(FAMÍLIA EM 2007 JÁ FALTANDO UM MEMBRO FISICAMENTE)
A Mocidade Propõe, a Maturidade Dispõe
É função da mocidade ser profundamente sensível às novas ideias como instrumentos rápidos para dominar o meio; e é função da idade madura opor-se tenazmente a essas ideias ; isso faz com que as inovações fiquem em experiência por algum tempo antes que a sociedade as ponha em prática. A maturidade atenua as ideias novas, redu-las de modo a caberem dentro da possibilidade ou a que só se realizem em parte. A mocidade propõe, a maturidade dispõe, a velhice opõe-se. A mocidade domina nos períodos revolucionários; a maturidade, nos períodos de reconstrução; a velhice, nos períodos de estagnação. «Dá-se com os homens», diz Nietzsche, «o mesmo que com as carvoarias na floresta. Só depois que a mocidade se carboniza é que se torna utilizável. Enquanto está a arder será muito interessante, mas incômoda e inútil.»
Will Durant, in 'Filosofia da Vida'
Will Durant, in 'Filosofia da Vida'
MINHA MÃE E MINHA FILHA EM 2005 + DOIS NETOS ...
Maturidade
Artigo para Revista Seu Mundo
MINHA MÃE E MINHA FILHA EM 1986
A pessoa que vejo quando olho no espelho parece conhecida, mas não identifico os cabelos grisalhos, os óculos, as rugas, rosto e corpo desgastados pelo passar dos anos. Mas essa não sou eu! Não me sinto desgastada, nem enrugada, mas serena, livre para ser quem sou, para me doar, para amar e servir, para viver com vigor e entusiasmo os chamados anos dourados da vida. O passar dos anos cobrou do meu corpo um preço, mas, com suas múltiplas e variadas experiências e oportunidades, trouxe algo mais precioso que a pele lisa e os cabelos escuros da juventude. Trouxe maturidade.
Em nossa cultura, velhice é sinônimo de tudo que as pessoas procuram evitar – juntas enferrujadas, dores incômodas que roubam a agilidade dos movimentos, artérias esclerosadas avisando que estão perto de parar de funcionar de vez, além dos sinais mais óbvios da aparência – rugas, cabelos brancos, flacidez, óculos. Cosméticos, cirurgias plásticas e inúmeros outros recursos são buscados com avidez na tentativa de fazer parar o tempo e até mesmo voltar atrás.
Por isso, quando se fala em maturidade, parece um disfarce, uma compensação pobre, uma palavra bonita para encobrir uma realidade desagradável, como se velhice e maturidade estivessem automaticamente entreligadas. Mas não é bem assim.
Velhice acontece com o corpo. A máquina que Deus entreteceu “de forma assombrosamente maravilhosa” vai-se desgastando com o passar dos anos, por mais bem cuidada que seja. Envelhecer é inevitável, mas amadurecer, não. A maturidade vem da renovação interior, segundo explica o apóstolo Paulo quando diz que, embora a nossa casa terrestre se corrompa, nosso ser interior se renova dia a dia, produzindo para nós eterno peso de glória.
Se não permitirmos que as experiências da vida nos ensinem e nos façam amadurecer, podemos chegar à velhice do corpo e da alma, sem crescimento, sem transformação, sem beleza.
O que é maturidade?
É serenidade. É enxergar claramente a realidade natural com olhos que já vislumbraram o sobrenatural. É ter uma visão aberta e realista das coisas que realmente importam na vida.
É liberdade. É encarar com tranqüilidade as próprias limitações e sentir-se livre para ser totalmente aberto, vulnerável mesmo quando isso trouxer sofrimento.
É generosidade. É ser voltado para os outros, buscando oportunidades de servir e ajudar. É enxergar como é pequeno o argueiro no olho do outro por ter removido a trava que estava no seu.
É discernimento. É aquela percepção intuitiva das coisas do espírito e da alma que nem sempre os olhos naturais enxergam. É enxergar cada aspecto da vida e do mundo pelos olhos do Deus que a ambos criou.
É sabedoria. É dobrar-se voluntariamente, não diante das circunstâncias, mas diante do Deus que está no controle das circunstâncias.
É intimidade com Deus. É estar de tal modo identificado com a Sua vontade que nada importa mais do que vê-la cumprida.
Francis Schaeffer, grande teólogo e pensador do século passado, foi acometido por um câncer fatal aos sessenta e poucos anos de idade. Quando lhe perguntaram se pedira a Deus que o curasse, respondeu: “A esta altura da minha vida, considero estranhamento impróprio pedir qualquer coisa a Deus. Só quero o que Lhe aprouver me dar.”
