Seguidores

FLORESTAS CORREM RISCOS...

Florestas correm risco de parar de 'filtrar' carbono, diz estudo

Mark Kinver

Da BBC News

Desmatamento responde por 20% das emissões provocadas pelo homem

O papel das florestas de atuar como filtros gigantes de carbono está sob o risco de "ser totalmente perdido", segundo um relatório compilado por alguns dos maiores cientistas florestais do mundo.

O documento compilado por 35 profissionais da União Internacional das Organizações de Pesquisas Florestais (IUFRO, na sigla em inglês) afirma que as florestas estão sob um crescente estresse como resultado das mudanças climáticas.

Ainda segundo o relatório, as florestas podem começar a liberar uma enorme quantidade de carbono na atmosfera se as temperaturas do planeta subirem 2,5ºC acima dos chamados níveis pré-industriais.

As descobertas serão apresentadas no Fórum da ONU sobre Florestas, que começa nesta segunda-feira, em Nova York, e estão sendo descritas como sendo a primeira avaliação mundial da capacidade das florestas se adaptarem às mudanças climáticas.

Seca e pobreza

"Normalmente, pensamos nas florestas como 'freios' do aquecimento global", disse à BBC Risto Seppala, do Instituto de Pesquisa Florestal da Finlândia e presidente do painel de especialistas.

"Mas nas próximas décadas, os danos provocados pelas mudanças climáticas podem fazer com que as florestas comecem a liberar uma enorme quantidade de carbono, criando uma situação em que elas contribuirão mais para o aceleramento do aquecimento do que ajudarão a reduzi-lo."

Os cientistas esperam que o relatório ajude a informar os profissionais envolvidos nas negociações sobre as políticas ambientais.

O documento destaca ainda outros fatos novos, como a projeção de que as secas devem se tornar mais intensas e frequentes nas florestas subtropicais e temperadas do sul, e de que as plantações comerciais de madeira podem se tornar inviáveis em algumas áreas.

O relatório diz também que as mudanças climáticas podem "aprofundar a pobreza, deteriorar a saúde pública e aumentar os conflitos sociais" entre as comunidades da África que dependem das florestas.

Andreas Fischlin, do Instituto Federakl Suíço de Tecnologia, e co-autor do estudo, ressalta, no entanto, que mesmo que se implemente todas as medidas necessárias, as mudanças climáticas podem ainda neste século exceder a capacidade adaptativa de muitas florestas".

"A única maneira de assegurar que as florestas não sofram danos sem precedentes é conseguir fazer uma enorme redução nas emissões dos gases de efeito estufa", concluiu.

18-04-2009

Foto:Serra Verde Express - Passeio de trem através da Floresta Atlântica-Curitiba

6 comentários:

  1. Isso é um assunto assustador, Que Deus ajude a encontrar um caminho.
    Que na luta entre o bem e o mal, o bem prevaleça, pois Deus é maior que tudo...
    Um abração

    ResponderExcluir
  2. Onde as florestas que estiveram aqui?
    Esta mais próximo do que que se imaginava o final do verde.Triste porém real.

    ResponderExcluir
  3. O que me tranquiliza é saber que toda mudança que vier já está prevista por Deus ou então ele não seria Uniciente.Portanto não podemos evitar o sofrimento decorrente de nossa irresponsabilidade ,mas devemos ter a ceteza que tudo é para o nosso bem,mesmo que não pareça.Obrigado pela visita e vamos ficar sempre em contato.Muita paz para todos.

    ResponderExcluir
  4. Deus permita que o quadro se reverta.Beijos Antonio.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu retorno conterrâneo Dalailam.Ficaremos em contato sim.Beijo no coração.

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO,SE ACHAR QUE VALE A PENA COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS.
GRANDE BEIJO!!!

AZUL

AZUL

PERNAMBUCO

PERNAMBUCO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



QUER PERSONALIZAR SEU BLOG?CLIQUE NO SELO E FALE A MERI!!!!