Seguidores

Os 8 lugares mais “sujos e contaminados” dos shoppings


Os 8 lugares mais “sujos e contaminados” dos shoppings

 

 “Qualquer lugar em que as pessoas se reúnam fica cheio de bactérias e vírus, e um shopping center lotado é um exemplo perfeito disso”, explica o especialista em microbiologia e imunologia, Philip Tierno.

Fim de ano chegando, a loucura dos feriados e das compras batendo nas portas, e a última coisa que você quer é ficar doente, certo? Porém, quando estiver nas lojas, você também estará exposto a muitos germes – como os vírus da gripe, E. coli e estafilococos. Com isso em mente, verifique os piores locais infectados por germes do shopping, indicados por um painel de especialistas, e dicas para se manter saudável:
1 – Pia do banheiro
A área mais suja em um banheiro (e, portanto, no shopping todo) não é a privada ou a maçaneta – é a pia. As bactérias ficam na torneira porque as pessoas tocam essas superfícies logo após usar o banheiro. Como essa é uma área úmida, as bactérias podem sobreviver por mais tempo ali.
Cuidado com as saboneteiras, também – não só elas são manuseadas por muitas mãos sujas, como podem abrigar germes em si. Especialistas descobriram que uma em cada quatro saboneteiras de refil de banheiro público continham níveis inseguros de bactérias.
Para se proteger, lave bem as mãos depois de usar um banheiro público: esfregue com sabão durante pelo menos 20 segundos, e enxague bem. Use uma toalha de papel para desligar a torneira e abrir a porta. Se não há sabão ou toalhas de papel, mate germes com um desinfetante à base de álcool, utilizando pelo menos uma colher de sopa do produto.
Evite saboneteiras recarregáveis e use apenas sabão líquido que vem em refil selado; se isso não for uma opção, use apenas o desinfetante para as mãos.
2 – Mesas de alimentação
Mesmo se você ver alguém passando um pano na mesa, isso não significa que ela está limpa. Na verdade, o pano pode espalhar bactérias nocivas como a E. coli se não for trocado e lavado regularmente.
Considere levar lenços desinfetantes em sua bolsa para que você possa limpar a mesa antes de se sentar. Procure os que contêm álcool ou outro agente de desinfecção, a fim de matar os germes, e não apenas limpar a sujeira.
3 – Corrimão de escada rolante
Durante testes, pesquisadores encontraram comida, E. coli, urina, muco, fezes e sangue no corrimão de escadas rolantes – e onde há muco, você também pode encontrar vírus. O certo é evitar tocar corrimões, a menos que seja absolutamente necessário – neste caso, use desinfetante para as mãos depois.
4 – Teclados
Qualquer tela ou teclado que várias pessoas tenham que tocar (como de caixas eletrônicos) pode conter uma média de 1.200 germes, incluindo micróbios que induzem doenças. O pior é o botão “enter”, porque todo mundo tem que tocá-lo.
Para evitar riscos, não use a ponta do dedo para apertar os botões, que são mais propensas a encontrar o caminho para seu nariz ou boca. E não se esqueça de lavar as mãos ou usar desinfetante depois.
5 – Lojas de brinquedo
Lojas de brinquedos podem ter mais germes que áreas de jogo, carrosséis, e outras zonas para crianças, simplesmente por causa da maneira como elas se comportam lá. Crianças lambem brinquedos, os rolam em suas cabeças, esfregam em seus rostos, e tudo isso deixa uma grande quantidade de germes.
Se você fizer uma compra, limpe qualquer brinquedo que não esteja em uma caixa selada com água e sabão, álcool ou vinagre (que tem propriedades antimicrobianas) antes de dar para o seu filho. E, claro, use desinfetante para as mãos depois de limpá-lo.
6 – Provadores
Você não vai pegar muitos germes nos ganchos ou maçanetas. O culpado? O que você experimenta. Depois que as pessoas experimentam roupas, células da pele e transpiração podem se acumular no interior. Ambos podem servir de alimento para o crescimento bacteriano. Você pode até mesmo pegar bactérias resistentes a antibióticos apenas experimentando roupas.
Use sempre roupas íntimas (não fio dental!) por debaixo das roupas que experimentar, principalmente calças, trajes de banho e qualquer outro vestuário que tocar seus genitais ou reto. Tampe cortes ou arranhões, já que feridas abertas podem ser uma porta de entrada para bactérias perigosas. E não se esqueça de lavar as roupas novas antes de usá-las.
7 – Lojas de dispositivos eletrônicos
Enquanto você está brincando com seu novo smartphone, você pode estar apanhando germes das mil pessoas que o testaram antes de você.
Um estudo publicado no ano passado descobriu que os vírus facilmente se transferem entre as superfícies de vidro e pontas dos dedos. E um relatório recente concluiu que de quatro iPads em duas lojas da Apple, um continha Staphylococcus aureus, a causa mais comum de infecções por estafilococos, enquanto outro registrou uma bactéria associada à erupção cutânea.
Limpe seus dispositivos com um lenço para desinfecção, bem como sua mão após usá-lo.
8 – Amostras de maquiagem
Vá até o balcão de maquiagem e acabe pegando uma infecção junto com a sombra mais recente. Um estudo de 2005 constatou que entre 67% e 100% da maquiagem para teste estavam contaminadas com bactérias, incluindo estafilococos, estreptococos e E. coli.
Evite o uso de amostras de maquiagem públicas; não aplique cosméticos nos lábios, olhos ou rosto que estejam ali para todos usarem. Amostras únicas são mais seguras. Se isso não for possível, use um lenço de papel para limpar a amostra e, em seguida, aplique o produto na parte traseira de sua mão. Só então use.[CNN]
http://hypescience.com

