Seguidores

A QUARESMA E O ESPIRITISMO







A amiga Rosélia nos traz mais uma postagem coletiva,e agora no período que a Igreja comemora o período da Quaresma.Não sei se vou me enquadrar dentro da proposta,mas não fujo do tema.Reproduzirei o texto de um companheiro blogueiro.Não tenho na verdade preferência por este ou aquele Salmo,mas deixo aqui uma das principais recomendações de Jesus para ser seguida sempre independente da época."AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO,"E ACRESCENTANDO:AÍ ESTÃO CONTIDOS TODA A LEI E OS PROFETAS. SEGUE O TEXTO:

Quaresma e Jejum no Espiritismo

 

Um amigo escreveu-nos, perguntando como nós espíritas nos comportamos no período de Quaresma, se também fazemos jejum como fazem algumas religiões.

 

O profundo respeito pelas religiões integra as diretrizes doutrinárias do Espiritismo, o que está de acordo com as disposições da nossa Constituição Federal. Com isto deixamos claro que vamos expor a posição da Doutrina Espírita em face do que nos foi perguntado, sem quaisquer laivos de críticas a esta ou aquela religião.

 

Quaresma é o período de 40 dias que vai da quarta-feira de cinzas até o domingo de Páscoa, sem inclusão dos domingos na contagem. Os religiosos que a reverenciam, católicos e anglicanos, praticam o jejum de carne no primeiro dia e na sexta-feira da paixão.

 

Segundo o dicionário de Aurélio os 40 dias são dedicados a penitências. O Site Wikipédia informa que, essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os religiosos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.

 

O Espiritismo possui uma estrutura doutrinária própria, assenta-se num conjunto de princípios fundamentais e está exposto nas suas obras básicas e complementares. A sua prática não admite rituais, paramentos, ou utilização de símbolos e imagens. O seu culto é o interno, significando que o seu adepto deve realizar a autotransformação pelo esforço diuturno de domar as más inclinações, de abandonar vícios morais e materiais, adotando como código de conduta as regras morais reveladas por Jesus.

 

Na parábola do Bom Samaritano (Lc, 10:25-37) Jesus instrui um Doutor da Lei, que lhe pergunta sobre o que fazer para se ganhar a vida eterna. De forma resumida foi esta a resposta do Cristo: para ganhar a vida eterna vá e faça da mesma maneira como fez o Bom Samaritano.

 

O que fez o Bom Samaritano?

 

Consta da parábola que o mesmo praticou, por amor verdadeiro ao próximo, a caridade moral e material de maneira incondicional, completa, sem medir esforços, diante de um homem que fora encontrado meio morto, após assaltado e espancado.

 

Antes da atitude bondosa do Samaritano, um sacerdote e um levita (auxiliar do templo) passaram pelo homem caído e não lhe deram a mínima importância. Por quê? Possivelmente porque já haviam cumprido os deveres diários para com Deus nos rituais do Templo, porque eram insensíveis ante a dor alheia ou porque amar e ajudar o próximo não constituíssem atividades observadas por sua religião.

 

O Samaritano, homem comum da Samaria, foi justamente quem praticou a Lei Maior: “amar o próximo como a si mesmo”, que, segundo Jesus, é equivalente a “amar a Deus sobre todas as coisas”.

 

Portanto Jesus propõe que para se alcançar a felicidade e a plenitude da paz o homem deve praticar o amor e a caridade em toda sua extensão, que são antídotos irresistíveis no combate às deficiências morais, como egoísmo, orgulho, vaidade, ódio, ambição, ou por outra, deve fazer jejum (abster-se) desses vícios que são os reais causadores das desgraças da Terra. Este deve ser o sentido verdadeiro de Jejum e, não, o de abster-se da ingestão de carne porque, em outra passagem do Evangelho, Jesus ensina:

 

“Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro. O que sai da boca do homem é que o macula. O que sai da boca procede do coração e é o que torna impuro o homem: porquanto do coração é que partem os maus pensamentos, os assassínios, os adultérios, as fornicações, os latrocínios, as maledicências...” (Mt. 15:1-20).

