Seguidores

LENDA HINDU DA SERPENTE E DO SANTO



Texto inserido no capítulo 20, do livro OS MENSAGEIROS – PSICOGRAFIA DE CHICO XAVIER/ANDRÉ LUIZ-20ª EDIÇÃO
EDITORA FEB
FAZ PARTE DE UMA COLEÇAO
Contam as tradições populares da Índia que existia uma serpente venenosa em certo campo. Ninguém se aventurava a passar por lá, receando-lhe o assalto.Mas um santo homem, a serviço de Deus, buscou a região,mais confiado no senhor que em si mesmo.A serpente o atacou desrespeitosa.Ele dominou-a,porém,com o olhar sereno, e falou:-Minha irmã,é da lei que não façamos mal a ninguém. A víbora recolheu-se, envergonhada. Continuou o sábio o seu caminho e a serpente modificou-se completamente. Procurou os lugares habitados pelo homem, como desejosa de reparar os antigos crimes. Mostrou-se integralmente pacífica,mas,desde então,começaram a abusar dela.Quando lhe identificaram a submissão absoluta,homens,mulheres e crianças davam-lhe pedradas,A infeliz recolheu-se a toca,desalentada.Vivia aflita,medrosa,desanimada. Eis, porém, que o santo voltou pelo mesmo caminho e deliberou visitá-la. Espantou-se, observando tamanha ruína. A serpente contou-lhe, então, a história amargurada. Desejava ser boa, afável e carinhosa, mas as criaturas perseguiam-na e apedrejavam-na. O sábio pensou, pensou e respondeu após ouvi-la:- Mas, minha irmã, houve engano de tua parte. Aconselhei-te a não morderes ninguém, a não praticares o assassínio e a perseguição, mas não te disse que evitasses de assustar os maus.Não ataques as criaturas de Deus,nossas irmãs no mesmo caminho da vida,mas defende a tua cooperação na obra do senhor.Não mordas,nem firas,mas é preciso manter o perverso a distância,mostrando-lhe os teus dentes e emitindo os teus silvos.
Nesse momento, Aniceto sorriu de maneira expressiva. O administrador fez longa pausa e concluiu:- Creio que a fábula dispensa comentário.
.

6 comentários:

  1. ...e nos dias atuais, quem é quem?
    Zilda, tenha uma maravilhosa páscoa...
    Um super abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Zilda, a serpente poderia manter o respeito apenas intimidando quem a apedrejava, não precisava ela atacar, precisava apenas se defender mantendo as pessoas más a distância, seria o suficiente.
    Um grande abraço, desejando muita paz em seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Sempre que leio qualquer mensagem que envolva a serpente, eu fico pensando no que possuímos em nosso inconsciente coletivo ocidental. No oriente a serpente vem com outro simbolismo que é da sabedoria, da reflexão. Mas, no tocante a lenda há a preciosa mensagem que justamente é o caminho para a sabedoria, um caminho bem simples, dificil de seguir pela maioria de nós...Esse equilíbrio é quase uma dádiva.

    Zilda, bom domingo e boa semana pra vc.

    Abraços Fraternos.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Ronaldo!!!!Obrigada pelos comentários.Bj no coração.

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!