrial aumentou 67% de 1992 a 2000. A EMBRAER, empresa aeronáutica brasileira vendeu, em 27 anos, 4.959 aviões, sendo a 4ª fabricante mundial de aviões comerciais com vendas para EUA, França, Itália, Suíça, Portugal, Espanha, Luxemburgo, Holanda, Polônia, Reino Unido, China e Suécia

Tecnologia

Somos o sétimo país do mundo em número de computadores e o maior mercado mundial de informática. Somos o nono país do mundo em número de internautas (17,3 milhões), seguindo-se, na América Latina, o México (2,2 milhões e a Argentina (1,3 milhões). Somos o segundo país no mundo com maior crescimento na Internet e 98% dos brasileiros enviaram sua declaração de imposto de renda via Internet. Ocupamos o primeiro lugar entre os países com mais usuários de Internet banking, superando o Canadá, EUA e Japão, de acordo com levantamento da America Online.

Mercado

O número de consumidores, calculado em 43 milhões, aumentará para 65 milhões em 2005.

Somos o quinto maior mercado consumidor do mundo. O Brasil é o quinto país do mundo em Poder de Compra com mais de US$ 1 trilhão em Purchasing Power Parity, depois dos EUA, China, Japão e Alemanha. Segundo o IBGE, a classe média brasileira representa 35 milhões de famílias, ou seja: a) é 8% maior do que a população da Alemanha e maior do que a soma da população da Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Hungria, Irlanda, Islândia, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça e República Checa; b) é maior do que a população da França e Canadá somada; c) equivale a 1/3 da população dos EUA e a 72% da do Japão. Somos o terceiro mercado no ranking internacional de franquias, somente superado pelos EUA e Canadá. O número total de unidades cresceu 96% entre 1995 e 1999, atingindo 46.534 unidades, com um número de 226.334 empregos diretos.

Esporte

Números cada vez maiores de medalhas olímpicas e, principalmente, para-olímpicas. Atletas que invariavelmente não têm nenhum apoio ou patrocínio de seu país para treinar e se dedicar ao esporte. Brasileiros que dão o sangue por este país e nem sempre têm o reconhecimento merecido. Somos famosos quando ganhamos, porém, esquecidos após descer do pódio. Mas chegamos lá e vamos além. Apenas como título de exemplificação, se os atletas brasileiros conseguissem receber apenas um décimo do esforço e patrocínio que é dado aos atletas Cubanos ou Americanos em seus respectivos países, o que não seria do Brasil nos esportes?

Estes são apenas alguns números para um país que é chamado de "Terceiro Mundo", mas ainda temos um pouco mais a falar...

01. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

02. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

03. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

04. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

05. Mesmo sendo um país “em desenvolvimento”, ou melhor, do terceiro mundo, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

06. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto que alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

07. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

08. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

09. Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.

10. Do total de empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México são apenas 300 empresas e 265 em toda a Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado mundial de jatos e helicópteros executivos. Atualmente as aeronaves que fazem parte do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) estão sendo comercializadas para os Estados Unidos, para o mesmo fim (Patrulha Aérea).

...esse é um país de terceiro mundo...?????

Por que então esse vício de só se falar mal do Brasil? A começar por nós mesmos...

Os números estão aí para quem quiser verificar.

Terceiro mundo? Imagina se estivéssemos então no primeiro mundo...

E não para por aqui não, veja só, nosso Brasil tem muitos outros números.

Por que não se orgulhar em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

Só temos a nos orgulhar de nosso país e de sermos brasileiros.

E tem mais... Você sabia...

Que o Brasil tem o mais moderno sistema bancário do planeta?

Que as agências de publicidade de nosso país ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

Pois é, e vale lembrar novamente: País de terceiro mundo!

Por que não se fala que o Brasil é o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

Por que não dizer que o Brasil é hoje a terceira maior democracia do mundo? E que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados...

Por que não lembrar que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

Por que não se orgulhar de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando?

É! O Brasil é um país abençoado de fato. Terceiro mundo, mas abençoado!

Os brasileiros são considerados os maiores amantes do mundo, enquanto que os ingleses e os árabes são os piores.

Os brasileiros tomam banho todos os dias, às vezes mais de um por dia enquanto que os europeus tomam em média um por semana.

O país do mundo onde a Gessy Lever mais vende sabonetes é o Brasil. Precisa dizer mais?

País de terceiro mundo que nada! Já estamos no primeiro mundo mas ainda não nos demos conta disso...

Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.

Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.

Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar a toda espécie de gente.

Por que o brasileiro tem a mania de só ser nacionalista e patriota durante a Copa do Mundo?

Se fossemos assim todos os dias, vibradores como somos durante a Copa, talvez hoje o Brasil fosse realmente uma super potência... Um país de primeiro mundo...

Somos sim um país do terceiro mundo, mas quem nos disse isso e nos impôs isso foram os países do primeiro mundo, que na verdade sabem e reconhecem a nossa potência como nação e nosso lugar no mundo. Cabe a nós continuar acreditando nessa inverdade ou não.

Mas enquanto nós mesmos não nos dermos conta da potência que somos e da potência que é o nosso povo, infelizmente continuaremos a ser chamados de terceiro mundo e assim o seremos lá fora também

E agora? Você se acha patriota? Ainda acha que somos do terceiro mundo?

S u s s u a r a n a

sussuarana@sussuarana.com.br Brasil, Brasilia-DF., 23/Ago/2004

ESTE TEXTO É O MANIFESTO DE UM BRASILEIRO, PATRIOTA, QUE SE RECUSA A ACEITAR QUE O BRASIL SEJA CONSIDERADO UM PAÍS DO TERCEIRO MUNDO

Divulgue esta mensagem para o máximo de pessoas que você puder. Com essa atitude, talvez não consigamos mudar o modo de pensar de cada brasileiro nem do resto do mundo. Mas ao ler estas palavras iremos, pelo menos por alguns momentos, refletir e nos orgulharmos de sermos B R A S I L E I R O S ! ! !

11 comentários:

  1. Eu me orgulho de ser brasileira, acredito no meu país, tenho fé e esperança de um Brasil melhor.
    Abraços, beijos e um sorriso :)

    ResponderExcluir
  2. Esse rótulo de fato existe país de 3º mundo. Mas hoje as coisas mudaram e para melhor. Já somos reconhecidos lá fora não como emergente mas com um lugar assegurado entre as grandes potências. Eu acredito que somos grandes e que cresceremos mais ainda. É que como nosso povo é mesmo desculpem-me mas muito brincalhão fazemos piadas de nós mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Eu também me orgulho de ser brasileira e acho que não seria feliz se não tivesse nascido nesse país abençoado.
    O Brasil resiste a maus brasileiros que só pensam em enriquecer roubando o país. Não me orgulho de falsos brasileiros que se aproveitam da ignorância e humildade de um povo sofrido para se apoderar do dinheiro público e nomear parentes para cargos com alta remuneração. Não me orgulho do políticos brasileiros que se envolvem em falcatruas e escândalos e só pensam em seus próprios bolsos. Não me orgulho daqueles que usando o nome do Brasil investem dinheiro público no exterior para duplicar suas fortunas. O Brasil tem muitos números e estatísticas para comprovar a sua grandeza, mas infelizmente a educação vai muito mal, a saúde é crítica e a cultura do povo nem se fala, não está ao seu alcance.
    O Brasil resiste, por enquanto e ainda, aos maus brasileiros!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de deixar anotado aqui, para efeito de pesquisa, o local onde o texto original deste manifesto pode ser encontrado.

    Peço a permissão da Zilda que foi a pessoa quem postou o Manifesto aqui e coloco abaixo, o link do texto original.

    http://blog.sussuarana.com.br/manifesto-de-um-brasileiro/

    Sou o autor do texto e agradeçoàs pessoas que estão divulgando o mesmo. Obrigado!

    Leonardo Sussuarana
    sussuarana@sussuarana.com.br

    ResponderExcluir
  5. É isto.o BRASIL resistirá sempre,pois não depende de um homem apenas,e os de bem são muitos.Vamos pensar positivo Zildantonio.Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua presença Sussuarana;é aquela de eu mato a cobra e mostro a cobra morta rsrsrsrs
    Adorei seu texto que dá uma aliviada em nossas cabeças tão saturadas do que é negativo.Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. "Que seja eterna a vitória dos seus dias,
    mesmo quando eles lhe derem
    a impressão de fracasso.
    E nunca se esqueça que atrás das nuvens
    sempre existirá sol."

    (desconheço o autor)

    Hoje passando para desejar um lindo final de semana com muito amor e carinho
    Abraços do amigo Eduardo Poisl

    ResponderExcluir
  8. Oi! Vi conhecer seu blog e retribuir a visita! Bjs

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!