Seguidores

Primeiro tratamento com células-tronco embrionárias é iniciado

Primeiro tratamento com células-tronco embrionárias é iniciado

A ciência médica da humanidade deu um dos maiores de salto de sua história quando, no último dia 11, uma pessoa com lesões na medula espinhal se tornou o primeiro paciente a receber um tratamento a base de células-tronco embrionárias. Trata-se de um paciente de Atlanta (Geórgia, EUA), de nome, sexo e idade ainda não revelados, que havia ficado paraplégico após um acidente.
Vamos evitar uma confusão comum. Este referido paciente será o primeiro a ser tratado com as células-tronco de embriões. Muitas pessoas já haviam sido tratadas com células-tronco originárias de tecidos adultos, como a própria medula óssea, desde 2005. Mas o uso de células de embriões é uma grande conquista.
Uma das principais oposições às células tronco de embriões é justamente a forma como elas são obtidas. Para um procedimento destes, obviamente é necessário destruir um embrião humano, e os grupos anti-aborto mais estritos se posicionam contra essa postura. Os defensores, por sua vez, apontam que as células têm um enorme potencial para o tratamento de doenças e regeneração de tecidos, e o benefício supera de longe os efeitos negativos. Em 1995, uma grande briga judicial tomou conta dos Estados Unidos a respeito da legitimidade de se usar ou não embriões humanos em experiências científicas. No fim, venceu a legalização do procedimento, e embriões têm sido usados desde então.
O paciente de Atlanta é parte de um projeto em grande parte experimental. Cirurgiões injetaram milhões de células embrionárias no local da lesão de sua coluna, através de uma agulha fina. Após isso, foi preciso esperar o crescimento das células que estimulam a formação do nervo e dos tecidos de revestimento. Ratos feridos, tratados com as células-tronco, recuperaram alguma mobilidade cerca de um mês após o tratamento. Com humanos, esse valor ainda é desconhecido.
Obviamente que, devido a razões de segurança, o projeto das células-tronco não corre na velocidade que alguns gostariam. A esperança a longo prazo é que estas células embrionárias ajudem o paciente a superar a paralisia resultante da lesão, mas o objetivo primário do estudo é o tratamento é seguro. O último empecilho à execução do tratamento havia acontecido em agosto de 2009, quando a cirurgia foi barrada porque causava alguns cistos nos animais testados.Um ano depois, foi anunciada a superação definitiva deste problema. Agora, este projeto parece finalmente apto a ser aplicado em pessoas. Os resultados disso, a partir desse momento, serão uma novidade para a medicina. [New Scientist]
HYPE SYCIENCE

10 comentários:

  1. Olá, Zilda querida
    Vamos ver onde vai dar toda essa pesquisa...
    Passo para agradecer a sua visita ao meu Blog, ofertar-lhe um selinho feito exclusivamente para meus seguidores pelas 30.000 visitas e dizer-lhe meu muito obrigada pelo carinho e amizade.
    Nosso trabalho honesto como blogueiro(a) engrandece o nome do nosso Criador.
    Tenha excelente fim de semana!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga pela visita e pelo carinho!BJS.

    ResponderExcluir
  3. Bom domingo Zilda
    A ciência avança, é da natureza humana a curiosidade e a tentativa de superar-se.
    De fato, é necessário prudência enquanto não se sabe os efeitos em sua totalidade.
    Prolongar e com qualidade a vida tem sido, e que bom, um desafio para a ciência.
    Que prospere para fins benéficos.
    Beijos
    Saudades
    Salete

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Slate!Também torço que tudo dê certo dentro da ética,mas tudo ainda é uma icógnita e há médicos que dizem não dará certo e apresentam os motivos.Otempo dirá e ainda temos as células umbilicais.BJS.........

    ResponderExcluir
  5. ZILDA

    BOA TARDE

    Muito importante essa matéria. Parabéns em abordar esse tema de ral interesse e relevância para toda a humanidade.

    Ciência e Deus, não são opostos nem "inimigos", pelo contrário.

    UM GRANDE ABRAÇO E GRATO PELA PRESENÇA E APOIO.

    ResponderExcluir
  6. Zilda, minha amada!
    Assunto importantíssimo. Vou linkar no twitter e no facebook!
    Coisas boas e importantes precisam ser divulgadas!
    Beijinhos, muitos!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Sônia!Valeu mesmo!Grande beijo no seu lindo coração.

    ResponderExcluir
  8. Zilda, esse assunto é polêmico, há controvérsias...
    Para obter células-tronco embrionárias, seria necessário a destruição do embrião por volta do quinto dia pós-concepção, está em questão que, a aprovação da lei poderá abrir um precedente para a legalização do aborto.
    Muito obrigada pela visita e comentários no meu blog.
    Um abraço, com o carinho de sempre!

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!