Seguidores

Febre Reumática


Febre reumática
Maria Oliveira

A febre reumática é uma doença inflamatória que pode desenvolver-se como complicação de infeções na garganta tratadas inadequadamente. A infeção na garganta é causada pela bactériaestreptococos do grupo A.

A febre reumática é mais comum em em crianças dos 5 aos 15 anos de idade, embora possa desenvolver-se em crianças mais jovens e jovens adultos. Apesar de ser muito raro em países desenvolvidos, a febre reumática continua a ser comum em muitos países em desenvolvimento.

A febre reumática pode causar danos permanentes no coração, incluindo as válvulas cardíacas danificadas e insuficiência cardíaca. Os tratamentos podem reduzir os danos de uma inflamação dos tecidos, diminuir a dor e outros sintomas, e prevenir a recorrência de febre reumática.
Sintomas
Os sintomas de febre reumática podem variar. Algumas pessoas podem ter vários sintomas, enquanto outros experimentam apenas alguns. Os sintomas podem também mudar durante o curso da doença. O início da febre reumática geralmente ocorre cerca de duas a quatro semanas após uma infeção na garganta.

Sinais e sintomas de febre reumática - que resultam de inflamação no coração, articulações, pele ou do sistema nervoso central - pode incluir:
·         Febre
·         Dor nas articulações - na maioria das vezes nos tornozelos, joelhos, cotovelos ou pulsos; menos frequentemente nos ombros, ancas, mãos e pés
·         Dor numa articulação que migra para outro conjunto de articulações
·         Articulações vermelhas, quentes ou inchadas
·         Pequenos nódulos indolores abaixo da pele
·         Dor no peito
·         Sensação de batimentos cardíacos rápidos, ou palpitações
·         Fadiga
·         Falta de ar
·         Erupção cutânea indolor com uma borda irregular
·         Movimentos incontroláveis do corpo, na maioria das vezes nas mãos, pés e rosto
·         Explosões de comportamento incomum, como rir ou chorar sem razão aparente

Quando deve consultar um médico
Seu filho deve ver um médico se ele ou ela tem sinais ou sintomas de infeções na garganta. Tratamento adequado pode prevenir a febre reumática. Chame o seu médico se a criança tem algum dos seguintes sinais ou sintomas:

Dor de garganta, sem sintomas de constipação (resfriado),
Uma dor de garganta acompanhada por aumento dos gânglios linfáticos
Erupção
Dificuldade para engolir qualquer coisa, inclusive saliva
Hemorragia (sangue) do nariz, o que é mais provável em crianças menores de 3 anos de idade
Ligue para o seu médico sobre uma febre nas seguintes situações:
Recém-nascidos até 6 semanas com uma febre de 37,8 C
Crianças de 6 semanas a 2 anos, com uma temperatura de 38,9 C ou superior
Crianças de 2 anos ou mais, com uma febre de 39,4 C ou superior
Qualquer febre que dura mais de três dias
Além disso, consulte o seu médico se o seu filho apresentar quaisquer outros sinais ou sintomas de febre reumática.
Causas
A febre reumática pode ocorrer após uma infeção da garganta com uma bactéria chamada estreptococospyogenes ou estreptococo do grupo A. As infecções da garganta causadas pelo estreptococos pyogenes pode causar se bem que menos comum, escarlatina. Infeções da pele pelo estreptococos pyogenes ou mesmo outras partes do corpo, raramente provocam febre reumática.

A ligação exata entre a infecção por estreptococos e febre reumática não é clara, mas parece que a bactéria "engana" o sistema imunológico. A bactéria contém uma proteína semelhante à encontrada em certos tecidos do corpo. Portanto, as células do sistema imunológico que, normalmente, têm como alvo a bactéria pode tratar os tecidos do próprio corpo, como se fossem agentes infecciosos - especialmente os tecidos do coração, articulações, pele e sistema nervoso central. Esta reação do sistema imunitário resulta em inflamação.

Se o seu filho receber um tratamento imediato e completo com um antibiótico para eliminar as bactérias estreptococos - em outras palavras, tomando todas as doses da medicação prescrita - há pouca ou nenhuma hipótese de desenvolver febre reumática. Se o seu filho tem um ou mais episódios de inflamação de garganta ou escarlatina que não são tratadas ou não tratadas de forma completa, ele ou ela pode - mas não necessariamente - desenvolver febre reumática.
Fatores de risco
Fatores que podem aumentar o risco de febre reumática incluem:

O histórico da família. Algumas pessoas podem levar um gene ou genes que os tornam mais propensos a desenvolver febre reumática.
Tipo de bactéria estreptococos. Certas estirpes de bactérias estreptococos são mais prováveis ​​de contribuir para a febre reumática do que outras estirpes.
Fatores ambientais. Um maior risco de febre reumática está associado a condições, a superlotação  de zonas pobres, e outras condições que podem facilmente resultar na rápida transmissão ou múltiplas exposições à bactéria estreptococos.
Tratamento
Os objetivos do tratamento para a febre reumática são para destruir qualquer grupo restante da bactéria estreptococos, aliviar os sintomas, controlar a inflamação e prevenir episódios recorrentes de febre reumática.

