Seguidores

Celulares são possivelmente cancerígenos segundo OMS




A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou recentemente que telefones celulares são “possivelmente cancerígenos”.
Essa não é a primeira vez que o assunto é debatido. Apesar das poucas conclusões, uma revisão de estudos sugere que um aumento do risco de um tipo maligno de câncer cerebral não pode ser descartado. No entanto, não está claramente estabelecido que o celular causa câncer em humanos.
Um grupo de 31 especialistas se reuniu em Lyon, França, para analisar os dados provenientes de estudos epidemiológicos. Eles disseram que observaram todos os estudos relevantes de telefones celulares e exposição a campos eletromagnéticos.
A OMS poderia dar ao celular um de cinco rótulos científicos: cancerígeno, provavelmente cancerígeno, possivelmente cancerígeno, não classificado ou provavelmente não cancerígeno.
O grupo concluiu que os celulares devem ser classificados como “possivelmente cancerígenos”, por causa de uma possível ligação com um tipo de câncer no cérebro, glioma. Tal veredito significa que há alguma evidência de ligação entre celulares e câncer, mas fraca demais para se tirar conclusões.
A grande maioria dos estudos não encontrou um vínculo entre celulares e câncer, e se essa ligação existe, é pouco provável que seja grande. O risco de câncer no cérebro é semelhante em pessoas que utilizam telefones celulares em comparação com aquelas que não usam, e as taxas deste tipo de câncer não têm subido nos últimos anos, apesar de uma ascensão dramática no uso do celular durante a década de 1980.
No entanto, a OMS considera não saber o suficiente para eliminar totalmente o risco, e tem havido muito pouca pesquisa sobre os efeitos a longo prazo do uso de celulares.
Dadas as consequências potenciais para a saúde pública, é importante que pesquisas adicionais sejam realizadas a longo prazo sobre o uso intenso de celulares. A OMS alerta que, enquanto se aguarda a disponibilização de tais informações, é importante tomar medidas pragmáticas para reduzir a exposição ao celular, tais como usar dispositivos que tenham viva voz ou mandar mensagens.[BBC]

13 comentários:

  1. Rapaz, eu já tinha ouvido falar, mas nem dei importância.Eu nem sou de falar muito no celular...n gosto.Gosto cara a cara,rsrs.Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita Natália!!!Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  3. Oi Zilda!
    No final tudo fica inconclusivo, parecendo ser e nós é que temos de ter cuidado. Ainda bem que não sou muito de falar ao celular, só o necessário.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. É verdade Valéria,mas melhor prevenir!!!BJSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  5. Embora vários estudos tenham encontrado de fato relação entre o celular e tumores no cérebro, ainda não há evidência concreta que sugira que os sinais móveis atuais possam causar riscos de saúde a longo prazo.
    Boa postagem!
    Um abraço...Paz e bem!

    ResponderExcluir
  6. É o que o artigo está dizendo amiga.Existe uma probabilidade,daí as recomendações da OMS...Melhor prevenir.
    BJKSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  7. Oi! Obrigada pela visita lá no meu Bazar e valeu pela dica do frete, vou dar um jeito de deixar o calculo automático. Bjão!

    ResponderExcluir
  8. Valeu do Bazar!!!Obrigada!!!Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  9. Olá Zilda
    Também já tinha lido o artigo em um jornal de Porto Alegre e num site da internet. Já faz tempo que essa suspeita, que recomendações eram feitas sobre possiblidades do uso do celular com muita frequência poderia trazer danos a saúde.
    Como eu não tenho o hábito de usar o cel. só quando estou na rua, se preciso atender, e para que eu possa ligar para casa se for necessário, não me preocupo com isso.
    Mas penso sim nas pessoas que vivem com um celular em uso.
    Existe os fones que podem ser usados sem que o celular precise estar junto ao ouvido, mas concordo que é mais trabalhoso, e compreendo que as pessoas preferem simplificar, o que algumas vezes pode simplificar a vida também.
    Saudades, beijos

    ResponderExcluir
  10. Muito bom te ver Salete!!!Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  11. Olá Zilda, obrigada pela visitinha e por me seguir. tb estou te seguindo.Bjsssssssssss

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!