56 comentários:

  1. Oi lindinha! Passando para conhecer seu cantinho e já estou te levando comigo para não perder nenhuma novidade te convido para conhecer o meu.
    Estou retornando para a blogsfera e fazendo um trabalho de formiguinha, aos pouquinhos vou conhecendo mais pessoas e fazendo novas amizades. Estou de boca aberta com tantos germes que nos cercam rsrsr o negócio é relaxar e manter alguns cuidados.
    Bjs,e um lindo final de semana.
    http://detudoumpouco-a.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Zilda,
    O pior é que nós, pessoas comuns, estamos sempre utilizando esses locais sujos sem jamais nos darmos conta dessa contaminação. Abraços e parabéns pela postagem, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga, bom te ver de volta na lida, sinal que graças a Jesus está bem. Excelente alerta, obrigada bjs, Maria Sônia

    ResponderExcluir
  4. Ola, obrigada pela visita e por seguir. Bjs. Tenha um ótimo fim de semana, Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Jair!!!Eu já não pegava em escada rolante e etc há um bom tempo....Bjss

    ResponderExcluir
  6. Bom te ver também Sonia!!Bjss e obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Caraca Zilda!! Acho que nunca mais vou ao shopping rsrsr Brincadeirinha! Tenho sempre na bolsa um frasquinho de álcool gel e mesmo que as pessoas me olhem como se eu fosse o Sheldon do The big bang theory, uso mesmo ;)
    Beijos e que bom que você já está melhor.

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Boa lembrança. Louvado seja Deus que nos deu as defesas do nosso organismo.
    Mas temos que fazer nossa parte, e vc fez o dever de casa direitinho e ainda nos ajudou.Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom Zilda - espalhei!!!!!
    Bjão!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    passando prá conhecer seu cantinho...

    ótimo restinho de sábado!

    bjo!

    ResponderExcluir
  11. Que bom lembrar desses detalhes, é melhor prevenir mesmo. Bjs,

    ResponderExcluir
  12. é bem por aí mesmo,mais se a gente pensar nisso antes d sair não vamos a lugar nenhum...adorei o seu blog
    retribuindo, to te seguindo
    até mais
    http://bebelezura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá Zilda!
    Mas é complicado mesmo, vivemos no meio dos germes, vírus e bactérias diariamente. Mas em lugares como shopping e outros com grande número de pessoas, precisamos ter bastante cuidado, atenção e ação, estar sempre alerta. Com o tempo adiquirimos o hábito e fica mais fácil, esses cuidados. Bjs e um ótimo domingo amiga! Ieda.

