Trezentos anos depois de ter sido tocado pela última vez, um instrumento há muito tempo perdido, chamado lituus – muito usado por Johann Sebastian Bach, voltou à vida. De acordo com reportagem da BBC, ninguém desta geração jamais tinha escutado, visto ou lido descrições do instrumento. Especialistas desenharam o “novo” lituus como um instrumento similar a um que era muito utilizado pelo povo romano e na era medieval, longo e semelhante a um trompete.
Para reproduzir o lituus, historiadores sugeriram instrumentos que acreditavam ser semelhantes, e fanáticos pela música de Bach fizeram seus “chutes” de como acreditavam que era o som e as notas produzidas pelo instrumento. Com todas as informações reunidas, engenheiros da Universidade de Edimburgo, na Escócia, colocaram as informações em um moderno software, o que resultou na construção de um tubo de madeira de cerca de dois metros e meio, que produz um som “assombroso”, de acordo com músicos profissionais.
A última canção conhecida que foi escrita com o uso do lituus é “O Jesu Christ, mein’s Lebens Licht” (“Oh Jesus Cristo, luz da minha vida”, em tradução livre), composição de Bach. [Live Science]
Para os músicos de hoje até pode ser assombrosos o som do tal instrumento mas na época.....
ResponderExcluirMuito interesante, o que vale é a arte , a criatividade .
ResponderExcluirUm beijão
Obrigada Antonio!!!
ResponderExcluirObrigada Rosimari pela presença!Valeu.
ResponderExcluirViva a tecnologia!!!
ResponderExcluirBom fim de semana!!!
Muito bom. Vivendo e aprendendo é do que mais gosto.
ResponderExcluirParabéns, amiga!
Um abraço e tudo de bom!
Valeu a presença Dora!
ResponderExcluirObrigada Zilda!Bjs no coração.
ResponderExcluir