Adolescência e vida
MINHA NETA MORENA (13 ANOS)
À medida que a Ciência e a tecnologia ampliaram os horizontes do conhecimento humano, proporcionando comodidades e realizações edificantes que favorecem o desenvolvimento da vida, vêm surgindo audaciosos conceitos comportamentais que pretendem dar novo sentido à existência humana, conseqüentemente deparando em abusos intoleráveis que conspiram contra o desenvolvimento moral e ético da sociedade.
Nesse sentido, as grandes vítimas da ocorrência são os jovens que, imaturos, se deixam atrair pelos disparates das sensações primárias, comprometendo a existência planetária, às vezes, de forma irreversível.
Dominados pelos impulsos naturais do desenvolvimento físico antes do mesmo fenômeno na área emocional encontram, nas dissipações que permitem, expressões vigorosas de prazer que os anestesiam ou os excitam até a exaustão, levando-os ao desequilíbrio e ao desespero. Quando cansados ou inquietos tentam fugir da situação, quase sempre enveredando pelo abuso do sexo e das drogas, que se associam em descalabro cruel, gerando sofrimentos inqualificáveis.
O único antídoto, porém, ao mal que se agrava e se irradia em contágio pernicioso, é a educação. Consideramos, porém, a educação no seu sentido global, aquela que vai além dos compêndios escolares, que reúne os valores éticos da família, da sociedade e da religião convencional, e sim, que possua fundamentos científicos e filosóficos existenciais estribados na moral vivida e ensinada por Jesus.
Nesse sentido, a preocupação do pensamento espiritual é antiga, porquanto o Eclesiastes preconiza, no seu capítulo 11, versículo 9: Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a Juízo.
A advertência saudável ao jovem é um convite ao comportamento moral equilibrado, de forma que a sua mocidade esteja em alegria e pureza, a fim de evitar comprometimentos infelizes.
Mais adiante, no capítulo 11, versículo10, volta o mesmo livro a advertir: Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.
Certamente vãos são os momentos de ilusão e engano, muito comuns no período juvenil, quando os sonhos e as aspirações se confundem com falsas necessidades de realização humana, que exige sacrifício, dedicação, estudo e comportamento dignificante.
Seguindo o mesmo comportamento, o Apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo (I-4: 12) propôs: Ninguém despreze a tua mocidade, mas torna-te o exemplo dos fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.
De grande atualidade, a determinação paulina tem caráter de terapia preventiva contra os males que hoje predominam no organismo social, se considerarmos que é comum notar-se a presença do progresso em muitas cidades, pelo número e o luxo dos bordéis que de encentram no limite da sua periferia urbana.
Torna-se urgente o compromisso de um reestudo por parte dos pais e educadores em relação á conduta moral que deve ser ministrada ás gerações novas, a fim de evitar a grande derrocada da cultura e da civilização, que se encontram no bordo mais sombrio da sua história.
Esse investimento, que não pode tardar, é de vital importância para a construção da nova humanidade, partindo da criança e do adolescente, antes que os comprometimentos de natureza moral lhes estiolem os ideais de beleza e de significado que devem possuir em relação á vida.
O estado de infância e de juventude são relevantes para o Espírito em crescimento, razão pela qual, dentre os animais, o ser humano é o que o tem mais demorado, quando se lhes fixam os caracteres, os hábitos e se delineiam as possibilidades de enriquecimento para o futuro.
O ser humano é essencialmente resultado da educação, carregando os fatores genéticos que o compõem como conseqüência das experiências anteriores, em reencarnações transatas. Modelá-lo sempre, tendo em vista um padrão de equilíbrio e de valor elevado, faculta-lhe o desenvolvimento dos valores que lhe dormem latentes e se ampliam possibilitando a conquista da meta a que se destina, que é a perfeição.
Acriança e o adolescente, no entanto, que se apresentam ingênuos, puros, na acepção de desconhecimento dos erros, nem sempre o são em profundidade, porquanto o Espírito que neles habita é viajor de longas jornadas, em sucessivas experiências, nas quais nem sempre se desincumbiu com o valor que seria esperado, antes contraindo débitos que devem ser ressarcidos na atual existência. Em razão disso, torna-se necessária e indispensável à educação no seu sentido mais amplo e profundo, de maneira que lhes sejam lícitos a libertação dos vícios anteriores e a aquisição de novos valores que os contrabalancem, superando-os.
Cuidar de infundir-lhes costumes sãos desde os primeiros dias da existência física, porquanto a tarefa da educação começa no instante da vida extra-uterina, e não mais tarde, quando o ser está habitado para a instrução.
Para esse formoso mister são indispensáveis o amor, o conhecimento e a disciplina, de maneira que se lhes insculpam no imo as lições que os acompanharão para sempre.
Aracaju, 27 de março de 1997
Joanna de Ângelis
Oi Zilda!
ResponderExcluirBelo post! Tema sempre oportuno e de grande importancia afinal hoje cada vez mais os jovens estão vulneráveis aos estímulos massivos de uma vida fácil regada a valores distorcidos. Só uma educação no seu sentido mais amplo atrelada a valores mais éticos poderar reverter o que estamos vendo.
Beijo e um fds de paz!
Valeu Valéria!Obrigada pela presença.
ResponderExcluirRita Lavoyer para mim
ResponderExcluirmostrar detalhes 17:20 (1 minuto atrás)
Olá, Zilda!
Li a tua postagem, mas não consegui inserir o meu comentário no teu blog.
segue aí!
se quiser publicá-lo, fique à vontade. Grande abraço
Rita Lavoyer
------------------------------------------------
""
Texto magnífico. Não escreveu demais e não deixou de dizer o que tinha que ser dito, além de perfumar a nossa alma com tão belo esclarecimento.Grande abraço.
Rita Lavoyer""
Que blog lindo. Adorei. Obrigada pela visita, estou te seguindo.
ResponderExcluirAbraços
Elaine
Obrigada eu Elaine.Bjs no coração.
ResponderExcluirTestando!!!
ResponderExcluiroi Zilda ... que tema importante você abordou.Como pais e educadores precisamos crescer todos os dias não é ?
ResponderExcluirbeijo e muito obrigada mesmo pelo carinho lá no blog.
Valeu amiga!!!Bjs no coração.
ResponderExcluirUm tema que é sempre necessário estar sendo abordado. Joana de Angelis sempre nos traz de uma maneira muito clara palavras que devemos refletir.
ResponderExcluirÉ verdade Élys....Bjs no coração.
ResponderExcluirparabens pelos lindos posts.
ResponderExcluirpelas materias interessantes...enfim por tudo!
seja sempre bem vindo ao meu cantinho...bjs
Obrigada pelo ENCANTO!!!!bJSSSSSSSSSSSSS
ResponderExcluirAdorei seu blog.Sou do Blogueiras Unidas.Adoro ser espírita,me mostro um outro modo de ver a vida.Aguardo sua visita no meu blog e da minha filha adolescente.Bjs
ResponderExcluirwww.artesemcrochedalu.blogspot.com
www.mundopinkdapam.blogspot.com
Obrigada Pâmela e Luzia pela dupla visita!!Bjs na alma.
ResponderExcluirOlá querida, vim agradecer sua visita e conhecer seu cantinho é td muito lindo, parabéns. Bjs Day
ResponderExcluirObrigada garota!!Bjssssssssssss
ResponderExcluirObrigada Cris!!!VOU BUSCAR.bJSSSSSSSSSSS
ResponderExcluir