Palestra do Dr. Içami Tiba, em Curitiba:
1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.
2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar alguém com internet, som, tv, etc.
3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em um hospital de queimados.
4. Confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.
6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe não pode interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai disse que não ganhará doce, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente. Em casa que tem comida, criança não morre de fome. Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer qual é a hora de se comer e o que comer.
7. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
8. Temos que produzir o máximo que podemos, pois na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio. Não podemos dar apenas 70% de nós, ou seja, não podemos tirar apenas 7,0.
9. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente, pois aquela informação, de que droga faz mal, não está gerando conhecimento.
10. A gravidez é um sucesso biológico, e um fracasso sob o ponto de vista sexual.
11. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga. A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve “abandoná-lo”.
12. A mãe é incompetente para “abandonar” o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.
13. Homem não gosta quando a mulher vem perguntar: “E aí, como foi o seu dia?”. O dia, para o homem, já foi, e ele só falará se tiver alguma coisa relevante. Não quer relembrar todos os fatos do dia.
14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se desistir ou for mal na faculdade.
17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.
18. Mães, muitas são loucas. Devem ser tratadas.
19. Se a mãe engolir sapos do filho, a sociedade terá que engolir os dele.
20. Videogames são um perigo. Os pais têm que explicar como é a realidade. Na vida real, não existem “vidas”, mas sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.
22. Pai não pode explorar o filho por uma inabilidade que o próprio pai tenha. “Filho, digite tudo isso aqui pra mim porque não sei ligar o computador”. O filho tem que ensiná-lo para aprender a ser líder. Se o filho ensina o líder (pai), então ele também será um líder. Pai tem que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível o pai pagar para falar com o filho que mora longe.
23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. Não há hierarquia. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.
25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que saber qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto que isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.
26. Dinheiro a rodo para o filho é prejudicial. Tem que controlar e ensinar a gastar.
By Dr. Içami Tiba, psiquiatra.
Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração – o primeiro nacional:
1º- lugar: Sigmund Freud;
2º- lugar: Gustav Jung;
3º- Lugar: Içami Tiba
2º- lugar: Gustav Jung;
3º- Lugar: Içami Tiba
Os pais só podem contribuir efetivamente na educação se educando. É necessário que os pais se atualizem que sejam letrados e que saibam os seus direitos e cumpram com seus deveres na família, na escola e na sociedade. Os primeiros educadores, sem dúvida, são os pais, e esses precisam colaborar com os professores, supervisionando as tarefas escolares dos filhos, exigindo a realização das tarefas e dos estudos, não permitindo que dêem trabalho na sala de aula ou faltem por qualquer coisa. Ainda mais, devem os pais ser presentes à escola, acompanhando de perto o desempenho dos rebentos. A criança não pode sentir-se largada dentro da escola. SAM MORENO.
ResponderExcluirObrigada Sam!!!Bjs na alma.
ResponderExcluirNossa !!!Eu sou formada em Letras,mas por enquanto ainda não leciono.Mas sempre admirei Içami Tiba, realmente ele é muito sábio nas palavras.Fiquei ainda mais feliz em ler esse texto porque por incrível que pareça é tudo que eu penso e falo,porém quando digo isso a certas pessoas sou reprimida, porque estas pessoas acham que educação se aprende na escola,maior erro do mundo.Que bom saber que penso certo, como por exemplo que a criança não pode se intrometer em conversa de adulto, comer na hora que bem quer, se sentir o rei da casa. E outra ainda não tenho filhos, mas tenho enteados, fico muito chateada quando a avó faz tudo o que a criança quer, e educa a criança, coisa que a mãe não faz.A criança tem que ter horários, e não comer o que quer na hora que bem entender, tem que seguir o ritmo da casa...Enfim amei esse post, todos os pais deveriam ler Içami Tiba!Bjusssss
ResponderExcluirQue bom ler seu comentário!!BOM DEMAIS saber que o texto agradou.Grande beijo na alma.
ResponderExcluirTextos de Içami Tiba, bíblia para os pais e são indiscutíveis. Parabéns por postá-lo. Belo domingo!
ResponderExcluirOlá, caríssima Zilda.
ResponderExcluirExcelente o texto do Dr Içami, por nos fazer refletir e, sobretudo, ensinar, o que ainda nos resta de mais grandioso na relação entre pais e filhos.
Muitas vezes o tempo não deixa que a educação doméstica seja mais abrangente em outras possíveis formas, posicionamentos e diálogos. Mas, nada como a paciência, além de ensinamentos como estes, que nos façam modificar como estamos conduzindo os valores existentes apenas em convívios familiares.
Um ótimo domingo para você e sua família!
Abraços.
Vemos tantas diferenças e nossa criação com o que existe agora que dá medo, temos que concordar com Içami.
ResponderExcluirExcelente post,Zilda.Vou indic´-lo á minha filha que adora Içami Tiba. bjs
ResponderExcluirSabe Zilda,lendo esta palestra proferida por Içami Tibas,voltei ao passado,quando nossos pais é que decediam qual cominho ser seguido.Nos ensinavam a diferença entre o certo e o errado,através de suas atitudes.O Professor sempre tinha razão,a não ser que ficasse comprovado sua nigligência.Depois de crescida e formada fui lecionar e como os ensinamentos dos meus pais me ajudaram.Soube tratar meus alunos com delicadeza,com respeito as direnças individuais.Estes alunos eram criados e educados em seus lares,por isso podiamos trabalhar e desenvolver sua cidadania,dentro e fora da escola.Com certeza se os pais,assistissem esta palestra mudariam a sua maneira de ser e de educar seus filhos.Abraços.
