Leonid Rogozov - o cirurgião de si mesmo
Em 29 de abril de 1961 um médico da 6 ª Expedição Soviética à Antártica, Leonid Rogozov 27 anos sentiu uma dor na barriga e febre. O dia seguinte foi desesperador. Não tendo nenhuma chance de chamar um avião à noite, e sendo o único médico na estação "Novolazarevskaya", em 30 de abril, o cirurgião fez uma operação de remoção do apêndice em si mesmo com anestesia local. Ele foi ajudado por um engenhe iro e um met eorologista da estação.
Em 1959, o médico, Leonid Rogozov foi imediatamente aceito para a residência clínica. No entanto, os seus estudos na residência foram quebrados por algum tempo devido à viagem à Antártida, em setembro de 1960 como médico da 6 ª expedição soviética à estação Novolazarevskaya, na Antártica.
Durante esta expedição o que aconteceu, fez do médico de 27 anos um cirurgião famoso.
No 4 º mês do inverno, em 29 de abril de 1961, Leonid apresentava sintomas inquietantes: fraqueza, náuseas, febre e dor na região ilíaca direita. No dia seguinte, sua temperatura subiu ainda mais. Sendo o único médico na expedição composta por 13 pessoas, Leonid diagnosticou a si mesmo: apendicite aguda. Não havia aviões em qualquer uma das estações mais próximas, além disso, condições meteorológicas adversas não permitiriam voar para Novolazar evskaya de qualquer maneira. A fim de salvar o membro doente f oi necessária uma operação de urgência no local, e a única saída era operar a si mesmo.
Na noite do dia 30 de abril de 1961, o cirurgião, ajudado por um engenheiro mecânico e um meteorologista que davam a ele os instrumentos médicos e seguravam um pequeno espelho em sua barriga, o médico fez uma anestesia local com solução de novocaína e fez uma incisão de 12 centímetros na região ilíaca direita com um bisturi. Quer vendo no espelho ou pelo toque ele removeu um apêndice inflamado e injetou antibiótico na cavidade abdominal. Após 30 ou 40 minutos do início da operação ele teve um desmaio e vertigem e o cirurgião teve que fazer algumas pausas para descanso. No entanto, à meia-noite a operação com duração de 1 hora e 45 minutos havia terminado. Em cinco dias a temperatura estava normalizada, e após dois dias - os pontos foram retirados.
Em São Petersburgo, no Museu do Ártico e da Antártida há uma exposição de instrumentos cirúrg icos que Leonid Rogozov usou para essa operação.
O astronauta-piloto Titov, um herói na União Soviética, escreveu em seu livro "O meu planeta azul":
"Em nosso país uma exploração é a própria vida.
… temos inveja da coragem do médico soviético Leonid Rogozov que fez uma operação de remoção do apêndice em si mesmo nas condições difíceis da expedição da Antártica.
…” Às vezes eu reflito sobre isso na solidão e me pergunto se eu poderia fazer o mesmo e apenas uma resposta vem à minha mente: "Eu faria o meu melhor ..."
PARA NAVEGAR COM MAIS PRIVACIDADE USE O INTERNET EXPLORER 8. INSTALE GRÁTIS.
CIRURGIÃO...SE OPERA PARA SE SALVAR
Marcadores:
Antártida,
Leoniid Rogozov,
médico.cirurgião,
Museu,
São Petersburgo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
dalvina dantas dos santos para mim
ResponderExcluirmostrar detalhes 10:13 (42 minutos atrás)
Espetacular! o homem é capaz das maiores proezas.... que bom que Deus ´dá chances e habilidades' PARA ALGUNS QUE SE ACHAM INCAPAZES DE UM CUMPRIMENTO OU ATO DE BENEVOLÊNCIA.... vALEU E OBRIGADA....
Impresionante.. gracias por compartir la historia..
ResponderExcluirSiempre es un inmenso placer leerte..
Un abrazo
Saludos fraternos...
Que tengas un bello día...
Que disfrutes de un hermoso fin de semana....
Obrigada pelo carinho da visita!!Bjs no coração.
ResponderExcluirOi Zilda
ResponderExcluirSempre que posso passo por aqui, podes crer. E mais, encontro sempre um texto me me faz ler até o final, ou seja; interessante. És conhecedora que divide com os demais seus conhecimntos, notícias, reportagens, etc.
És eclética em teus temas e eu gosto disso.
Parabenizo.
Beijos
Saly
Zilda, para quem gosta de fazer de um copo d'água uma tempestade, essa história é uma lição de vida.
ResponderExcluirDeus deu inteligência e sabedoria para o "homem", cabe a ele usá-la para seu próprio bem e para o bem comum.
Um grande abraço!
Bom fim de semana!
Sim Zilda!!!Nós tentamos,ou fazemos sempre o melhor.
ResponderExcluirbeijinho
Zilda se todas as pessoas usasse a capacidade que Deus deu para o bem, o nosso mundo seria muito melhor...
ResponderExcluirFique na paz
Obrigada por sua presença e comentário Salete.Bjs.
ResponderExcluirÉ bem verdade Dora!!Obrigada sempre.Bjksss.
ResponderExcluirBom te ver querida amiga Áurea lutadora!!!Obrigada e toda sorte do mundo ....
ResponderExcluirMeu amigo Leandro ,obrigada pela visita;bj no coração!!!
ResponderExcluirBom-dia, caríssima Zilda Santiago..
ResponderExcluirRealmente é impressionante tal fato.
Sobre texto sem citar oautor, gostei da explanação. Muito boa.
Um grande abraço.
Lucas Durand
www.recantodasletras.uol.com.br
Obras e pseudônimos:
Faroeste - POR UM BEIJO, APENAS, ALLAN FOSTER
http://www.protexto.com.br/colecao.php?cod_colecao=12
Brevemente pelo site da Editora Virtual Books, www.virtualbookstore.com.br Faroeste: O RETORNO DE HUSTIN, J.G.Hunter.