Seguidores

CULTURA

Bullying

por Solange Fonzar, colunista ONNE


Ana Beatriz Barbosa Silva lança livro sobre mentes perigosas nas escolas

São Paulo, abril de 2010 - Ana Beatriz Barbosa Silva, psiquiatra e autora dos best-sellers Mentes Perigosas – o Psicopata Mora ao Lado, e, Mentes Inquietas – TDAH: Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade, lança no mês de maio o livroBullying - Mentes Perigosas nas Escolas, que aborda um dos assuntos mais discutidos na atualidade. A palavra de origem inglesa, Bullying, é um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica que ocorre muitas vezes nas escolas e é caracterizado por atos agressivos, repetitivos e deliberados de alguns alunos contra outros alunos. Ofensas verbais, humilhação, exclusão, discriminação e agressões físicas ou sexuais caracterizam este tipo de comportamento. A prática pode acontecer em qualquer escola, independente das condições econômicas ou sociais dos alunos. Um exemplo bem atual aconteceu em março deste ano no Japão. A princesa Aiko, filha do príncipe herdeiro do trono imperial, Naruhito, e da princesa Masako, deixou de ir à escola onde frequenta em Tókio por causa das ofensas por parte dos colegas de classe. Apesar de parecer um comportamento novo, não é, mas só agora ele é reconhecido como causador de sérios danos e merecedor de medidas especiais para sua prevenção. As vítimas, na maioria das vezes, sofrem caladas e as consequências podem ser desastrosas: desde repetência e evasão escolar até o isolamento, depressão e, em casos extremos, suicídio e homicídio. De forma acessível e esclarecedora, o livro de Ana Beatriz faz uma investigação do problema, trazendo informações necessárias aos pais, professores, alunos e profissionais de diversas áreas para identificar esse tipo de violência e suas consequências, como também o que se pode fazer para combatê-la. Bullying - Mentes Perigosas nas Escolas Neste livro, a autora faz uma análise sobre um dos tipos de violência cada vez mais noticiado. Além dos bullies - os agressores - escolherem um aluno-alvo, que se encontra em franca desigualdade de poder, geralmente este já apresenta baixa autoestima. A prática de bullying agrava o problema preexistente, assim como pode abrir quadros graves de transtornos psíquicos e comportamentais que, muitas vezes, trazem prejuízos irreversíveis. "Após uma criteriosa investigação, observo que não somente crianças e adolescentes sofrem com essa prática, como também muitos adultos carregam aflições de uma vida estudantil traumática", alerta Ana Beatriz.

Mentes Inquietas – TDAH – Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade Neste livro, a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva recorre ao seu vasto conhecimento, resultante de prática clínica e de um autêntico passeio pelo interior do nosso cérebro, para descobrir o que influencia nosso pensar e agir. Na visão inovadora da autora cada pessoa é o que é, e um tratamento médico deve ser determinado para cada indivíduo. Escrito com clareza e espontaneidade, este livro soa como uma conversa na sala de estar de nossas casas. Partindo de casos verídicos, chega ao entendimento mais profundo de ser hiperativo mental e/ou físico.

Mentes Perigosas – O Psicopata Mora ao Lado Baseado em histórias reais, os exemplos citados em Mentes Perigosas ilustram comportamentos que um psicopata típico teria. Os casos trazem os mais diversos níveis de psicopatia, desde os mais leves até os moderados e severos. "Tentei esquadrinhar e tornar o tema o mais abrangente possível. Assim espero contribuir para que as pessoas se previnam das ameaças que nos rondam de forma silenciosa. Estou convencida de que falhas em nossas organizações familiares, educacionais e sociais são dados importantes, mas por si só não são suficientes para explicar o fenômeno da psicopatia.", explica a psiquiatra

Mentes Insaciáveis – 2 Ed. Por que as mulheres querem ser mais magras? O que são transtornos alimentares? Quais as diferenças entre anorexia e bulimia nervosa? Essas perguntas estão cada vez mais presentes na sociedade atual. Com uma narrativa sensível, humana e livre de preconceitos, Mentes Insaciáveisensina muito sobre os comportamentos alimentares dos nossos dias. Por meio de estudos de casos, o livro discute desde o diagnóstico de tais transtornos até a busca de tratamento adequado. A proposta aponta para se pensar o ser humano por inteiro - o corpo em profunda conexão com a mente e o espírito. O resultado é um livro para se devorar sem peso na consciência.

Mentes com Medo Na trajetória profissional de Ana Beatriz Barbosa Silva, os medos, as fobias e a ansiedade sempre lhe despertaram curiosidade. O livroMentes com Medo traz como proposta desvendar o que há por trás das atitudes humanas, ao relatar as experiências vividas por pessoas que sofrem de diversos tipos de medos e ansiedades. O livro está dividido em dez capítulos:Transtornos de Ansiedade,Transtornos do Pânico, Transtorno de Ansiedade Social, Medos Diversos, Transtorno de Estresse Pós-Traumático,Transtorno de Ansiedade Generalizada,Transtorno Obsessivo-Compulsivo,Dicas Preciosas e não medicamentosas para superar a ansiedade, De onde Vem Isso? e É preciso Saber Viver.

Solange Fonzar Solange é sócia-diretora daLivrariaElefante.com.br e apaixonada pela leitura. Com um repertório literário vasto, a colunista traz as novidades sobre o assunto semanalmente no Portal ONNE. Não perca a coluna "Livros" no canal Cultura.

6 comentários:

  1. Estes livros eu já ouvi falar, mas ainda não li nenhum.
    Bullying tem se tornado um grande problema aqui no RS, no domingo foi o tema de uma grande reportagem do jornal Zero Hora.

    ResponderExcluir
  2. Zilda, aqui no RJ também tem sido um grande problema, minha filha quando entrou para a Escola Normal(Formação de professores) acontecia m trotes desagradáveis e ela tinha muito medo de sofrer algum tipo de violência, mas graças a Deus, os trotes foram "light".
    Boa postagem! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Temos vários casos recentemente aqui em Pernambuco!!!Obrigada pela visita.Volte sempre.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Dora,obrigada.Pior que os casos estão acontecendo independente de ser trote acontecem nas escolas com crianças

    ResponderExcluir
  5. Eu já li MENTES PERIGOSAS. A autora, Ana Beatriz é das mais competentes. A questão do entendimento de como funciona a mente parecia, até pouco tempo atrás, estar restrita ao assombro de algum caso isolado ou dos filmes estadunidenses que sempre nos alertaram para a grande variedade de transtornos mentais e comportamentais. Parece que o Brasil ainda está caminhando na àrea forense, e obras como a citada acima é um Luz Providencial... Aqui no Rio, Zilda, como acho que em todo o Brasil, uma simples parada para ouvir o que os adolescentes conversam, como se comportam, basta para nos alertar que algo de muito funesto esta acontecendo, uma bomba relógio social que poderá nos tornar um dos povos mais violentos do continente, e com as autoridades sem saber o que fazer ( só por no presídio, quando assim o fazem, é coisa do passado... ) A ação contra essas mazelas irá exigir muitas décadas de estudo...

    ResponderExcluir
  6. Valeu Ronaldo!!Muito bom ler seus inteligentes comentários.Bjs no coração.

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!