Seguidores

“Marcapasso cerebral” melhora a memória de pacientes com Alzheimer




A inserção de um estimulador cerebral profundo (ECP), um dispositivo semelhante a um marcapasso, mas para o cérebro, pode melhorar a memória e a função cognitiva de pacientes com doença de Alzheimer.


Pesquisas recentes mostraram que, após a implantação de um ECP em seis pacientes com Alzheimer, metade deles ou melhorou a memória, ou teve uma taxa mais lenta de declínio.


A equipe investigou a teoria de que a estimulação elétrica de estruturas no fundo do cérebro, incluindo o hipotálamo, pode melhorar os sintomas da doença. Cada paciente deixou o hospital no prazo de três dias após o estudo e continuou seu tratamento médico padrão para a doença, bem como a estimulação contínua do dispositivo implantado há um ano.


Durante esse período, os indivíduos foram avaliados de várias formas, incluindo testes cognitivos, mapeamento cerebral e de imagem. Sua função cognitiva foi avaliada por diversos tipos diferentes de escalas de medição. A tomografia por emissão positiva (PET), um tipo de exame cerebral que mede a atividade metabólica, foi utilizada para avaliar a forma como o dispositivo mudou o metabolismo da glicose no cérebro, já que a doença pode alterar a forma como a glicose é utilizada no cérebro.


Em metade dos pacientes, por seis ou doze meses, a função cognitiva melhorou ou diminuiu mais do que o esperado. Além disso, o PET scan mostrou que o metabolismo anormal da glicose geralmente observado em pacientes com doença de Alzheimer melhorou após a inserção do dispositivo.


Nenhum dos pacientes teve quaisquer efeitos secundários graves durante o ano em que o dispositivo foi implantado. Embora o estudo ainda seja pequeno, os resultados são animadores. No futuro, estudos maiores podem fornecer mais informações sobre uma terapia eficaz para o tratamento da doença, ou que pelo menos retarde o declínio das capacidades do paciente. [LiveScience]



8 comentários:

  1. Zilda que bom que exitem essas grandiosas evoluções, creio que esta será uma magnífica... pois ao meu ver a falta de memória é muito complicada... eu até me ousaria em dizer que, seria mais ou menos equivalente a perda de visão...

    Tenha uma ótima e abençoada Semana!!!

    PAZ & BEM...

    ResponderExcluir
  2. Ya estoy de nuevo por estos espacios..
    Todo un gusto y alegría volver a disfrutar de tu blog..


    Un abrazo
    Saludos fraternos...

    ResponderExcluir
  3. Verdade Leandro!!!Obrigada pela presença.

    ResponderExcluir
  4. Que bom Adolfo,estava com saudades!!!Bj no coração.

    ResponderExcluir
  5. Que bom Zilda, essa doença é terrível, com esse recurso pelo menos alivia o sofrimento do paciente e seus familiares.
    Um super abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Dora pela amiga presnça de SEMPRE!!

    ResponderExcluir
  7. Estou torcendo para que esse marcapasso venha auxiliar os doentes desse mal. Tenho uma amiga que, aos 53 anos, já está em estado avançado, sem reconhecer mais ninguém.
    Peço tuas preces por ela.
    Dayse Cordeiro de Sá, é o seu nome. Mora em Jd Atlântico, olinda.

    Grato.

    ResponderExcluir
  8. Valeu Eurico!Obrigada pela presença e que Jesus proteja a nossa companheira Dayse.

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!