Essa é a maturidade do varão perfeito, aquele que reflete a imagem de Cristo em sua submissão perfeita à vontade do Pai e na entrega voluntária da própria vida aos propósitos sábios e eternos de Deus.
Maturidade é saber que a eternidade já começou aqui.
http://www.wandadeassumpcao.com.br
Família em 2006
Olá, querida
ResponderExcluirNo dia de hoje, espero encontrá-la assim:
"Aquecida em ternos orvalhos de fina luz". (Mari Bózoli)
Menina, que fantástica essa frase:
"A mocidade propõe, a maturidade dispõe, a velhice opõe-se".
Boa para reflexão e revisão de vida!!!
Parabéns pela linda família!!!
E, quando retornar, no próximo mês, esteja perfumada:
" Flores orvalhadas nas manhãs,
banhadas pelo sereno do entardecer,
carregadas de fragrâncias exóticas ou não,pálidas como a neve ou rubras de emoção". (Meliss)
Bjs de paz e boas férias de meio de ano com tudo o que vc se sentir com direito... também estarei de férias até o início do mês com post programado alguns...
Bom que gostou Rosélia!!!Também estou curtindo as férias dos netos!!!Bjs no coração.
ResponderExcluirBoa tarde amiga Zilda!
ResponderExcluirQue família charmosa! Linda a sua filhota!
O bom da fase de nossas vidas são essas construções de relações de afetos que são feitos em nossas caminhadas...
Beijos neste coração bondoso!
Oi, Zilda!
ResponderExcluirQue texto maravilhoso você nos trouxe. Uma bênção! Quantos ensinamentos preciosos. Eu concordo com tudo que li, e acho que de fato, maturidade, é aprendizado, é atitude positiva, é riqueza e evolução espiritual.
Parabéns pela família linda! Que Deus os abençoe grandemente.
Grande abraço
Socorro Melo
Obrigada pela visita Bia!!Bjs na alma!!!
ResponderExcluirValeu Socorro.Bom que gostou!Bjs na alma.
ResponderExcluirZilda, muito amadurecida a sua postagem! rsrsr! Que linda a sua mãezinha e suas filhotas, então! Amei tudo aqui e peço muitas bênçãos para ti e sua família com a proteção de um caminhão de anjos!Belo fds!
ResponderExcluirComentei sobre parar o tempo no meu post, apenas por brincadeira. Sabe que não desejo mais fazer plástica, nada disso? Mesmo não gostando da barriguinha que tenho há tantos anos...rs! Mas vou te contar uma coisa. Procurei cirurgião plástico há uns 20 anos por causa dela, mas os riscos eram tantos, que meu marido me dissuadiu a desistir. Ponto pra nós!!! Toda vez que ele vê alguém antecipar seu retorno à pátria espiritual por causa disso, ele comenta. Nossa vida é preciosa demais.
ResponderExcluirAmadurecer é a parte que nos cabe na jornada da vida. É lição que só a nós compete.
Bom final de semana!
Obrigada Maria Luiza!!!É só uma filha,em duas idades e três filhos + nove netos!!!!!Muito obrigada!!Beijos na alma!!
ResponderExcluirBom te ver Gina!!Obrigada pelo comentário!!!Bjsssssssssss
ResponderExcluirparabens pela postagem! depois faz uma visitinha na minha participação e na participação da mamãe:
ResponderExcluirmeu blog:
http://anacristinap.blogspot.com/2011/07/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html
blog da minha mãe:
http://mariazinhap.blogspot.com/2011/07/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html
bjo bjo
anacristina
Obrigada Ana Cristina!!!Me aguarde.Bjsss
ResponderExcluirOi Zilda!
ResponderExcluirBela família!
Várias gerações que representam bem as fases que vocês tão bem vêm descrevendo aqui. A maturidade dispõe, é verdade neste período estamos abertas ao mundo, com mais sabedoria e tolerância para viver plenamente.
Beijõs e um lindo fds!
Obrigada pela visita Valéria!!!Bjs na alma!!
ResponderExcluirOi..
ResponderExcluirQue lindeza em flor!
'xero' bem grande ~
=)
Obrigada Haylla!!!Bjssssssssssssss
ResponderExcluirFlor, cada peça corresponde a uma determinada porntuação, você acumula os seus pontos e quando quiser troca eles por desconte que pode chegar ate 80%... Os Tamanho são indicados em cada peça e a base para a definição dos tamanhos esta em uma tabelinha. Olha lá no 'Menu' do blog em Medidas... =)
ResponderExcluirQualquer duvida, estou aqui.. ^^
Parabéns pela excelente postagem.