    ResponderExcluir
  14. Corrimão, eu já imaginava e de qualquer lugar público. Não arrisco e nunca coloca a mão. Mesa de alimentação é uma constatação chocante! :( Já fiz todas as minhas compras de natal e estou livre da maratona!!
    Bom fim de semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  15. Sabemos disso e podemos tomar alguns cuidados, mas é uma verdadeira neurose pensar que todo lugar público é assim, não é mesmo?
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  16. Olá.Essa é minha primeira visita ao blog.Vi seu link em outro blog e resolvi vir conhecê-lo.Adorei seu blog e já estou lhe seguindo.Seu blog é muito bem organizado e suas postagens muito bem elaboradas.É muito bom podermos lembrar dos cuidados que devemos ter com a higienização em lugares públicos.Ótimos post!
    Te convido a conhecer meu blog e segui-lo também.Aguardo sua visitinha!
    Bjs!
    Zilda Mara
    http://www.cacholaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei zilda , bom ainda bem mas shopping me sufoca, e semi durda é horrivél , não gosto extamente de tudo que vc escreveu é verdade sim , banheiro , o ar devido ser fechado varias pesoas , banheiro , quantas pessoas nem sabem disto né , e se sabem nada faz gostam arricam a vida , ADOREI , PARABÉNS , AH SE O POVO SOUBESSE E DESSE VALOR NISTO AFINAL É A SAUDE DELES QUE ESTÃO EM RISCO .

    BEIJOS
    MARCIA REGINA
    http://brechodosul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adoro Shopping Centers, como boa paulistana, porém não faço nada que tem na lista. Não experimentou roupas, não apoio a mão no corrimão, não uso banheiro. Acho que sou ET. Ah! e meu filho já 20...kkkk

    ResponderExcluir
  19. Adorei amiga!
    É bom saber dessas coisas!devemos ser cuidadosas quendo estamos em certos lugares!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  20. Meu agradecimento sempre aos amigos que nos visitam com tanto carinho!!!Bjsss

    ResponderExcluir
  21. Adorei as dicas Zilda.
    Desejo a você uma abençoada semana e tudo de bom
    Beijos com carinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  22. Olá Zilda

    Adorei este post, um ótimo alerta àqueles que esquecem de lavar as mãos! Estou te seguindo.

    Bjoooooooo...............
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  23. Obrigada pela visita! Adorei seu blog
    seguindo tbm ;)


    =*
    http://bunitinhaeordinaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. A sujeira está em todos os lugares, não apenas nos corrimões, pia, teclado, provadores, etc. Está no dinheiro, nos sentimentos, nas pessoas...

    Obrigada por nos visitar!
    Aqui estou seguindo-te!
    Continue nos comentando e concorrendo todo mês a um livro. Quanto mais você comentar, mais chances tem de ganhar.

    Um abraço.
    CLUBE DOS NOVOS AUTORES

    ResponderExcluir
  25. Zilda

    Ótima postagem! Parabéns, são coisas simples que passam despercebidas, obrigado, vou divulgar seu post.

    Um super beijo
    Priscilla

    ResponderExcluir
  26. ja estou te seguindo sou blogueira 1226 amei seu blog bjsss

    ResponderExcluir
  27. Sempre bom saber, né Zilda? É surpreendente. A gente convivendo no perigo.
    Beijinho e muita paz, querida.

    ResponderExcluir
  28. credoooooooooooooooooooo!!! que nojo que deu agora!!! :S
    seu post foi muito util!! obrigada por seguir! ja estou seguindo tb! bjus

    www.sualindaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Adorei eu blog!!!

    Já estou seguindo!!!

    Beijosss,

    http://unhasdecoradasbyariane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Zilda!
    Vim retribuir sua visitinha e vou lhe seguir. Se não der certo agora a tarde volto de meu PC e tento novamente, no momento estou na escola, net ruim por demais.
    Bjokas...da Bia e adorei seu post. Muito instrutivo.

    ResponderExcluir
  31. Olá! Obrigada pela visita em seu blog.
    Vim retribuir e já estou te seguindo também!
    Adorei seu espaço!
    Beijos
    Teresa
    artimanhasdeterreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Ooi!

    Muito obrigada por sua visitinha no meu cantinho!

    Vim retribuir e seguir o seu tbm!

    Obs:. Nunca mais pego em corrimão de escada rolante :S ' qe nojo!


    bjoos ><

    http://falandodemakebyaliny.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Temos que tomar muito cuidado, ou o que seria uma diversão, pode ser transformar em um grande transtorno.
    Ótimo alerta esse que publicou. Parabéns.
    Abraços de luz.
    Lua.

    ResponderExcluir
  34. Boa Noite!!!Obrigada pela visita no meu blog
    Vim retribuir e já estou te seguindo também!
    bjs e fica com DEUS!!!