Tratamentos utilizados para a febre reumática incluem:

Antibióticos. O médico irá receitar penicilina ou outro antibiótico para eliminar todas as bactérias estreptococos restantes que possam existir no corpo do seu filho(a).

Após o seu filho(a) ter completado o tratamento completo de antibióticos, o médico começará outro curso de antibióticos para prevenir a recorrência de febre reumática. Este tratamento preventivo geralmente continua até que seu filho tenha pelo menos 20 anos de idade. Se um adolescente mais velho teve febre reumática, ele ou ela pode continuar a tomar os antibióticos após 20 anos de idade para concluir um curso de cinco anos mínimos de tratamento preventivo.

As pessoas que vivenciaram a inflamação do coração quando tiveram febre reumática podem ser aconselhados a tomar o tratamento preventivo com antibióticos por muito tempo ou até mesmo para a vida.

Tratamento anti-inflamatório. O médico irá receitar um analgésico, como a aspirina ou naproxeno, para reduzir a febre, inflamação e dor. Se os sintomas forem graves, ou seu filho (a) não está a responder aos medicamentos anti-inflamatórios, o médico pode prescrever um corticosteroide, como a prednisona.
Medicamentos anticonvulsivantes. Se os movimentos involuntários forem graves, o médico pode prescrever um anticonvulsivante, como o ácido valpróico ou carbamazepina.
Cuidados de longa duração
Discuta com o seu médico que tipo de acompanhamento e de cuidados de longo prazo que o  seu filho(a) vai precisar. Danos ao coração de febre reumática podem não aparecer até que muitos anos passem após a doença aguda. O seu filho(a) deve ser informado de que ele ou ela teve febre reumática, e quando em adulto deve discutir este assunto com o médico.
 http://www.conhecersaude.com
Referencias: Diagnóstico e Terapêutica em Medicina Interna - Otto Miller

11 comentários:

  1. É importante ficarmos atentos aos primeiros sinais.
    Zilda um xero grande

    ResponderExcluir
  2. Uma postagem importante e bastante esclarecedora.
    Beijos.
    Élys.

    ResponderExcluir
  3. Quando eu era pequena, tive muitos problemas com infecções na garganta. Febre alta e até convulsões.
    Amiga, a historia de Natal deve ser postada no blog fLaShBaCk (de acordo com as orientações). Então vou copiar e postar lá para você, ok?
    Bom domingo!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante esta postagem. Eu não sabia de tudo isto!
    Obrigada!

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Zilda, uma pessoa que trabalhou comigo padecia de dores por causa da febre reumática. Tinha problemas no coração e fazia controle da pressão pois a tendência é que fique muito baixa. Ela tomava benzetacil direto!! Os dentes não aguentavam tanto antibiótico e já ficavam escuros pela descalcificação. Era uma febre forte que estava definhando os ossos, articulações e o próprio equilíbiro emocional desse pessoa. Aqui na blogosfera também temos uma amiga que padece desse mal. Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Nossa querida, que post interessante!!!
    Obrigada por compartilhar
    Grande bjo
    Paty Alves
    www.agape-amorverdadeiro.blogspot.com
    www.patyiva.blogspot.com
    www.tentardecoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida amiga Zilda
    Em primeiro lugar, quero agradecer por ter aceito o meu convite para participar da III Blogagem Coletiva de Natal...
    Já está listada e linkada no meu blog...
    Deus te cumule com muitas alegrias e, de uma forma toda especial, as espirituais...
    Conheci um menino (cunhado de um primo) que a tinha mas já cresceu e ficou bem, graças a Deus!!!
    Bjs de paz e bem

    ResponderExcluir
  8. Oi flor, tudo bem? passei para conhecer o seu blog gostei muito e já estou te seguindo, também sou Blogueira Unida, e te convido a conhecer meu cantinho e se gostar me siga também... www.bybeiju.blogspot.com.br e bjim e até lá!

    ResponderExcluir
  9. Zildaaaa...estou preocupada, cadê você, está tudo bem??

    beijos, Jaque

    ResponderExcluir
  10. Já está chegando o Natal
    ‘*’
    ‘*’ ‘*’
    ‘*’ ‘*’ ‘*’
    “””U”””
    Quero ser uma das primeiras pessoas a lhe enviar uma árvore de Natal.
    Tenha um fim de semana abençoado.
    Bju
    Toninha

    ResponderExcluir
  11. Oiii, tdo beem?
    adoreii seu blog, muiito lindo
    de verdade!!!
    se puder...
    Visite Meu Blog, nele eu falo de tendência de Moda, novidades de Cabelo, Unhas e Maquiagem
    que mulher não gosta de dicas para cada dia ficar mais linda, não é mesmo?
    Espero qi visite e Goste!

    Desde já, Muiito Obrigado
    Daanih Malvas ;*

    * BLOG: http://danihmalvas.blogspot.com.br/
    FAN PAGE: https://www.facebook.com/Daanih.Maalvas
    TWITTER: https://twitter.com/danih_malvas
    YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/Danitiele?feature=mhee

    **SEGUINDO SEU BLOG, SEGUE MEU TAMBÉM **

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!