ResponderExcluirAbraços fraternos!
Oi Zilda! Adorei seu blog e já estou te seguindo, tbém sou espírita a mais de 20 anos, abafa o caso, srsr...e vc tbém me perguntou onde pode ver os preços no meu blog, é só clicar na loja bem em cima que abre o site com as bolsas e preços e as que estão no blog ainda não coloquei no site, é só vc me dizer qual bolsa seria que eu te passo por e-mail ok?
ResponderExcluirBjo grande
Zilda que coisa gostosa de se ver e ler. Uma linda família e uma linda história. Quanta sabedoria, experiência de vida que nos serve de exemplo de vida.
ResponderExcluirSempre bom estar aqui compartilhando com você estas fases de nossas vidas.
Beijos no seu coração
Obrigado por sempre lembrar da Vitrine de Promoções!
ResponderExcluirLinda sua postagem e uma beleza de família.
Um grande beijo
Vivian Pereira / Irene Moreira
Equipe da Vitrine de Promoções
Valeu Hayala.Obrigada pela atenção!!!
ResponderExcluirObrigada Dora!!Bjssssssssss
ResponderExcluirQue bom Ana Maria!!!Bjs no coração.
ResponderExcluirSempre bom vfr vcs Irene e Vívian!!!Obrigada pela presença.Bjssssssss
ResponderExcluirObrigdão pelo carinho Irene!!!Bjsssssssssss
ResponderExcluirOI QUERIDA ZILDA, TENHO COLADO OS LINKS, MAS ANDO COM PROBLEMA DE VISÃO, ADORARIA LER AS SUAS MATÉRIAS, VOU TENTAR COPIAR/COLAR NO OFFICE E AUMENTAR A LETRA. SE DER CERTO, TE AVISO.
ResponderExcluirAS MINHAS POSTAGENS TÊM UMA FONTE MUITO GRANDE - ATÉ DESELEGANTE - MAS É O JEITO...
MUITA PAZ
Fique a vontade minha querida!!!Bjssssssssssssss
ResponderExcluirDEU CERTO O COPIAR/COLAR NO OFFICE. JÁ SALVEI. AGORA POSSO ATÉ LER SEM INTERNET. 1 GIGA SÓ ,,,JÁ VIU....
ResponderExcluirValeu amigona!!!Beijão!!
ResponderExcluirOlá Zilda,
ResponderExcluirsabe que eu acho que até na velhice há pessoas imaturas.
Seu texto já está, sabiamente, um passo à frente. Entre esta 5ªfase e a próxima, de dia 15 AGO :)
Adorei a ponte construida entre as duas fases. De certa forma vc veio ao encontro das minhas ideias para a 6ªfase (já postada em artigo de abertura, espreite lá).
Gostei da frase do filosofo:
«A mocidade propõe, a maturidade dispõe, a velhice opõe-se.»
mas discordo da velhice ser estagnação.
No entanto, sem dúvida que a maioria das pessoas na 3ªidade, estagnam. Errado, a meu ver!
Acredito que eu e vc, não sejamos assim.
Beijo de alma velha para alma velha,
Rute
P.s.-Isto de alma velha é um elogio hein! Velha e sábia.
Valeu Rute!Penso que qdo fala de ewstagnação é uma referência à uma grande maioria,que os que estão chegando não se adequam mais.Bjs na alma.
ResponderExcluirLinda mãe e filha e toda a sua família...
ResponderExcluirMaturidade é poder crescer com aquilo que aprendemos ao longo da vida...
Paz e bem
Valeu Bell!!Bjkssssss e obrigada.
ResponderExcluirFamília é nossa maior tesouro, beijo Lisette.
ResponderExcluirOi Zilda, vim retribuir a visita, um grande abraço.
ResponderExcluirObrigada Gisela!!!Bjssss
ResponderExcluirZilda demorei em te visitar porque passei por uma grande perda e não estava conseguindo visitar meus amigos. Sua postagem está linda. Parabéns. Beijos.
ResponderExcluirMinha solidariedade e meu carinho pra você!!Bjs na alma.
ResponderExcluirBem atrasadinha cheguei até aqui !!!
ResponderExcluirMas vim !
Bela reflexão, Zilda, e linda família você tem!
Maturidade é saber valorizar o que temos, e conviver bem com o que não gostamos, não é mesmo ?
Beijo
Valeu Flora!!Bjs na alma.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, é realmente tudo de bom!!!
ResponderExcluirhttp://andreaarteva.blogspot.com
Obrigada Ellen.Bjssssssssssss
ResponderExcluir