Seguidores

O que precisa de uma ampla faxina é a linguagem sexista da mídia velha


6 de agosto de 2011 às 16:42

Por Conceição Oliveira do Blog Maria Frô, twitter: @maria_fro

Qualquer pessoa com um mínimo de bom senso, seja homem ou mulher, hetero, homo ou trans deve estar tão incomodada quanto eu ao ler matérias na mídia institucional sobre o governo Dilma e se deparar com a continuidade da linguagem sexista que destacamos tantas vezes neste e outros blogs durante a campanha eleitoral de 2010 (veja, por exemplo, aqui e aqui, no item: Da Esquerda à Direita os ‘companheiros’ se esmeram no sexismo).
Confesso a vocês que ando bastante cansada de voltar ao tema, as crianças aprendem rápido, jornalistas sexistas (sejam homens ou mulheres) parecem nunca querer aprender.
Ao ler as declarações de Jobim em várias de suas entrevistas, além do tratamento desrespeitoso dado à presidenta e que na revista Piauí foi estendido a duas ministras de Estado, automaticamente, perguntamos: e se fosse um presidente e dois ministros de Estado, Jobim teria coragem de fazer tais declarações? Certamente que não. Porém essas declarações descabidas para um ministro de Estado são vistas como ‘deslizes verbais‘ pelos jornalões.
O Editorial da Folha é um primor em destacar os méritos de Jobim e diminuir o impacto de suas declarações grosseiras. Para a Folha Jobim foi o responsável em refrear a anarquia, um sujeito detentor de ‘notável habilidade‘, ‘prestígio‘, ‘o mais eficiente ocupante civil da Defesa‘, teve ‘dedicado engajamento‘ em prol do reaparelhamento das Forças Armadas e da criação da Estratégia Nacional de Defesa; lutou pela construção de um submarino de propulsão nuclear. Até mesmo a ‘empáfia’ de Jobim é positiva, responsável por sua ‘bem-sucedida carreira‘.
Por outro lado os mesmos jornalões não se cansam de diminuir as ações da presidenta Dilma: a escolha de Celso Amorim não foi decisão dela: “Amorim é um homem de Lula” e ponto final, para os jornalões a presidenta ainda é um ‘poste’, sem poder de escolhas decisórias.
Limongi em entrevista no Valor, sintetiza bem a má vontade da mídia em relação à política praticada por Dilma Rousseff, destaco um trecho, mas vale a leitura integral: “As demissões nos Transportes vão na mesma direção, muito menos panos quentes do que normalmente se coloca nessas questões. O curioso é que quando ela compõe é porque está sendo conivente. Quando enfrenta é porque não tem jogo de cintura.”
É incrível como nessas matérias sobre a ‘faxina’ da presidenta vista como ‘dona de casa’ há um rotundo silêncio para o fato de que as demissões no Ministério dos Transportes foram deflagradas por iniciativa de uma das ministras de Estado. Foi Miriam Belchior, ministra da Pasta do Planejamento, que comunicou à presidenta sobre as irregularidades nas contas do DNIT, Dilma ordenou investigação e tomou providências. Desde então, o termo ‘faxina’ foi escolhido por unanimidade nos jornalões e sites da mídia institucional e até mesmo nas escorregadelas de blogueiros progressistas. Independente do/a jornalista, colunista, a imagem de dona de casa com vassoura, escovão e lenço na cabeça é soberana no imaginário dessa gente:
Se fizermos uma simples busca no Google com os termos “faxina Dilma” encontramos 2.670 resultados!l
Eu fiz duras críticas à presidenta Dilma por sua ida à festa da Folha e nunca acreditei na tal da ‘lua de mel’ da imprensalona com a presidenta Dilma e dito isso, não desejo da mídia institucional matérias governistas como os muitos textos acríticos que vejo na blogosfera militante e tanto repudio. Mas esperava um mínimo de compostura no tratamento dado à presidenta que esta mesma mídia insiste em chamar de ‘presidente’.
Por isso me alegro quando topo com textos como o de Xico de Sá, que transcrevo a seguir, não são apenas nós, feministas, que não aguentamos mais tanta ogrice de uma mídia que já passou da hora de faxinar seus preconceitos sexistas.
Dilma, a faxineira 
Por Xico Sá, em seu blog
04/08/2011
Da série O Lacan de botequim ataca novamente!
Fosse eu uma combativa feminista, já teria acusado mídia e classe política por insistir em tratar a Dilma Rousseff como faxineira, diarista, não como presidente ou presidenta.
Qualquer ato da mulher leva o verbo faxinar logo de cara. Dilma fez faxina aqui, Dilma não faxinou os órgãos ligados ao queridinho PMDB –nem usou o mais leve espanador.
É elogiada por deixar as coisas limpinhas, como no Ministério dos Transportes; é criticada por fazer um serviço porco em outros cômodos do organograma do poder.
Dificilmente há um texto ou matéria de rádio e tv que não ponha a Dilma em uma tarefa doméstica. (Sobe a trilha do bravo Eduardo Dusek!)
A continuar assim, ela terá que preencher, o quadrinho das profissões com o antigo “do lar”.
Tudo bem, é só uma observação cricri sobre o uso das palavras, mas governar, que já foi “abrir estradas” (com o presidente Washington Luís, nos anos 1920), não pode ser apenas fazer faxina.
Tudo bem, é só um pitaco de um lacaniano de boteco atento ao palavreado, seus chistes, seus troca-letras.
Dilma que se cuide para não cair nessa arapuca, que agora é apenas simbólica, mas pode virar uma perigosa armadilha.
Mais perigosa do que dormir com um inimigo como o Nelson Jobim, o ministro da Defesa que joga no ataque contra todas as mulheres do Planalto.
Não que faxinar seja uma tarefa indigna. Mas governar não pode se resumir a diárias clandestinas sem carteira assinada.
Feministas do mundo inteiro, uni-vos! Como diria o camarada Karl Marx, que amava, inclusive sexualmente, a sua empregada!


11 comentários:

  1. Olá tem selinho no meu blog pra você.by

    ResponderExcluir
  2. rsrsr...é verdade...são sem noção.

    ResponderExcluir
  3. ola Zilda,vim agradecer a visita em meu bloguinho,e dizer que o seu tb é lindo!sou blogueira unida e ja estou te seguindo tambem viu...bjssssss

    ResponderExcluir
  4. Passei para agradecer a sua visita e conhecer o seu cantinho. bjs

    ResponderExcluir
  5. As pessoas náo podem dar o que náo tem...beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela presença Lisette!!Bjksss

    ResponderExcluir
  7. oie,retribuindo a visita,muito interessante,voltarei com tempo,para ficar a vontade,ja estou te seguindo,bjks

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!