Seguidores

MENSAGENS ELETRÔNICAS DISSEMINAM MENTIRAS PELA INTERNET

No dia da mentira, conheça algumas das mensagens disfarçadas de denúncias ou serviços, mas que não passam de informações falsas que causam prejuízos e colocam vidas em risco.

G1.globo.com/jornaldaglobo

André Luiz Azevedo - Rio de Janeiro

Todo mundo que usa computador volta e meia recebe mensagens com histórias alarmantes. Parecem verdadeiras, mas é tudo mentira. E elas não param. É o caso do e-mail falso sobre um livro didático dos Estados Unidos. A mensagem diz que “... os livros de geografia de lá, estão mostrando o mapa do Brasil amputado, sem o Amazonas e o Pantanal". E ainda mostra a imagem do que seria o novo mapa do Brasil. E o refrigerante perigoso? O e-mail diz: “... vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com os mesmos sintomas: a falta de atividade renal e o aparecimento de tumores ... após ingerirem altas doses do guaraná". Tudo absolutamente falso. A mentira na internet tem até um nome técnico, que significa trote em inglês. O assunto é sério e ocupa os centros de atendimento das empresas que são vítimas das falsas histórias. No caso do refrigerante, os boatos e mentiras chegam a ser responsáveis por até 15% dos atendimentos na central telefônica. São tantas histórias absurdas que a empresa coloca até na página da internet as explicações sobre algumas delas, mas a criatividade maldosa parece não ter limite. “Alguns casos a gente percebe que tem envolvimento não só do Brasil, mas de outros países. Acho que é igual a um telefone sem fio, alguém fala alguma coisa que até pode ser verdade no contexto, e alguém distorce aquela história, distorcida ela vira uma mentira”, diz Elizabeth Almeida, gerente de atendimento ao consumidor. Às vezes a mentira na internet causa problemas muito mais graves. É o caso de um e-mail falso que atacava um hospital de Sorocaba no interior de São Paulo. Dizia que “... estão fazendo apenas 120 transplantes por mês por falta de pacientes. Muitas córneas são desprezadas (jogadas fora) após o seu período limite de uso". A mensagem começou a circular há oito anos e até hoje ainda provoca dor de cabeça para o hospital. Que teve de montar uma central só para atender quem pensa que o boato é verdadeiro “Nós tivemos que investir muito nessa estrutura de telefonia, não só em pessoas, mas em equipamento, em software, para poder dar conta de todas as ligações e não é só a questão da ligação. É o tempo que isso exige da gente, porque esclarecer uma mentira é muito difícil. Foi uma pessoa que colocou isso na rede e trouxe todo esse transtorno para a gente”, declara Edil Vidal de Souza, superintendente do banco de olhos. Um professor de marketing diz que enfrentar a mentira na internet é um dos grandes desafios do mundo moderno. “Hoje é muito fácil você disseminar uma historia dessas, antigamente era no boca a boca, um falava para o outro. Hoje com redes sociais, em um clique a pessoa espalha isso pra centenas, milhares de pessoas”, diz Luiz Antonio Dib, coordenador de marketing da Coppead – UFRJ.

6 comentários:

  1. É minha amiga Zilda!
    A internet é um meio de comunicação poderozissimo e de fácil acessom.
    e as pessoas mal intencionadas. aproveitam para prejudicar a outros.
    Que pena não!
    Se fosse usada só para o bem...!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Tem muitas pegadinhas na internet, é sempre bom ficarmos espertas pois tem muita gente mal intencionada na internet, então todo cuidado é pouco.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. É ISTO MARIANO,INFELIZMENTE!!!SAÚDE E PAZ PRA VOCÊ.............

    ResponderExcluir
  4. vERDADE dORA!!!Grande beijo no coração...

    ResponderExcluir
  5. É uma pena quando as pessoas não tem noção do discernimento entre o "bom" e o "mal"... Esquecem o verdadeiro sentido de uma brincadeira...
    Abraço e Feliz Páscoa!!!

    ResponderExcluir
  6. Precisamos está atentos!!!!!!!!!!!!!!!Bjs no coração.

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!