    ResponderExcluir
  35. A gente nem pensa nisso,né,Zilda,mas é um perigo!
    Outros lugarzinhos danados de contaminados são os ônibus...nesses eu penso muito,pois uso direto e me arrepio só de pensar nas possibilidades de contaminação!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  36. Ola! Faço parte do Blogueiras Unidas e vim visitar o seu cantinho...
    Meu numero de identificação é o 908!
    Já estou te seguindo...
    Está tudo lindo por aqui...
    Visite-me e participe do sorteio que o Lucas Arte Digital eo Blogueiras
    Unidas estão fazendo em parceria! ESPERO VOCÊ!
    http://lucasartedigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Olá Zilda, adorei seu blog, Parabéns!! Obrigada por sua visitinha no meu blog, já estou seguindo vc também! volte sempre viu?!

    bjkas

    http://www.fiufiubuttons.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. esqueci de dizer... esse post seu me lembrou aquele filme Contágio, vc viu? nossa, dá vontade de tomar banho num barril de álcool... rsrsrss

    ResponderExcluir
  39. Oi, Zilda, tudo bem? andei sem postar, mas estou voltando. Olha, li com atençao este teu post e fiquei pensando. Até mesmo em um dos comentários é citado algo no que pensei, no contágio e no risco de a qualquer momento um grande desatre se abater sobre um determinado grupo humano e ai não ter controle e virar uma tragédia global... Que isso não aconteça, mas é preciso que as pessoas tomem muito cuidado.
    Excelente post. Excelente.

    ResponderExcluir
  40. Oi, adorei o seu blog, super fofo
    ja to seguindo concerteza |SEGUE DE VOLTA POR FAVOR??

    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Oi Zilda!
    Noooooossa, se paramos pra pensar nestas coisas é de ficar paranóica.rsss Já tenho algumas, mas outras não havia parado pra pensar, vai começar novas paranoias.rsss Excelente post!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  42. Zilda!
    Determinações interessantes e verdadeiras. E haja bactéria!!

    Agradeço a visita ao blog, já estava a seguindo por aqui.

    Um domingo pleno de amor no coração.
    cheirinhos
    Rudy

    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  43. Vim retribuir a visita, conhecer um pouco seu cantinho, quem tem filho pequeno só apelando pra orações, pra tomar cuidado com tanta bactéria, não sou espírita, mas tenho muito respeito, tenho amigas que são e conheço um pouco da doutrina, me encantei com o texto se eu morrer primeiro que você, estou seguindo com muito prazer, estarei sempre por aqui, bjos!!!

    ResponderExcluir
  44. Oi Zilda..obrigada pela visita e por ser minha seguidora...muito legal seu blog..vou estar sempre por aqui..ja sou sua seguidora tbém..bjos
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Zilda, muito boa essa postagem. Devemos estar atentos para aquilo que não vemos e pode prejudicar nossa saúde. Muito esclarecedor esse texto. Muita paz!

    ResponderExcluir
  46. Oi Zilda. Muito obrigada por seguir meu blog. Eu já estou seguindo o seu. Nossa que interessante saber sobre essas informações.

    http://vintageiz.blogspot.com

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  47. boa noite flor, passando p/ retribuir sua visitinha, obrigada por me seguir, tbm já estou te seguindo...
    mto interessante seu blog, vou voltar aki c/ um pouco mais de tempo p/ ler c/ mais calma...
    bjkas e fica c/ Deus

    ResponderExcluir
  48. Tenho mania de lavar as mãos a todo instante, na rua eu uso Álcool Gel, carrego sempre um na bolsa, é melhor prevenir do que remediar.
    Um abraço! Boa semana!!

    ResponderExcluir
  49. Oi Zilda, também estou te seguindo. Obrigada pela visita.

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  50. Zilda, passei para te desejar Feliz Natal. Beijos.

    ResponderExcluir
  51. Você está estre os melhores de 2011, primeira premiação feita pelo blog Sei que Deus existe, passe por lá para conferir e pegar seu prêmio virtual parabéns pelo seu trabalho.
    http:www.seiquedeusexiste.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Quero agradecer aos amigos que por aqui passaram!!!Bjs

    ResponderExcluir
  53. Que bom Patrícia!!!Muito obrigada.Irei buscar.Bjss

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!