 

O esforço de combate às más tendências deve se estender por todos os dias, semanas e meses do ano. “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más”. (Allan Kardec, Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XVII, item 4).

 

Quanto ao consumo de carne, a Doutrina Espírita prescreve que em nosso atual estágio, a carne alimenta a carne, e que o homem tem necessidade de alimentar-se conforme reclame a sua organização (Questão 723, do Livro dos Espíritos), mas sem necessidade de abusar desse direito (Questão 734, Idem).

 

Entendemos que, com o progresso moral, a humanidade chegará a um ponto em que não terá mais necessidade de alimentar-se dos invólucros carnais dos animais, não só por amor a eles, como porque a tecnologia lhe oferecerá sucedâneos adequados à sua organização física. Alguém inclusive já disse, e com muito acerto, que “o homem não se torna bom porque deixa de comer carne, mas quando ele se torna bom, deixa naturalmente de ingeri-la”.

Osvaldo Ourives
PARA NOSSA REFLEXÃO!!!!!
 
A CARIDADE É A ESSÊNCIA DE TUDO.
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO MEU PAI (JESUS)
VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS AFLITOS E SOBRECARREGADOS,QUE EU VOS ALIVIAREI (JESUS)

10 comentários:

  1. Olá, querida Zilda
    Vc tem um coração de samaritana... isso é o quer precisamos ter sempre!!! Deus fica muito feliz com esse espírito altruísta que deve permear os cristãos (os que seguem a Cristo, independente de Religião)...
    Escolheu muito bem o texto bíblico pois para que adianta tanto sacrifício se não temos misericórdia???
    Vou lhe contar um fato rápido de supermercado:
    Estava eu, de muito bom humor, na fila dos poucos volumes e veio uma senhora atrás de mim somente com um pacote, a fila estava grande e eu lhe sugeri que pedisse, mais à frente, a passagem...
    Os demais não concordaram... dizendo que era direito igual e que já haviam passado pela situação e não haviam conseguido o pedido...
    Eu só lhes disse: -é questão de "opção pessoal" a caridade!!!
    Se fizermos o que recebemos (de ruim) sai de baixo!!!
    Todos se calaram...
    Aplaudo Vc de pé!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Vim te visitar e te convidar para dar um pulinho no meu blog, e participar do meu primeiro projeto...

    Projeto Páscoa!

    É só entrar neste link e participar :)
    http://aartedaartesa.blogspot.com.br/2013/03/projeto-pascoa.html

    Estou te esperando por lá ;)

    Beijos! E uma abençoada 4ª Feira

    ResponderExcluir
  3. Sobre a parábola do bom samaritano... Eu gostaria de compartilhar algo bom e verdadeiro, mas infelizmente é difícil encontrar esses ensinamentos transportados em uma pessoa. Sobre a transformação pessoal... se aplica tanto ao espiritismo (não sou espírita, mas respeito) quanto a uma religião que prega o evangelho conforme os preceitos bíblicos - a transformação é a mudança, isso é essencial.

    (tvz tenha me equivocado na interpretação, perdoe-me)

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!

    Venho aqui te deixar uma palavrinha de ânimo para esse fim de semana:
    De repente, a vida te vira do avesso, e, assim você descobre que o avesso é o seu lado certo.
    Tem coisas na vida que às vezes a gente não perde, a gente se livra.
    Boa noite.

    ResponderExcluir

  5. Olá Zilda
    Perfeita sua explicação.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  6. This ԁoсument will outlіne hoω busineѕs tо
    usе negotiating leverage. It is busіnеѕs in the prοсess.
    Ρerhаps best of all, that's not too much, sticker shock will lead some customers to go without work or pay and enabling tax revenue lost on passenger air fares.

    My page: internet marketing strategy consultants

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!