Depois do sucesso de Bezerra de Menezes - O diário de um espírito, Estação da Luz produz filme sobre o famoso médium brasileiro, que ano que vem completaria 100 anos Pollyanna Diniz
pollyannadiniz.pe@diariosassociados.com.br
Fortaleza - As gravações do filme Chico Xavier, previsto para estrear no dia 2 de abril do ano que vem, data em
que o famoso médium brasileiro completaria 100anos,terminam hoje, em Uberaba, Minas Gerais. O diretor Daniel Filho convocou os moradores da cidade para recriar o cenário de "romaria" que o município vivenciava, com ônibus vindos de todas as partes do país. O projeto Chico Xavier, que envolve o longa-metragem e ainda uma minissérie, tem o custo de aproximadamente R$ 10 milhões, sendo que grande parte desse recurso (R$ 8,5 milhões) é somente para a produção cinematográfica. "Se a gente for comparar, é mais ou menos o que gastamos nos filmes Olga, Carandiru, Tropa de elite. Acreditamos numa boa história e no valor de sua produção, que é o somatório de elenco, diretor, figurino, iluminação. Quanto mais você pensa nisso, mais chances o filme vai ter de alcançar um grande número de pessoas, que é o que queremos", explica Carlos Eduardo Rodrigues, diretor da Globo Filmes.
O investimento em filmes com temática espiritualista é um nicho de mercado que ainda pode ser muito explorado. Ano passado, Bezerra de Menezes - o diário de um espírito, produzido pela Estação da Luz Filmes (um braço da ONG Estação da Luz, que também promove a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, em Fortaleza) atraiu 500 mil espectadores ao cinema, mesmo com uma produção considerada modesta. "São filmes que levam mensagens de amor, paz, esperança e transcendem à questão da religião, da espiritualidade", avalia Luis Eduardo Girão, diretor da Estação da Luz.
Apesar de não divulgar suas metas de bilheteria com o filme sobre a vida de Chico Xavier, a publicidade deve ser massiva. Nos cinemas, já está sendo exibido um teaser (uma espécie de propaganda) do filme com Nelson Xavier, um dos atores que interpreta o médium. Na internet, um blog faz o acompanhamento das gravações. "Na semana que vem, vamos estrear Os normais que, claro, é uma produção completamente diferente, em 450salas. Estamos fazendo experiências e podemos errar, mas não imaginamos distribuir Chico Xavier em menos de 400 salas", complementa Rodrigues.
O elenco do filme, que conta com 106 atores, tem nomes de peso, como Tony Ramos, Christiane Torloni, Cássio Gabus Mendes, Giovanna Antonelli, Letícia Sabatella, Giulia Gam, Paulo Goulart, Pedro Paulo Rangel e ainda Ângelo Antônio e Matheus da Costa, de 11 anos. Nelson Xavier interpreta Chico Xavier adulto; Ângelo, Chico jovem e Matheus relembra os momentos difíceis da infância, quando o médium apanhava da madrinha ou as supostas conversas com a mãe já falecida. "A cena que eu mais gostei foi uma de ação. Uns meninos encurralaram o personagem no trilho de um trem e parece mesmo que o trem vai passar por cima dele", conta Matheus, já veterano em novelas - fez América, Cobras e lagartos, Duas caras, Três irmãs. O filme teve locações no Rio de Janeiro, Tiradentes, Paulínia e, finalmente, em Uberaba. "É um ficção, não é um documentário. É, antes de tudo, um filme de entretenimento. Temos esse compromisso. Chico Xavier era muito engraçado, gostava de contar causos".
O longa da Globo Filmes não é o único que vai homenagear (e aproveitar) o centenário de Chico Xavier. Outros dois filmes devem ser lançados no ano que vem: As mães de Chico (Estação da Luz Filmes) e Nosso lar (Fox Filmes). Além deles, o filme Ninguém é de ninguém, baseado no livro de mesmo nome, psicografado por Zíbbia Gasparetto, autora que vendeu 12 milhões de livros, também explora uma temática espiritualista. "Vamos começar a gravar para lançar no ano que vem. É um drama de ciúmes, morte, mas o final é surpreendente", comenta Tomislav Blazic, produtor do longa.
Amiga Zilda
ResponderExcluirO filme promete ser imperdível!
A admiração e o carinho que sempre tivemos por Chico Xavier nos fará muito felizes em homenageá-lo.
Um abraço fraterno, muita paz!
Esta ai um filme com certeza imperdível. Um abração amiga beijo.
ResponderExcluirValeu Zildantonio!!!Obrigada pela presença.Bjs.
ResponderExcluirCom certeza Antonio,obrigada.
ResponderExcluir