Certos cérebros podem ser “propensos” ao vício
Um novo estudo indica que anormalidades no cérebro podem tornar algumas pessoas mais susceptíveis a se tornarem viciadas em drogas do que outras.
O estudo sugere a dependência é em parte um “distúrbio do cérebro”, uma doença mental. E, como os cientistas descobriram as mesmas diferenças nos cérebros de viciados e de seus irmãos e irmãs não viciados, isso oferece esperança de novas formas de ensinar aos viciados “autocontrole”.
Já faz um tempo que os pesquisadores sabem que o cérebro de viciados em drogas têm algumas diferenças, mas explicá-las tem sido mais difícil.
Os especialistas não tinham certeza se as drogas mudavam o cérebro dos usuários, ou se cérebros de dependentes de drogas eram diferentes, em primeiro lugar.
O novo estudo tentou responder essa questão, comparando os cérebros de 50 viciados em crack ou cocaína com o cérebro de seu irmão ou irmã, que nunca tinha usado drogas. Ambos viciados e irmãos não viciados tinham as mesmas anomalias na região do cérebro que controla o comportamento, o sistema frontoestriatal.
A sugestão é de que estes cérebros podem ser “propensos” ao vício. Mas há muito tempo se sabe que nem todo mundo que usa drogas se torna viciado. “Isso mostra que a toxicodependência não é uma escolha de estilo de vida, é um distúrbio do cérebro e precisamos reconhecer isso”, disse a pesquisadora do estudo, Karen Ersche.
No entanto, os irmãos não viciados do estudo tiveram uma vida muito diferente, apesar de compartilhar a mesma susceptibilidade. “Estes irmãos e irmãs que não têm problemas de dependência podem nos dizer como superar esses problemas, como eles conseguiram autocontrole em sua vida diária”, explicou Karen.
O psiquiatra Paul Keedwell disse que o vício, como a maioria das doenças psiquiátricas, é produto tanto da natureza quanto da criação. “Precisamos acompanhar as pessoas por mais tempo para quantificar o risco relativo de natureza versus criação”, comentou.
É possível que as semelhanças no cérebro dos irmãos não se deva à genética, mas sim ao fato de terem crescido na mesma casa. Pesquisas sobre a relação entre o vício e a estrutura do cérebro estão longe de terminar.
Se for verdade que o vício não altera o cérebro, mas sim toma conta de um cérebro propenso, isso pode abrir caminho para novas terapias e tratamentos e até mesmo prevenção de vícios.[BBC]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrigada aos amigos pela visitinha!!Bjsss
ResponderExcluirTaí a importância do acompanhamento dos pais na criação e acompanhamento do desenvolvimento dos filhinhos, dando o apoio a educação e principalmente o exemplo necessário para vencer essa inclinação.
ResponderExcluirZilda...
ResponderExcluirestou aqui aplaudindo esta postagem
há muitos anos atrás eu queria saber se não existiria um tipo de exame para saber se a pessoa tem propensão ao vício ou não.
Algo que estivesse ali, latente.
Ótimo....
agora percebemos que existem diferenças cerebrais que favorecem o vício.
Show...
tomara que mais e mais pesquisas ampliem esta discussão, não é?
beijos.
Nossa que interessante!
ResponderExcluirUm tanto curioso.
Um bom exemplo como disse Rosa, se faz necessário.
Bom dia Zilda.
Xeros
Vim retribuir a visita e amei o blog!!
ResponderExcluirAdorei esse post!!!
Seguindo!!
Bjos
@alem_horizonte
Blog Além do Horizonte
Para enriquecer nosso conhecimento, beijo Lisette.
ResponderExcluirOiii !!!
ResponderExcluirTem Selinho pra vc no meu blog, pega lá !
http://cantinhodageane.blogspot.com
Bjs !
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAgradecendo a visita no blog.
ResponderExcluirBeijinh♥ e um ótimo domingo!
oi florzinha, obrigada pela delicada visita em meu blog, e tbm já estou te seguindo. Estas informações são imporantes para todos, principalmente para nós educadores. bjks em seu coração!!!
ResponderExcluirOlá flor, passando para retribuir a visitinha e o carinho, adorei seu blog e ja estou seguindo...
ResponderExcluirbjinhus tenha uma linda semana....
http://taisricomini.blogspot.com/
Olá bom dia retribuindo a visita! adorei seu blog, muito meigo!!!!!! bjs!!já seguindo!!!
ResponderExcluirGrande abraço Zilda cigana amiga. Nosso cérebro tão complexo quanto todos os mistérios do universo.
ResponderExcluirOlá Zilda, amei seu blog, também sou espírita, ainda tenho muito que estudar. Obrigada pela visita. Grande abraço, Celia
ResponderExcluirMISTÉRIOS DOS SERES HUMANOS! ADOREI SEU BLOG! ESTOU SEGUINDO E RETRIBUINDO A VISITA, SE POSSÍVEL VISITE MEU OUTRO BLOG http://rabiscosdadi.blogspot.com/
ResponderExcluirbeijos
Zilda, minha querida,
ResponderExcluirvocê ainda não sabe????
Estamos completando 1 ano de BCFV! Dai que para comemorar tem blogagem nova no pedaço, ou melhor, em pedaços (fases), bom...vou revelar... é aos pedaços (rs):
BC Amor aos Pedaços
Você tem toda a razão, o cerebro humano tem tendência ao vicio, e concerteza estavamos viciadas na BC Fases da Vida podendo agora realimentar o bom vicio de partilhar emoções através de blogagens.
Beijinhos.
Contamos com você.
Rute
Oi amiga querida!
ResponderExcluirVim espiar como você está! Tenho sentido tua falta, mas tenho te visto seguindo vários blogs. Sei que você está sempre online. Me faz uma visita, por favor
Tua opinião sobre a administração de nossa parceria é muito importante!
Aguardo!
Beijocas!
Essa pesquisa é o início de um caminho para encontrar respostas. Em minhas experiências, vejo que é necessário muita força de vontade para sair do vício. E que só é possível vencê-lo através da vontade. Muita paz!
ResponderExcluirOlá, querida
ResponderExcluir"Ah, o Amor! Pequena gota
que cai da flor,
orvalho da noite
estrelada..."
Obrigada por aderir à nossa Blogagem Coletiva Amor em Pedaços
Seja muito bem vinda!!!
Bjs de paz e alegria
P.S. Acredito muito nisso e tenho compaixão pelos que se viciam em algum tipo deles... não me vejo nada melhor do que eles... afinal, temos algum tipo de apego desordenado todos...
Meu agradecimento pelos comentários e carinho!!Bjssssssss
ResponderExcluirOlá Zilda!
ResponderExcluirPassei para fazer uma visita a seu cantinho e convidá-la para pegar uma tag, em meu outro blog ALÔ VIDEOSFERA MIMOS E CARINHOS. O link é este:
http://alovideosfera.blogspot.com . Aproveitei para levar o banner com o link de seu blog. Parabéns! Está fazendo um ótimo trabalho. Bjus, Ramana MSA
Zilda, vim conhecer o seu cantinho e dizer que foi um prazer conhecê-la lá no encontro de blogueiras. Um abraço!
ResponderExcluirOlá Zilda vim retribuir a visitinha.
ResponderExcluirParabéns pelo blog e adorei as dicas, Parabéns.