Seguidores

CANTO DO RIO EM SOL

DRUMMOND

Guanabara, seio, braço de a-mar: em teu nome, a sigla rara dos tempos do verbo mar.

Os que te amamos sentimos e não sabemos cantar: o que é sombra do Silvestre sol da Urca dengue flamingo mitos da Tijuca de Alencar.

Guanabara, saia clara estufando em redondel: que é carne, que é terra e alísio em teu crisol?

Nunca vi terra tão gente nem gente tão florival. Teu frêmito é teu encanto (sem decreto) capital.

Agora, que te fitamos nos olhos, e que neles pressentimos o ser telúrico, essencial, agora sim és Estado de graça, condado real.

II

Rio, nome sussurrante, Rio que te vais passando a mar de estórias e sonhos e em teu constante janeiro corres pela nossa vida como sangue, como seiva -- não são imagens exangues como perfume na fronha ... como pupila do gato risca o topázio no escuro. Rio-tato- -vista-gosto-risco-vertigem Rio-antúrio

Rio das quatro lagoas de quatro túneis irmãos Rio em ã Maracanã Sacopenapã Rio em ol em amba em umba sobretudo em inho de amorzinho benzinho dá-se um jeitinho do saxofone de Pixinguinha chamando pela Velha Guarda como quem do alto do Morro Cara de Cão chama pelos tamoios errantes em suas pirogas Rio, milhão de coisas luminosardentissuavimariposas: como te explicar à luz da Constituição?

III

Irajá Pavuna Ilha do Gato -- emudeceram as aldeias gentílicas? A Festa das Canoas dispersou-se? Junto ao Paço já não se ouve o sino de São José pastoreando os fiéis da várzea? Soou o toque do Aragão sobre a cidade?

Não não não não não não não

Rio, mágico, dás uma cabriola, teu desenho no ar é nítido como os primeiros grafismos, teu acordar, um feixe de zínias na correnteza esperta do tempo o tempo que humaniza e jovializa as cidades. Rio novo a cada menino que nasce a cada casamento a cada namorado que te descobre enquanto rio-rindo. assistes ao pobre fluir dos homens e de suas glórias pré-fabricadas.

Carlos Drummond de Andrade

7 comentários:

  1. Zilda, Carlos Drumond de Andrade, através desse poema demonstra um carinho muito grande pelo Rio de Janeiro, e nesse dia que a cidade completa 445 anos você nos dá de presente.
    Eu agradeço de coração.
    Um grande abraço carioca!

    ResponderExcluir
  2. Trouxeste uma leitura mais que bela para o deleite d eteus leitores. A profundidade deste texto é extraordinária. Parabéns Zilda. Feliz semana.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Dora!!!!!!!!!!!!!!Obrigada pela constante presença.Bjsssssss

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Edith!!!!!!!!!!!!!!!!Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  5. Oi Zilda, que lindo!!! Como carioca agradeço, de coração,sua bela homenagem.
    E ainda trazendo o grande Drummond... que é a cara do Rio. É impossível caminhar pela orla de Copacabana e não parar para bater aquele papo com o grande poeta e escritor.
    Parabéns, belo post!!

    Um beijo

    Ah...eu passei os seus pemios à frente... e para um montão de gente.[rs] Melhor, né, mais agentes multiplicadores de amizade e respeito
    Bye

    ResponderExcluir
  6. errata: leia-se " seus prêmios". Desculpe.

    ResponderExcluir
  7. Valeu Lau!!!!!Obrigada pela visita e comentário.Bjs no coração.

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!