Seguidores

A Primeira Cadeirante de uma História em quadrinhos...




Acredito que há alguns anos seria quase impossível imaginar uma protagonista de histórias em quadrinhos numa cadeira de rodas. O cartunista carioca Victor Klier de 39 anos, é o primeiro a fazer esse trabalho. A Turma da Febeca conta a vida de um grupo de adolescentes com deficiência física. Febeca – a menina de camisa vermelha no desenho acima – foi inspirada na vida real de duas estudantes cadeirantes, Fernanda Willeman, de 17 anos e Rebeca Sehman, de 15 anos. Fernanda é da cidade de Jardim, no Mato Grosso do Sul e Rebeca de Foz de Iguaçu, no Paraná.  Klier  conheceu as amigas Fernanda e Rebeca pelo orkut e resolveu juntar seus nomes para nomear sua protagonista. O cartunista diz que quer mostrar o cotidiano dessas crianças que se divertem, estudam e tem questionamentos como qualquer outra adolescente. “Com a ajuda da Fernanda e da Rebeca fui conhecendo melhor o universo das pessoas que tem deficiência”, disse ele ao blog.  Hoje já são 15 personagens em seu HQ.
Klier trabalhou com o renomado cartunista Ziraldo durante 17 anos. O projeto editorial da Febeca começou em 2006 e já teve seu primeiro gibi lançado pela prefeitura de Porto Alegre. Agora o Estúdio Megatério, do qual faz parte Klier, procura uma editora para lançar outra edições pelo Brasil.
É interessante notar que o universo dos cadeirantes chega a ser quase que imperceptível na nossa sociedade. Muito pouco se sabe sobre a realidade das pessoas que vivem em cadeira de rodas. Nessa edição de ÉPOCA fiz uma matéria sobre as grávidas e mães cadeirantes que  está rendendo uma boa repercussão. Talvez por curiosidade ou até pela oportunidade dos cadeirantes e seus familiares de se manifestarem e de dizerem  que eles vivem bem, constroem famílias, trabalham e tem sua maneira própria de tocar a vida.
Alguns dizem que toda essa discussão nesse momento se deve ao fato de a televisão apresentar a novela global Viver a Vida que discute o tema através da personagem Luciana, interpretada pela bela Alinne Moares. Não importa. Seja pela novela ou não, acho que o mais interessa  é discutirmos essas questões que envolvem mais de seis milhões de brasileiros. E espero que ela não termine em um debate vazio, mas que haja um avanço concreto para essa população. Nem que seja na nossa forma de olhar para eles em nossa sociedade.
E você, também tem uma história dessas para contar?

 As amigas Rebeca (de blusa amarela), de 15 anos, e Fernanda , de 17 anos foram a inspiração para criar a personagem Febeca
Do blog 7mulheres

20 comentários:

  1. Temos mesmo que nos juntarmos na luta pelos direitos desses irmãos. Muitas vezes esquecidos pelas autoridades principalmente na falta de locais adequados para suas locomoções em todas as cidades. Uma melhor acessibilidade.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Zilda, ainda bem que alguém atentou para isso, louvável a idéia do cartunista Victor Klie, espero que tenha repercussão.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, boa noite!
    Sempre fico muito feliz com a tua visita!
    E adoro te visitar!
    Vim ler as novidades daqui!
    Também vim te desejar um ótimo final de semana!!!
    Lindo de se ver essa iniciativa: desejo muito sucesso!!!

    "Saber Viver


    Não sei... Se a vida é curta
    Ou longa demais pra nós,
    Mas sei que nada do que vivemos
    Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

    Muitas vezes basta ser:
    Colo que acolhe,
    Braço que envolve,
    Palavra que conforta,
    Silêncio que respeita,
    Alegria que contagia,
    Lágrima que corre,
    Olhar que acaricia,
    Desejo que sacia,
    Amor que promove.

    E isso não é coisa de outro mundo,
    É o que dá sentido à vida.
    É o que faz com que ela
    Não seja nem curta,
    Nem longa demais,
    Mas que seja intensa,
    Verdadeira, pura... Enquanto durar"

    Cora Coralina

    Bjkas, muitas!!!
    Sônia Silvino's Blogs
    http://blogsdasoniasilvino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. a Iniciativa do cartunista Victor, que eu ja conhecia por meio de uma amiga que faz teatro é daquelas raras, singulares... Enquanto o "cerne" das ideias sociais permanecem, apesar de alarde, pouco funcionais no olhar que direcionam aos que necessitam de caminhos mais especiais, o povo, elementos desse coração que pulsa e urge por urgências é que faz o diferenial. Sempre. Gostei ainda mais de sua iniciativa em divulgar, Zilda.

    ResponderExcluir
  5. Em tempo, Zilda, quero lhe desejar um belo fim de semana. Abraços Fraternais.

    ResponderExcluir
  6. Que bom Sônia!!Obrigada pelo carinho...............

    ResponderExcluir
  7. Bom te ver Ronaldo.............Obrigada e bom final de semana pra vc também.

    ResponderExcluir
  8. Olá Zilda
    A vida como ela é. Nem sempre é vista, olhada, percebida pelas diferenças.
    Na verdade é só olharmos ao nosso redor que podemos constatar um grande nº de pessoas que vivem como nós mas em condições diversas.
    Felizmente as pessoas que estão de alguma forma necessitando de auxilio de aparalheros tem se manifestado e comunicando-se mais.
    À sociedade cabe mudar o paissagismo para que elas possam, isso sim, ter acesso como todos, a todos os espaços que também são seus por direito.
    Beijos, minha amiga
    Salete

    ResponderExcluir
  9. querida amiga, temos tantos valores que são uma pérola, e poucos sabem, temos que dar força sim, para essas pessoas de fé,bjs

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela visita Salete!!!!!!!!!!!!!!!!!Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  11. Louvável a belíssima idéia... Temos que apoiar sempre idéias brilhantes como esta e tantas outras por ai, e deixarmos de dar valor as coisas corriqueiras e desnecessárias do dia-a-dia...
    Parabéns mais uma vez pela bela postagem...
    Abraço de Paz!

    ResponderExcluir
  12. Cara Zilda como eu posso te mandar o "JESUS"?
    Boa tarde!!!

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
    copia e cola o qual vos envio:

    http://scrap.mixplanet.com.br/imagens/religioso/religioso(8).gif

    Abraço e me diga se deu certo...

    ResponderExcluir
  14. onde??? não encontrei...

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!