ResponderExcluirObrigada Maria Luiza!!Bjsss
ResponderExcluirQue alegria encontrar vc aqui Roberto!!!É minha terra presente!!Beijos na alma e na mãe!!!
ResponderExcluirValeu Kika!!!!Obrigada pela presença.Bjs
ResponderExcluirMuito grata Miriam!!!Bjksss
ResponderExcluirMuito verdadeiro Vera,educação sempre será a palavra chve!!Bjsss
ResponderExcluirOlá Zilda,
ResponderExcluirMuito bom o texto do Dr.Içami Tiba, de quem sempre fui grande admiradora.Aprende-se muito sobre educação ao ler os textos do Dr.Içami.
Beijos.
Parabéns pela postagem digna de ser enviada á dos os pais do Barsil.Regina
ResponderExcluirMuito obrigada Odele pela presença!!Bjss
ResponderExcluirValeu Regina!!Obrigada.Bjss
ResponderExcluirConcordo que educaçáo deve ser em casa, mas nossa populaçáo esta carente, temos muito para aprender...beijo Lisette.
ResponderExcluirObrigada Lisette!!Bjss
ResponderExcluirO dever de educar está cada vez mais difícil e cabe aos pais e educandos se unirem para criar jovens que venham a construir um mundo melhor. Sou mãe e concordo com a maior parte que foi exposta pelo Dr. Içami Tiba,mas na prática falhamso muitas vezes e só posso agradecer ao berço que tive e ter criado um filho exemplar.
ResponderExcluirParabéns por divulgar um tema tão importante.
Beijos e uma boa semana
Irene Moreira
Valeu Irene!Obrigada.Bjsss
ResponderExcluirOlá Zilda, adoro visitar seu blog, sempre t e muitas novidades, essa palestra está d+++. Estou repassando um selinho que recebí da Espanha pra você, passe lá no blog, vou adorar sua visita, Uma semana abençoada, com alegrias, paz e sucesso. Abraços carinhosos, Maria Sônia
ResponderExcluirsapekinhaseva.blogspot.com
Muito obrigada Maria Sônia!!Bjs no coração.
ResponderExcluirOi Zilda, vim agradecer sua visita e conhecer sue cantinho. Adorei tudo por aqui e já estou te seguindo também.
ResponderExcluirBeijos e tenha uma semana abençoada.
http://artamorepresentes.blogspot.com
Obrigada Neide.Bjs na alma!!
ResponderExcluirOlá Zilda,Obgdinha por comentar no meu blog.E também estou te seguindo.Apareça mais vezes,ficarei feliz com a sua visitinha.
ResponderExcluir1bigbjo=*
euamolilas.blogspot.com
Valeu Stella!!Obrigada!
ResponderExcluirJá participei de uma palestra dele, na época do lançamento "Quem Amam Educa", é um grande educador de pais!
ResponderExcluirPena que a maioria não pratique as orientações acima. Teríamos menos violência na escola e na sociedade...
Zilda, um lindo dia p/ vc!
Beijooooooooooooo
Valeu BIA!!!Beijos na alma.
ResponderExcluirOi Zildinha te 2 selinhos p vc!!Passa lá para pegar!Bjkas.
ResponderExcluirhttp://decorehouse.blogspot.com/
Ola Zilda,
ResponderExcluirVim agradecer a sua visita e tamben conhecer seu blog.
fico muito feliz em poder compartilhar com as amigas meus artesantos.
grande bjos
Obrigada Luciana.Bjsss
ResponderExcluirZilda querida, já peguei seu Link-Me, está lá na página de parcerias...
ResponderExcluirQue nossa caminhada juntas seja linda!
Beijinhos no coração!
Agora só falta você colocar meu Link-Me e me seguir também...
ResponderExcluirFlores para você.❀
Bom dia Flor, o que será que ouve com meu Lin-Me? Com os outros parceiros deu td certo. Se conseguir por , me avise, vou dar uma olhadinha prá ver se descubro o que está havendo, não desista de mim, rs...
ResponderExcluirBeijinhos
Oi amiga lindo seu blog , ja estou te seguindo blogueiras unidas
ResponderExcluirOi Amiga blogueira!
ResponderExcluirConcordo plenamente!!Os pais devem educar seus filhos e não deixar a escola educa-los, os pais devem dar o exemplo e ensinar oque é certo e errado, ensinar os valores.Estar sempre com os filhos, dar atenção, carinho, amor, impor limites é fundamental!
Já estou te seguindo...obrigada pela vista e volte sempre.
beijussss
Mª Rita(Janelas e caminhos)
ola zilda, retribuido a visita, estou te seguindo ja;Abraços
ResponderExcluirhttp://raiosdealegria.blogspot.com/745
Obrigada Rosângela!!!
ResponderExcluirObrigada Lisette!!Bjksss
ResponderExcluirZilda, vim retribuir a visitinha!
ResponderExcluirE a proveito para te agradecer por nos apresentar esse cantinho lindo!
Voltarei muitas vezes aqui !
Luisa
Obrigada pela presença Luisa!!Bjss
ResponderExcluiroi Zilda vim aqui pra retribuir sua visita mais fiquei encantado com os seus posts esse então esta ótimo realmente precisamos educar nossos filhos em casa para a vida um beijo grande voltarei aqui mais veses bejinhos...]vanessa conte
ResponderExcluirmodanotucupi.blogspot.com